domingo, 28 de novembro de 2010

MORMONISMO - Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Bookmark and Share Bookmark and Share
AULA DE EBD: 10 de outubro de 2010


LEITURA BÍBLICA:
2 Timóteo 4.1-5 (Não desejarão ouvir)
Gálatas 1:6-10 (O perigo das novas revelações)
Romanos 5:1-9 (Salvação apenas em Cristo)
João 5.37-40 (A invisibilidade do Pai)
2 João 7.11 (Cuidado com as falsas doutrinas)
Lucas 14.11-16 (Querendo ser como Deus)
2 Timóteo 3.14-17 (Única fonte de fé e prática)

Texto de referência:

2 Timóteo 3:
14  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15  E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16  Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
17  Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

CONTEXTO:
Aqui encontramos Paulo escrevendo a Timóteo em uma situação que sugere que está preste a ser executado, e dá os últimos conselhos ao seu discípulo.
O modo abrangente de que ele fala das Escrituras revela seu amor por elas e o desejo de que Timóteo vivesse da mesma maneira.
A idéia principal do texto é que a Palavra de Deus é capaz, por meios diversos, de tornar alguém apto tanto para a vida terrena como para a vida eterna. E essa mesma Palavra deveria nortear Timóteo em suas atividades pastorais, sendo a fonte exclusiva de sua pregação. (2 Timóteo 4.1-3)

2 Timóteo 4:
1  CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
2  Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
3  Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

INTRODUÇÃO:

Esse estudo tratará da seita chamada “IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS (SUD)”, ou simplesmente “mórmons”.
BREVE HISTÓRICO
Joseph Smith Jr.,  seu fundador (23/12/1805), Condado de Windsor, Vermont, EUA), cresceu em um lar de pobreza e superstição. Aos 15 anos, começou a ter visões e motivado pela leitura de Tiago 1.5-6 teve uma visão onde Deus-Pai e Deus-Filho lhe teriam ordenado a não se filiar a uma igreja, pois todas representariam a apostasia da igreja que deveria ser restaurada por ele.
Tiago 1:
5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Em 1823, Smith afirmou ter recebido a visita do arcanjo Moroni, que o informou sobre a existência de registros da verdadeira doutrina de Cristo. Em 1830 ele fundou a Igreja Cristã dos Santos dos Últimos Dias (Fayette, Estado de Nova Iorque), publicando o “Livro de Mórmon”.
Parte do grupo seguiu Birgham Young, sendo este o grupo conhecido como “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, fundando a “Nova Sião” (Salt Lake City, Utah)

ORGANIZAÇÃO:
Primeira Presidência: é o mais alto nível hierárquico, sendo formada pelo presidente e outros 2 “elders”, que são os “sumos sacerdotes” (D&C 107.22). P residente é o sumo sacerdote e profeta da SUD.
Doutrinas & Convênios – Seção 107
22 Do Sacerdócio de Melquisedeque, três sumos sacerdotes presidentes, escolhidos pelo grupo, designados e ordenados a esse ofício e apoiados pela confiança, fé e orações da igreja, formam o quórum da Presidência da Igreja.

Quorum dos Doze: É uma alusão aos apóstolos do Novo Testamento. (Mateus 10:1-5)
Quorum dos Setenta: (Lucas 10:1-17). São considerados “testemunhas na evangelização” (D&C 107.25,26).
Doutrinas & Convênios – Seção 107
25 Os Setenta também são chamados para pregar o evangelho e ser testemunhas especiais junto aos gentios e em todo o mundo - diferindo assim dos outros oficiais da igreja nos deveres de seu chamado.
26 E eles formam um quórum igual em autoridade ao das Doze testemunhas especiais ou Apóstolos há pouco mencionados.

PRINCIPAIS PONTOS DOUTRINÁRIOS:
A) REVELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Os SUD dizem aceitar a Bíblia mais o Livro de Mórmon, Doutrinas e Convênios (D&C) e Pérola de Grande Valor, além de outras revelações que foram incluídas com o tempo.
Aceitar novas revelações é rejeitar a suficiência da Palavra.
Como disse Lutero: "Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir."
Como disse Paulo: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1 : 8)

B) TRINDADE MÓRMON
Acreditam em 3 deuses distintos, diferentes quanto á essência e à subordinação:
Elohim : o Pai (Números 16:22, Mateus 2:10, Mateus 6:9, Efésios 4:6)
Yahweh: Jesus (Isaías 12:2, Isaías 43:11, I Coríntios 10.1-14, 1 Timóteo 1:1, 2 Néfti 22:2)
·         O Espírito Santo é o Deus que recebe todas as definições espirituais.
A Bíblia, porém, ensina que Deus é uma unidade de três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade.

C) SOTERIOLOGIA MÓRMON
A Graça perde o sentido entre os mórmons e vários elementos estranhos aparecem em seu “plano de salvação”:
1. Divinização do homem
Ensinam que a salvação é um processo de Deificação humana, que todas as almas passam por um processo de evolução, que por meio da encarnação, morte e ressurreição ascendem até aos níveis de divinização. (D&C 132.19-20,37)
Doutrinas & Convênios – Seção 132


A Bíblia afirma que “somos deuses” (Salmos 82:6, João 10:34), mas com referência à nossa dignidade como coroa da criação divina e sabemos que o desejo de ser como Deus surgiu no coração humano por meio da influência do diabo. (Gênesis 3:5)
Salmos 82
6  Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
João 10
34  Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?
Gênesis 3
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

2. O casamento eterno
Ensinam que casamentos realizados nos templos (restritos aos membros) são eternos. (D&C 131.1-4 ; 132.19), contrariando o que é dito em Mateus 22:30. Além disso, acreditam na evolução na hierarquia divina (D&C 312.16-17) , sendo que se não tiverem filhos não passarão de seres semelhantes aos anjos, mas do contrário progredirão.
Mateus 22:
30  Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.

Doutrinas & Convênios – Seção 131
1 NA glória celestial há três céus ou graus;
2 E para obter o mais elevado, um homem precisa entrar nesta ordem do sacerdócio [que significa o novo e eterno convênio do casamento];
3 E se não o fizer, não poderá obtê-lo.
4 Poderá entrar em outro, mas esse será o fim de seu reino; ele não poderá ter descendência.

Doutrinas & Convênios – Seção 132


3. Batismo pelos mortos
Esse ensino não está presente no Livro de Mórmon, mas consideram uma doutrina abandonada pelo Cristianismo baseando-se em 1 Coríntios 15:29 e nos esclarecimentos de Smith. (D&C 124.29 ; 127.5-9 ; 128:1 ; 138:33).
Eles crêem que até o Juízo Final, todos os que negaram a salvação recebem uma nova chance na morte e se arrependerem perante a pregação do “evangelho”, feita pelos justos que também estão mortos (D&C 138.30)
I Coríntios 15:
30  Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.
Doutrinas & Convênios – Seção 124
29 Porque não existe na Terra uma batismal onde eles, os meus santos, possam ser batizados pelos que estão mortos
Doutrinas & Convênios – Seção 127
Doutrinas & Convênios – Seção 128
Doutrinas & Convênios – Seção 138
30 Mas eis que, dentre os justos, organizou suas forças e designou mensageiros, revestidos de poder e autoridade, e comissionou-os para levar a luz do evangelho aos que estavam nas trevas, sim, a todos os espíritos dos homens; e assim foi o evangelho pregado aos mortos.
33 A esses foi ensinada a  em Deus, o arrependimento do pecado, o batismo vicário para remissão de pecados, o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos.
4. A prática mórmon
Graças á sua organização os mórmons não foram vistos nas filas de distribuição de alimentos durante a grande recessão americana da década de 30. No Brasil essa marca pode ser vista em 3 entidades ligadas aos mórmons: a) Fundo Perpétuo de Educação; b) Serviços de Recursos de Emprego SUD; c) Mãos que Ajudam.
Esse altruísmo é muito bem visto e é uma estratégia eficaz, talvez esquecida por nós.
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (Atos 2:47)

CONCLUSÃO:
Ao determinar que Sua revelação fosse documentada, Deus mostrou cuidado em proteger nossa fé. Por sua vez, o diabo sempre tentou adulterar a verdade..
A Igreja de Cristo precisa mais que nunca se voltar para as Escrituras somente, à luz do Espírito Santo, e conhecer o Deus que nela está revelado. O estudo individual e comunitário da Palavra promove nosso crescimento na Verdade.


Curiosidade:
Rui Canas Gaspar disse...

Os mormons são pessoas sérias, respeitadoras e trabalhadoras, por isso a sua Igreja é das Igrejas cristãs que mais cresce nos Estados Unidos e com um constante crescimento mundial que já ultrapassa os 14 milhões de membros em todo o mundo.
Eles são "construtores de pontes de diálogo" e não obreiros de "muros de separação"
Para saber mais sugiro que aceda a www.mormon.org

Barrabás disse...

R. Gaspar, tudo bem?

Respeito os mórmons e todos os outros grupos no que diz respeito ao direito de proclamarem sua fé, mas nesses estudos temos localizado os principais pontos que diferem da interpretação bíblica protestante e que desta forma são consideradas heresias..

Eu também me coloco a disposição ao diálogo, deixando claro que minha convicção é firmada na bíblia.. ;)

Obrigado pelo comentário!

Fabiana Vieira disse...

Voce precisa mesmo é conversar com os missionários.. não acredite em tudo o que ouve .. aprenda de quem vive essa religião.. sinceramente.. voce nunca na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias você jamais ouvirá nós falando de qualquer religião.. mas entendemos que a Igreja de Cristo seja motivo de discussão..

Convido voce e a todos que quiserem conhecerem uma Igreja SUD proximo a voce.. e tenho certeza que voces se surpreenderão..

Pelos frutos conhecemos um profeta.. e sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus.. não cremos que Joseph salva.. mas que Cristo somente Cristo pode nos salvar..

Sejam bem vindos!!!

Barrabás disse...

Fabivieira, primeiramente obrigado pela visita e pelo comentário!!

Eu me disponho a fazer uma visita à igreja SUD, gostaria de conhecer e quem sabe então me surpreender..

Se isso que eu expûs acima está incorreto, peço que aponte quais são as falácias, até para que eu possa corrigir.

Obrigado!