sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Levita??

Bookmark and Share Bookmark and Share


Não é de hoje que o termo "levita" é utilizado para o pessoal que administra e conduz os momentos musicais nas igrejas.. Mas porquê??

Bom, vamos tentar descobrir...


Lendo II Crônicas 5:12 percebemos que:

E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas).

E em II Crônicas 34:12 está escrito:

E estes homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes sobre eles eram: Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merari, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos dos coatitas, para adiantarem a obra; e todos os levitas que eram entendidos em instrumentos de música.


Caso solucionado?
Calmaê que eu complico..

Os "levitas" eram uma das 12 tribos, descendentes de Levi.
Em Êxodo 32:26, todos os filhos de Levi se manifestam como servos de Deus e  a partir daí são considerados ministros de Deus, dentre eles os próprios sacerdotes. 

Eram responsáveis por diversos afazeres, sendo que inicialmente não tinham relação com música, até porque aparentemente isso não fazia parte dos cultos a Deus.. Isso só se tornou costume posteriormente com Davi.

Então pode-se notar que "serem músicos" eram somente parte de todo o "pacote": I Crônicas (9.14-33; 23.1-32; 25.1-7)

Sendo assim, um levita autêntico era aquele disposto a qualquer incumbência, pronto para auxiliar conforme a necessidade...


Dito isso tudo, QUANTOS "LEVITAS" VOCÊ CONHECE?

A própria utilização do termo "levita" não caberia, a não ser você conheça mesmo algum descendente de Levi que viva 100% para a obra de Deus, sem emprego ou atividades "seculares".

Que eu me lembre, não conheço um sequer...



Obs.: Adaptado de conteúdo antigo extraído de http://www.marciomenezesleitao.blogspot.com/