sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

É NATAL!!!

Bookmark and Share Bookmark and Share

"Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lucas 2:11)

Lá se vão mais de 2000 anos, e a lembrança do nascimento de Cristo permanece viva na sociedade, resistindo a tudo que lhe é contrário, e trazendo grandes lições a todos nós..

Não podemos ter certeza de qual é a data exata do nascimento de Jesus, nem dia, nem mês e nem mesmo o ano, mas isso não nos impede de separarmos esse dia para celebrar a chegada ao mundo de nosso Senhor.

Há quem diga que essa data na verdade é dedicada a entidades pagãs e portanto não deveríamos utilizá-la jamais, mas isso eu acho absurdo e totalmente incoerente, pois Deus conhece nossos corações e sabe que aquilo que celebramos é o presente que Ele nos deu, trazendo-nos a Salvação.

Lendo a descrição do nascimento de Jesus, alguns pontos interessantes podem ser destacados:



1) "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres." (Lucas 1:28)

Maria foi a mulher escolhida para dar a luz ao Senhor Jesus, uma serva de Deus que merece todo o respeito de todos os cristãos, e que prontamente se colocou debaixo de Sua Vontade (Lucas 1:38).

Até o nascimento de Jesus, Maria era virgem, cumprindo a profecia feita por Isaías e isso demonstra o poder de Deus em que Jesus veio ao mundo através da ação do Espírito Santo (Lucas 1:35) de forma milagrosa, se fazendo humano como todos nós.

Enfim, tendo Maria se casado com José, mais uma profecia se cumpria, constando que Jesus era descendente de Davi (Mateus 1)



2) "E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem." (Lucas 2:7)

Estando José e Maria em Belém para o "recenseamento", chegou a hora de Maria dar a luz.. Não acharam aposentos para que se realizasse o parto, e Jesus nasceu em uma manjedoura..

Esse episódio exalta a humildade do Rei dos Reis..

Contrariando a expectativa dos judeus sobre a chegada do Messias cheia de "glamour", Jesus nasceu no local onde era depositada a comida dos animais..

Fica evidente que Deus havia Se esvaziado para salvar a humanidade..



3) "E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino." (Mateus 2:9)

Ao mesmo tempo que vemos a simplicidade do nascimento do nosso Senhor, também temos um exemplo de quão grandioso foi, a ponto de Deus usar um objeto celeste para conduzir os magos até o local.

Não somente isso, mas os próprios anjos apareceram para contar as boas novas a uns pastores que estavam nas redondezas.. (Lucas 2:10)



4) "E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. (Mateus 2:10)"

O nascimento de Jesus trouxe alegria!! 
Era o Messias tão esperado... O Salvador chegara ao mundo!!!

Os anjos refletiam essa alegria: "Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens." (Lucas 2:14)

Posteriormente, quando Jesus foi apresentado no templo, essas foram as palavras de Simeão (Lucas 2:29-32):

Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
Pois já os meus olhos viram a tua salvação,
A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;
Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.

Esse era o Salvador tão esperado, que trouxe esperança ao mundo!! Portanto essa alegria era justíssima!!



5) "E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." (Mateus 2:11)

Sim, Jesus foi presenteado quando era apenas um bebê.. 
Os magos lhe ofereceram ouro, incenso e mirra..


Diferentemente do que alguns cristãos sugerem que a bíblia não sugere que celebremos o nascimento de Cristo, aqui vemos que os visitantes lhe trouxeram presentes e celebraram esse acontecimento que mudou a história e o destino da humanidade..




Concluindo, tal qual temos a Santa Ceia pra nos recordarmos do sacrifício e ressurreição de Cristo, que o Natal seja a época em que com alegria nos lembremos do milagroso nascimento do nosso Senhor!!