quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Que é Mesmo Chamada Eficaz?

Bookmark and Share Bookmark and Share

O Que é Mesmo Chamada Eficaz?
por
Raniere Menezes


E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou... Rm 8.30

Um ex-seminarista brincalhão disse que “Deus a uns chama, a outros Ele dá psiu”. Querendo dizer com isso que, aqueles a quem Deus predestinou para a vida eterna, a estes, Deus chama de forma eficaz (por Sua Palavra e por Seu Espírito), aos outros, que não são eleitos, ainda que sejam chamados pela pregação da Palavra, jamais virão a Cristo. Essa teologia despretensiosa e bem humorada do ex-seminarista traz em síntese a Doutrina da Vocação Eficaz.


Mas, o que é mesmo Chamada Eficaz? Gravem bem: há uma chamada “externa” que vem da pregação e exposição da Palavra de Deus, dada a todas as pessoas que entram em contato com o Evangelho. E também há um chamado “interior” (ou vocação interna e eficaz) dada pelo Espírito de Deus, o qual opera o novo nascimento. A regeneração é uma experiência que pertence somente aos eleitos. É exatamente esta chamada “interna” que chamamos de Chamada Eficaz.

A Chamada Eficaz atinge somente os eleitos! É um ato especial do Espírito Santo. O papel do Santo Espírito de Deus é melhor explicado nessas palavras: “aprouve Ele [Deus], no tempo por Ele determinado e aceito, chamar eficazmente, por Sua Palavra e por Seu Espírito, daquele estado de pecado e de morte, em que estão por natureza, à graça e salvação por meio de Jesus Cristo; iluminando suas mentes espiritual e salvificamente para entenderem as coisas de Deus; removendo seus corações de pedra e dando-lhes um coração de carne; renovando sua vontade e, por Seu infinito poder, determinando-lhes o que é bom, e eficazmente atraindo-os a Jesus Cristo; mas de tal forma que eles vêm livremente, sendo para isso dispostos por Sua graça.” (CFW, X, § I).[negrito e sublinhado meus]. Leia atentamente: 2Ts 2.13,14.

Quem não for eleito, ainda que seja chamado pela Palavra de Deus, jamais virá a Cristo Jesus! Simplesmente ele não se achegará a Cristo. Só o chamado externo é insuficiente para habilitar um pecador a vir a Jesus Cristo. Os não-eleitos jamais aceitarão ao Senhor Jesus Cristo!

Essas são as duas formas de se entender o que é Chamada Eficaz. É um chamamento tanto “interior” quanto “exterior”.

Spurgeon, pregador batista reformado, tinha uma declaração predileta com a qual costumava finalizar suas pregações: “Já ouvimos o pregador/Que esclareceu a verdade contundente/Mas precisamos de um Mestre maior/Do trono eterno provindo/A aplicação é obra de Deus somente. 


Extraído de: