terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EU RECOMENDO: Chrono Trigger

Bookmark and Share Bookmark and Share

Eu sempre ouvi falar muito bem desse jogo (tanto que diziam que é o melhor já criado para Super Nintendo), mas nunca tinha me arriscado a jogá-lo.. Seja pelo tempo que eu teria que separar para isso como também pela minha impaciência com jogos longos, eu sempre adiei isso, mas ficava curioso para saber se é bom mesmo..

Então semanas atrás eu resolvi começar a jogar, e o resultado foi satisfatório!!

(Obs.: A seguir há leves spoilers..)

A história desse jogo (criado em 1995) é espetacular, e mexe com um tema que geralmente prende a atenção das pessoas: O TEMPO.
O próprio nome sugere isso, sendo que "Chrono" significa "tempo" em grego, enquanto "Trigger" é "gatilho" em inglês.. Ou seja, "Gatilho do tempo", e isso se justifica no decorrer da história..
Crono
Marle
O personagem principal é Crono*, um garoto que vive no reino de Guardia no ano 1000 D.C.. 
Na primeira vez em que aparecer qualquer um dos componentes da sua equipe, você pode rebatizá-lo(a) como quiser no jogo, desde que o nome tenha no máximo 5 caracteres) 


O reino vive em paz, e no início da história Crono* conhece Marle*, e juntos vão presenciar a inauguração da máquina de teletransporte criada pela cientista Lucca* (amiga de Crono*)..

Lucca

O primeiro teste da máquina é um sucesso, sendo que Crono* é transportado de um lado ao outro, mas quando tentam realizar o teste com Marle*, um pingente que ela usa reage de forma estranha, e ela desaparece em um portal desconhecido que surge com essa reação..
Frog
Crono* então resolve adentrar o portal para resgatá-la, e nota que não está mais em Guardia no ano 100 d.C. e sim no ano  600 d.C..  Lá ele precisa enfrentar alguns desafios e enfim consegue voltar à sua época, mas logo em seguida é acusado de ter raptado Marle*, e é condenado à guilhotina..
E assim, sempre se metendo em enrascadas e problemas a serem solucionados, essa equipe viaja no tempo em diferentes épocas, desde a pré-história (65.000.000 a.C.) até o "pós apocalipse" (2300 d.C.), para alterarem fatos importantes que culminariam em desastres, e também para através de boas ações no passado alterarem todo o presente e futuro de suas vidas.. Em cada um das épocas acabam conhecendo também novos personagens que passam a fazer parte da equipe, totalizando ao término do jogo 6 ou 7 personagens, caso você permita ou não que Magus* seja da sua equipe..
Robot
Ayla
É sensacional!! Além dessas missões que precisam cumprir, há o lado cômico nas conversas com os habitantes locais e até mesmo durante as lutas que enfrentam.. Falando nisso, nas lutas com os "chefes" é necessário usar se estratégias para derrotar cada um deles, e isso é interessante de se descobrir ou pelas dicas das pessoas ou na própria luta mesmo, testando os golpes e notando quais deles são mais ou menos efetivos, sendo que muitas vezes as combinações de técnicas especiais "livram a cara"
Magus
 A equipe que desenvolveu esse jogo foi apelidada de "Equipe dos Sonhos": Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr. Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy). Toda a equipe trabalhou com a idéia de que este jogo teria de ser revolucionário, envolvendo múltiplos fins (são 13 no total), uma história dramática, um bom sistema de batalhas e belos gráficos (lembrando que a plataforma era o Super Nintendo e o jogo é de 1995). No jogo há inúmeras referências a eventos e nomes de mitologias, lendas e História. A trilha sonora de Chrono Trigger rendeu um CD triplo no Japão, tornando-se uma das trilhas de video-games de maior sucesso da história. 
A jogabilidade é simples e na modalidade RPG, e sem dúvidas é um dos melhores jogos de Super Nintendo mesmo, se não for o melhor...
Então eu recomendo não só pela "diversão", mas também porque é interessante pensar como as ações das pessoas podem mudar a História..
Estranho um "determinista" pensar assim?? Bom, eu acho que se tivéssemos a possibilidade de alterar o passado certamente mudaríamos o presente e o futuro, mas essa própria limitação foi determinada por Deus, nos tornando "vítimas do tempo"..
Enfim, quem curte RPG deve jogar!! (Se bem que quem curte já deve ter jogado.. rs)
E tenha em mente que tudo isso que descrevi nessa postagem é só uma pequena parte desse clássico, rico em detalhes e genial em sua essência, sem falar que você precisará de pelo menos umas 30 horas para finalizá-lo.. rs

Taí um vídeo com algumas partes do jogo e músicas em versão orquestrada:


EU RECOMENDO!! 



Algumas informações foram extraídas de: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chrono_Trigger
Leandro de F. Mendes disse...

Hmm...irei jogá-lo.
Parece ser legal!

Barrabás disse...

É muito fera!!

Considerando as limitações do Super Nintendo eu acho que esse é um dos melhores jogos de todos!!

Talvez eu volte a jogar em breve..

Anônimo disse...

ja fiz todos os finais dele.
mas o q eu queria era os episodeos de todas as temporadas dele,vi alguns videos e fiquei com mais vontade de ver os EP.
alias,é um otimo jogo,e muito bom mesmo.

Barrabás disse...

Mano, valeu por visitar o blog e comentar!!

Eu joguei só no emulador de SNES no PS2, aí como usando os saves do emulador nem dá pra fazer os outros finais, porque quando eu reinicio depois do primeiro final ele não continua..

Sobre os vídeos, eu sei de um só, e acho que não é mesmo uma série.. Ia ser legal se fosse..

E sim, o jogo é MUITO BOM!!