segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"ONDE ESTÁ O RECÉM-NASCIDO REI DOS JUDEUS?” - Mateus 2.2 (Rev. Eduardo Assis)

Bookmark and Share Bookmark and Share

“Onde está o recém-nascido Rei dos judeus?”. Essa foi a pergunta feita ao rei Herodes pelos magos que vieram do Oriente a Jerusalém. Direcionados pela estrela no Oriente eles buscavam encontrar o Rei dos judeus para adorá-lo. Porém não sabiam o local exato onde o Messias estava.
Esta pergunta causou certo espanto e intranquilidade ao rei Herodes, e também a toda Jerusalém (Mt 2.3). Assim convocaram todos os principais sacerdotes e escribas para lhes indagarem onde o Cristo deveria nascer (v. 4). Bem, essa descrição se assemelha muito aos nossos dias. Se perguntarmos hoje “onde está o Rei dos judeus?”, certamente a reação de muitos será semelhante a do rei Herodes e de toda Jerusalém: espanto e intranquilidade que revelam a ignorância, já que nem todos podem e sabem responder esta questão.
Essa ignorância deve realmente causar espanto e intranquilidade. Ela revela o quanto as pessoas estão perdidas. Não sabem onde está o Messias, afinal sua relação com ele nem sempre revela proximidade. Ao contrário, seus atos evidenciam o quanto estão distantes dele. Daí é perceptível que muitas vezes a distância é o “melhor lugar”, pois assim não precisam realizar mudanças em sua vida nem adequar-se aos padrões estabelecidos por ele mesmo.
Muitos não sabem onde está o Rei dos judeus, pois nem mesmo o conhece ou ainda porque o procuram em lugares errados. Não sabem que ele veio para sofrer e morrer em favor do seu povo. Não sabem que a cruz foi o seu grande trono, mas que não está assentado nele.
Onde? Onde ele está? Que Deus seja gracioso e que assim possamos dizer: EMANUEL... Deus está conosco! Ele se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, para nos salvar dos nossos pecados. Feliz Natal.

Rev. Eduardo Assis