quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NON DVCOR DVCO

Bookmark and Share Bookmark and Share


Hoje a cidade de São Paulo celebra mais um aniversário, sendo a cidade mais populosa da América Latina e a 6ª mais populosa de todo o planeta, com mais de 11 milhões de habitantes.. 
Há os que criticam São Paulo pelo trânsito, pela falta de segurança em alguns bairros, pela poluição, por ser uma "cidade cinza", entre muitas outras coisas; mas é impossível desprezar que essa cidade é gigante em muitos aspectos.. São Paulo possui inúmeras opções de lazer aos seus habitantes, possui um sistema de transporte coletivo com várias possibilidades e longo alcance, livrarias, parques e outras tantas coisas que um paulistano poderia expressar muito melhor do que eu (que só trabalho lá).

Enfim, quem conhece bem São Paulo poderia escrever um artigo enorme e ainda assim não seria algo completo, mas a minha intenção é fazer uma breve análise sobre o lema que a cidade carrega em sua bandeira..



Essa é a bandeira da cidade e nela encontramos os dizeres em latim: "Non Dvcor Dvco", que significam "Não sou Conduzido, Conduzo!"

Sem dúvidas que essas palavras tem tudo a ver com essa cidade, que é o centro financeiro do nosso país, e a meu ver deveria ser um lema pessoal para cada cristão..

Fazendo uma comparação, em Romanos 12:2 lemos:
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


A bíblia nos recomenda que nossa postura não deve se basear nas tendências do mundo, e sim que devemos sempre renovar nossa mente para experimentar a Perfeita Vontade de Deus!!

Ou seja, por mais que passemos por aflições ou que haja tentações, nossa busca deve ser sempre o Reino de Deus (Mateus 6:33), viver de acordo com o que Ele quer de nós..

Não devemos nos deixar conduzir por esse mundo perdido, mas sim conduzi-lo a Cristo. (Colossenses 1:16) Esse é o sentido de sermos luz do mundo e sal da terra. (Mateus 5:13-14).

Então, que essa simples mensagem esteja sempre presente nas nossas mentes.. Que de forma alguma prefiramos agradar às pessoas (Gálatas 1:10) e amar o mundo (I João 2:15) quando isso confronta o que Deus claramente nos relevou.

E parabéns, São Paulo!! ;D