segunda-feira, 5 de março de 2012

Você tem algum espinho na carne??

Bookmark and Share Bookmark and Share
E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.  
(2 Coríntios 12:7)


Muito se supõe sobre o que significa esse "espinho na carne" que Paulo menciona, sendo que a maioria das suposições aponta para alguma limitação física.. A mais defendida é que ele tinha problemas de visão, considerando que possa ter sido conseqüência do episódio da sua conversão na estrada de Damasco ao ver aquela forte luz, e que por isso mesmo Tércio foi quem escreveu a carta de Romanos para ele..

O fato é que Paulo pediu 3 vezes que seu problema fosse retirado (2 Coríntios 12:8), e creio que há mesmo a possibilidade de se referir a algo físico..

Meu amigo Tiago me disse que esse "espinho" pode se referir a alguma prática pecaminosa que Paulo ainda não tinha abandonado e que pedia a Deus que fosse retirada, mas que Deus rejeitou seu pedidos.. É outra possibilidade, mas pessoalmente eu tendo a acreditar que o problema dele não tenha sido esse..

Podemos notar que no próprio versículo em que é mencionado o "espinho na carne", Paulo afirma que esse espinho é um mensageiro de Satanás para o esbofetear, para que ele não se exaltasse.  

Então eu pergunto: Será que esse "espinho na carne" não se refere a alguma pessoa ou "entidade"??


Lembrando da história de Paulo, ele era um perseguidor ferrenho de cristãos (Atos 8:3), que então foi convertido (Atos 9) e se tornou o pregador que transmitiu o evangelho aos gentios de forma mais eficaz; mas sabemos que mesmo após ele estar entre os apóstolos ainda havia os que preferiam dizer-se "de Apolo" (I Coríntios 3:4). É muito provável que houvesse alguns que não gostavam de Paulo baseando-se em seu passado, e por isso mesmo pessoalmente acho que é disso que o texto fala, de alguém que o acusava e com isso impedia que ele se exaltasse de seus feitos..



É interessante notar que Paulo aceita esse "espinho" apesar daquilo o incomodar bastante, ao saber que a Vontade de Deus era de moldá-lo para que de forma alguma se tornasse orgulhoso (como a seqüência do texto confirma)..

Tomando essa interpretação como possível, eu te pergunto, caro(a) leitor(a), se na sua vida não existe alguma(s) pessoa(s) que constantemente "te joga(m) pra baixo" apontando suas falhas quando você está justamente fazendo o bem??

Aquela(s) pessoa(s) que, por motivos que você conheça ou não, sempre "te cutuca(m)" mostrando seus defeitos, mesmo (principalmente) quando você está fazendo algo que ela(s) deveria(m) fazer e não faz(em)..

Você poderia fazer como Paulo fez no começo e pedir que Deus retire isso da sua vida, mas será que na verdade você não deve ser grato(a) por esta ser uma ótima chance de você se corrigir continuamente?? Será que passar por isso não é um bom sinal de que você está no caminho certo, sustentado(a) somente pela Graça??

Pense nisso considerando que, se você ama a Deus, então tudo coopera para o seu bem, inclusive os tormentos que você passa.. Tudo isso serve para te conformar à imagem de Cristo.. (Romanos 8:28-29)

Então quando os problemas vierem, quaisquer que eles sejam, não peça simplesmente que eles sejam removidos, mas sim que Deus mostre o que Ele pretende te fazer aprender com eles, e que Ele conceda aquilo que você precisa para suportá-los..

Porque a Graça te basta..
Glaucia Mizuki disse...

também já vi varia teorias sobre isto....
mas eu~não tenho espinho na carne nao.
Sou perfeita! kkkk opa...talvez meu espinho seja a ausencia de modéstia rsrsrs brincadeiras a parte, gostei do texto... a graça de Deus nos basta e pronto! O difícil é conviver com o espinho...