quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os salvos e os não-salvos (parte 04 de 06)

Bookmark and Share Bookmark and Share


Anteriormente vimos que Jesus já havia dito que somente creem NEle aqueles que pertencem a Deus, enquanto que os demais não dão ouvidos à verdade.. Já vimos que os judeus se orgulhavam por serem descendentes de Abraão e Moisés, mas que Jesus mostrou que os incrédulos eram na realidade filhos do diabo e que se realmente seguissem o que os patriarcas lhes ensinaram também creriam nEle..

No capítulo 9 Jesus cura um cego de nascença num sábado, e os judeus procuram acusá-lo de transgredir a Lei com esse ato, mas o próprio "ex-cego" curado reconhece Jesus como Senhor e o adora, e questiona se Ele poderia realizar tal feito de fosse um pecador (vs 33).

Então no capítulo 10 podemos ver mais uma vez de forma muito clara a relação de "causa e conseqüência" entre pertencer a Deus e crer:

"Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhasO porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora.Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos".
Jesus usou essa comparação, mas eles não compreenderam o que lhes estava falando. Então Jesus afirmou de novo:
"Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa.Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecemassim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la.Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai". 
(João 10:1-18)

Vemos aí muitas informações preciosas sobre os salvos. 

Jesus chama de ovelhas aqueles que pertencem a Deus, diz que elas conhecem Sua voz e O seguem, e que elas rejeitam os falsos pastores.  E afirma que Ele conhece Suas ovelhas e as chama pelos nomes, que dá vida por elas e que há um grande rebanho dessas ovelhas que não eram daquele aprisco (fazendo referência aos gentios eleitos).

É interessante aqui fazer uma comparação com outros 2 textos para entendermos que o sentido de "conhecer" é bem mais profundo do que possa parecer:
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. 
(Romanos 8:29-30)

Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’
Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "
(Mateus 7:22-23)


Vemos que o sentido de conhecer não se resume a "saber quem são", mas está relacionado à eleição, é uma designação.. Aqueles que Deus elegeu são predestinados a serem conformados à imagem de Cristo, chamados, justificados e glorificados.

Sabendo disso, o "peso" do real sentido desse conhecimento de Deus deixa ainda mais claro o quanto Deus estima essas ovelhas..

Prosseguindo, Jesus mais uma vez assegura que aqueles que pertencem ao Pai estão eternamente salvos:
Os judeus reuniram-se ao redor dele e perguntaram: "Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente".
Jesus respondeu:
"Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim, mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguemEu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu PaiEu e o Pai somos um".
(João 10:24-30)

Jesus mais uma vez que de acordo com as obras dEle aquelas pessoas deveriam reconhecê-lo e segui-Lo, mas não o fazem porque não creem, e não creem porque não são ovelhas DEle (não pertencem a Deus).

Lembrando do que lemos nas partes anteriores, em João 8 Jesus explica que a causa da falta de fé está no fato daqueles ouvintes serem 'filhos do diabo', e aqui mais uma vez fica clara essa realidade.
"(...) vocês não creem porque não são minhas ovelhas (...)"

É necessário observar que não é o fato de crer que transforma o ouvinte em ovelha, e sim que o fato de ser uma ovelha faz com que a pessoa ouça e siga..
"(...) as minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem (...)

A causa de uma pessoa ser salva apresentando fé está no fato dela pertencer a Deus, ser uma ovelha, uma eleita.. Em outros textos (Efésios 2:8-9, Romanos 12:3) vemos que a fé é um dom de Deus repartido conforme Sua Soberana Vontade, mas nesse capítulo já podemos ver com muita clareza que não é a pessoa que adquire a condição de ovelha através de uma fé que ela naturalmente desenvolva, e sim que ela só tem essa fé pelo fato de ser ovelha.. Fé que vem pelo ouvir da Palavra de Deus (Romanos 10:17), através do convencimento do Espírito Santo (João 16:7-8).


Então até o momento já nos ficou evidente a existência de pessoas no grupo das ovelhas que ouvem e seguem a Deus e também das demais que são chamadas por Cristo de filhos do diabo por rejeitarem a verdade.
Já vimos que o tratamento divino é diferenciado em relação aos dois grupos e que aqueles que pertencem a Deus tem a certeza da vida eterna assegurada por Cristo. Que ninguém pode arrancá-las da mão do Pai..

Sendo assim, vamos em seguida analisar mais alguns textos e concluir esse pequeno estudo..