sábado, 12 de fevereiro de 2011

Você se preocupa com seu legado??

Bookmark and Share Bookmark and Share


"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2 Timóteo 4:7)

Essas são palavras de Paulo, mencionando sua jornada cristã..
Para quem não conhece a história, Saulo era um perseguidor de cristãos, que depois de conhecer Jesus Cristo, passou a ser um pregador do Caminho (Atos 16:17) sofrendo por isso (2 Coríntios 11:24-28) e se tornando o principal autor de livros do Novo Testamento, sendo importantíssimo para que o evangelho fosse pregado aos gentios..


Assim como o exemplo de Paulo, outros personagens bíblicos são sempre lembrados por aquilo que fizeram e vivenciaram, como os profetas e os apóstolos, que transmitiram ao povo a Palavra de Deus dedicando suas vidas.. Depois deles, ainda podemos considerar tantos outros mártires, que morreram sob perseguição e que tanto fizeram pela "causa" do cristianismo, os reformadores que trataram de revelar os erros dos antigos e lutaram pelo retorno do verdadeiro cristianismo, os missionários espalhados pelo mundo e que tantas vezes sofrem perseguições..

Usando novamente o exemplo de Paulo, fica clara a sua percepção da necessidade de realizar a obra que lhe foi confiada:
Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!1 Coríntios 9:16

E lendo mais dos escritos dele, podemos ver que ao mesmo tempo que ele pregava veementemente sobre a Salvação pela Graça, ele também se preocupava em relação às obras, já que Deus as preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10).. Não para que isso nos traga glória, mas para que Deus seja glorificado através das nossas ações (Efésios 3:10).

Ou seja, por mais que nada que façamos possa mudar nossa condição salvífica, com certeza nossas ações são importantes para servir de modelo para aqueles que nos cercam..

Jesus nos diz que há 2 grandes mandamentos, que são: amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:37-40) e também diz que somos luz do mundo e sal da terra (Mateus 5:13-16), ou seja, devemos ser referência nesse mundo perdido..

Além da busca pela santificação pessoal, a bíblia nos ensina a sermos modelos para aqueles que estão no mundo. A Igreja (mesmo com suas imperfeições) deve refletir na terra o Reino dos Céus, de modo que aqueles que não conhecem a Cristo vejam em nós aquilo que eles precisam e então desejem experimentar dessa diferença..

Como eu disse no começo, são muitas as referências que os cristãos têm, e graças à instrumentalidade dessas pessoas, o evangelho tem perseverado e um dia chegou aos nossos ouvidos e corações..

Mas o que você tem feito para refletir sua nova vida??

Qual o legado que você deixará ao mundo assim que deixá-lo??


Lembre-se que a vida aqui é passageira, tudo que é material não é eterno, mas aquilo que é pregado e praticado atravessa gerações e edifica muitas vidas.. Eu agradeço a Deus pelas vidas dos profetas, apóstolos, reformadores, missionários e tantos outros que fizeram e fazem sua parte, nos permitindo o ouvir da Palavra de Deus que nos traz a Salvação (Romanos 10:14); e peço que através da minha existência eu possa ser útil para refletir no mundo a diferença que Ele colocou em meu coração.

E você? Se preocupa com seu legado??