segunda-feira, 21 de março de 2011

Minha análise de Romanos 8:28-33 (parte 01 de 02)

Bookmark and Share Bookmark and Share


O livro de Romanos com certeza deixa bastante evidente a doutrina da eleição, sendo que no capítulo 8, Paulo revela de forma clara a ordem lógica do processo de Salvação.

Abaixo está o trecho onde Paulo cita esse processo, e em seguida eu destaquei algumas partes para falar a respeito:
Romanos 8:28-33


E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; E aos que chamou a estes também justificou; E aos que justificou a estes também glorificou.
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Bom, no versículo 28, já se pode ler uma revelação animadora e que nos traz segurança: todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.

Ou seja, independentemente das situações que vivenciamos e que tantas vezes são complicadas de lidarmos, podemos ter certeza que Deus está no controle de tudo, e que conforme Seu propósito todas as coisas contribuem para o nosso bem..


Mas quem são esses que recebem esse privilégio?? Todos??

O próprio versículo já dá uma pista: "daqueles que amam a Deus", mas o resto do texto deixa isso mais claro, então sigamos..


O versículo 29 ainda se refere a essas mesmas pessoas, e revela que Deus já os conhecia e os predestinou para serem conformes à imagem de Seus Filho.


Ou seja, Deus já os conhecia, o que pode ser chamado de presciência, baseada na onisciência DEle..


Pensando assim, ainda fica claro que presciência e predestinação são coisas distintas, já que o texto diz que Deus também predestinou os que já conhecia (pela presciência).


Mas em quê isso implica??


Antes de qualquer coisa é necessário se entender o que é predestinação:


predestinação
(latim praedestinatio, -onis)

s. f.
Acto! ou efeito de predestinar.

predestinar - Conjugar 
(latim praedestino, -are)
v. tr.
1. Eleger desde a eternidade (ex.: afirmou que Deus predestina os justos).
2. Destinar para grandes coisas ou para determinado fim. = eleger
3. Destinar com antecedência.


http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=predestina%C3%A7%C3%A3o


Ou seja, sabendo o significado desse termo, o que o versículo 29 quer dizer então?? 


Isso aqui: 


Porque os que dantes conheceu (pela presciência) TAMBÉM os elegeu com antecedência para serem (ao invés de "porque são") conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.


SIM. Deus elegeu algumas dentre as suas criaturas para serem conformadas à imagem de Cristo.. Não as escolhe por algo que elas "já são" ou até mesmo "viriam a ser", mas sim "para que sejam"..


Ou seja, a eleição é a causa e não a conseqüência..


O sinergismo prega que essa escolha se baseia no fato dessa criatura aceitar o chamado do evangelho, mas esse versículo deixa claro que a eleição divina antecede o chamado..


E qual é ordem correta desse processo?? Vejamos no versículo 30:

E aos que predestinou a estes também chamouE aos que chamou a estes também justificouE aos que justificou a estes também glorificou.


Veja que em azul estão os verbos que são todos concretizados por Deus e estão todos no passado

Mas por que no passado??

Justamente pra mostrar que são coisas já concretizadas, irrevogáveis, impossíveis de não acontecerem..


Note que o versículo 30 ainda se refere às mesmas pessoas mencionadas no versículo 29, que por sua vez se refere às pessoas citadas no versículo 28..



Veja que em vermelho estão os termos que deixam claro quem é que recebe as ações destes verbos.. Ou seja, os predestinados, chamados, justificados e glorificados são as mesmas pessoas, e a palavra "também" ajuda a provar isso..


Portanto, nesse versículo ficou claro que alguém que foi predestinado por Deus será obrigatoriamente chamado, justificado e glorificado

Esse processo de salvação é realizado por DEUS (conforme vimos que Ele é quem efetua todas as ações) e portanto não há como alguém que foi predestinado não ser glorificado, então a idéia de perda da salvação já se torna impossível..

Seguindo..

No versículo 31, Paulo ainda ressalta que ninguém pode impedir que isso tudo se concretize: Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Ou seja, nem o diabo e nem qualquer outra criatura pode evitar que esse processo se cumpra por inteiro..

No versículo 32, Paulo volta a exaltar a provisão divina, uma garantia que temos que Ele tem o melhor para os que são DEle: 

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

E terminando esse trecho, no versículo 33 Paulo mais uma vez deixa claro que os escolhidos são justificados por Deus

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

No restante do texto, Paulo ainda detalha que nada pode nos separar do amor de Deus, mostrando que em tudo somos mais que vencedores..

Então, terminada a primeira parte, concluímos que:

Romanos 8:28-30 mostra uma ordem lógica de acontecimentos no processo de Salvação e está NO PASSADO (denotando fatos "garantidos"): 


1) Deus pré-determina os destinos dos seus escolhidos;

2) Deus chama as pessoas predestinadas à Salvação;

3) Deus justifica essas pessoas que foram predestinadas e chamadas;

4) Deus glorifica essas pessoas predestinadas, chamadas e justificadas.


estevao disse...

Fernando, mais uma vêz, vc surpreende na exposição da verdade bíblica.

Deus continue te abençoando e te dando paciência e Graça.

:D

Barrabás disse...

Obrigado, Estevão!!

Que Ele me dê e aprimore essa capacitação!!