terça-feira, 22 de março de 2011

Minha análise de Romanos 8:28-33 (parte 02 de 02)

Bookmark and Share Bookmark and Share
Continuando, segue uma revisão com alguns adendos:


PROCESSO SALVÍFICO:

1) predestinação da pessoa (aos que predestinou..)

Como o termo diz por si só, o destino dessas pessoas já está determinado previamente.. Não é um destino que a pessoa escolhe, senão não existe determinação e não é baseado nas ações futuras dessas pessoas, senão não é "prédestinação"..



2) chamado (..aos que predestinou; chamou)

As pessoas que foram predestinadas (no passado) são chamadas em algum momento de suas vidas para a Salvação. Um chamado eficaz.



3) justificação (..aos que predestinou chamou; e aos que chamou, justificou)

Assim como os demais verbos, "justificou" ESTÁ NO PASSADO, denotando um fato concretizado.. O que justificou os predestinados foi o SANGUE DE CRISTO.., Seu sacrifício foi o meio de justificar os pecadores, sendo que Ele pagou o preço por nossos pecados, e somos justificados NELE

Se o sacrifício de Cristo servisse para todos os seres humanos, então todos estariam justificados.

Se serve para os que escolheram crer, caso estes possam perder a Salvação, o efeito do sacrifício se perdeu?? Eram justificados e não são mais?? IMPOSSÍVEL (Hebreus 10:26)..



4) glorificação (...aos que predestinou, chamou; e aos que chamou, justificou; e aos que justificou, glorificou)

Assim como os demais verbos, "glorificou" ESTÁ NO PASSADO, denotando um fato concretizado.. Ou seja, todos aqueles que foram predestinados (que tiveram seus destinos previamente determinados) OBRIGATORIAMENTE são chamados, justificados e glorificados. E não há qualquer chance de que em alguma parte do processo essa pessoa se perca, ou os verbos não poderiam denotar fatos concretizados..


POSSÍVEIS PERGUNTAS DECORRENTES:


1) Por que estas pessoas predestinadas precisam ser chamadas??


Por que apesar de serem predestinadas, nascem nas mesmas condições pecaminosas das demais criaturas.. Então para sair dessa condição precisam ouvir a Palavra para que recebam em si a fé que salva:

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)

Ou seja, esse é o método "louco" que Deus determinou.. (1 Coríntios 1:21)


2) Jesus pregou uma ordem diferente desta de Romanos 8 (explicada anteriormente) ao dizer que "muitos são chamados, mas poucos escolhidos"??


Com certeza não..


Se Jesus estivesse dizendo que a escolha vem depois do chamado e é baseada nele, então posteriormente Paulo estaria contradizendo o que Jesus disse (no texto de Romanos 8:29, que expliquei anteriormente)


O texto diz "porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." (Mateus 20:16 b)

Segue um exemplo semelhante de construção de frase nesse sentido do que Jesus disse (sem "bairrismo", é só um exemplo):



Muitos são brasileiros, mas poucos são roraimenses..


Os "chamados" são um grupo que engloba os "escolhidos".. Ou seja, ser roraimense (escolhido) implica em ser brasileiro (chamado), mas ser brasileiro (chamado) não implica em ser roraimense (escolhido)..


E isso não contradiz Romanos 8, que apresenta uma ORDEM LÓGICA..


Todos os escolhidos são chamados (como vimos em Romanos 8:29), mas nem todos os chamados são escolhidos (do "grupo" dos escolhidos).


Aí entraríamos na questão do chamado eficaz, cuja explicação pode ser vista nessa postagem: O Que é Mesmo Chamada Eficaz?



Espero que eu tenha me conseguido me expressar bem ao fazer essa análise, e possívelmente haverá no futuro uma continuação, com outras possíveis questões que envolvem esse tema..

Até mais!!
amiga disse...

Veja eu estive lendo a sua matéria, e concordo com que você apresentou...a carta aos Romanos não diferencia da carta aos Efésios, possui praticamente o mesmo assunto; predestinação. Deus Elegeu os seu eleitos a vida eterna antes da fundação do mundo, em que temos a redenção pelo seu sangue, e remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça. nele, digo, que quem também fomos feitos herança,havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade. Que dizer que mesmo você sendo predestinado a salvação você precisa conhecer jesus como seu salvador. no Cap 16 de Atos, quando o Apóstolo Paulo recebe a presença de homem querendo que ele vá a macedônia,que lá existia pessoas precisando ouvir a palavra de Deus, para serem salvos..eram predestinados mas,alí era preciso que todos ouvissem e aceitasse jesus como seu salvador... A paz...

Barrabás disse...

"Amiga", obrigado pelo comentário!!

É isso mesmo, o texto mostra que há um processo para a salvação, que começa na predestinação e termina na glorificação.. A bíblia toda defende a idéia de que homem é incapaz e que Deus é Soberano..

estevao disse...

Excelente, Fernando!

Creio de coração que estes seus post's tão bem elaborados e com tanto zelo, farão diferença para muitos ainda, que estão na dúvida.

SOLI DEO GLÓRIA!