segunda-feira, 25 de abril de 2011

Celebre a Páscoa !!!

Bookmark and Share Bookmark and Share
Ontem, segundo o calendário cristão se celebrou a páscoa. Mas o que representa essa data?? 

Parece que é "chover no molhado" falar sobre como "o comércio" desvirtuou o significado desta data, inserindo o tal do coelho e colocando na cabeça das pessoas a necessidade de dar, receber ou simplesmente de consumir "ovos" de chocolate.. 

Por ser algo tão óbvio, nem vou gastar tempo com isso, mas pelo contrário, tentarei mostrar qual é o significado da páscoa para os cristãos e também para os judeus.


Bom, para começar, é necessário falar da origem dessa festa, que surgiu com o povo judeu.
A páscoa judaica é chamada pessach, que significa libertação e lembra o episódio do Êxodo quando os Judeus eram escravos no Egito. É a festa mais importante, onde comemora-se a liberdade e a identidade judaica, permitindo a sobrevivência desse povo por longos séculos através dos ritos. (mais informações aqui e aqui)
Ou seja, nesta época específica (a partir do 14º dia do mês "Nissan"), os judeus celebram a libertação de seu povo de forma perpétua, segundo a instrução do próprio Deus (Êxodo 12:14). Há então um rito contendo muitos elementos que eles consideram importantes na história desse povo, e seguem à risca todos esses procedimentos.

O interessante é que a libertação do povo judeu se deu após a morte dos primogênitos no Egito (conforme já havia sido predito - Êxodo 11:5), e somente foram poupados aqueles que tinham nas portas das suas casas a marca do sangue do cordeiro. Ou seja, era uma alusão ao sangue do próprio Cristo, o Cordeiro Santo que viria para salvar Seu povo..

Então, é justo pensarmos que de certa forma a própria origem da festa judaica já apontava para Aquele que livraria Seu povo não apenas das "pragas" que os ímpios experimentariam, mas traria consigo vida em abundância e eterna.. E isso veio a ficar evidente no Novo Testamento..


Conforme sabemos, Jesus Cristo realizou Seu ministério e conforme já havia sido profetizado (Isaías 53, Apocalipse 13:8), carregou sobre Si nossos pecados em Sua morte na cruz.


O sangue de Cristo é que nos purifica (I João 1:7), que nos justifica (Romanos 8:30) perante Deus. Assim como o sangue do cordeiro servia para "marcar" aqueles que eram do povo de Deus durante a morte dos primogênitos (citado anteriormente), o sangue de Jesus aplacou a ira de Deus contra os pecados dos Seus eleitos. O sacrifício de Jesus justifica todos aqueles que são DEle, e portanto, pela misericórdia de Deus não somos consumidos (Lamentações 3:22).


Ok, mas e a páscoa???


Bom, depois desse sacrifício, JESUS RESSUSCITOU!!!


Sim, conforme Ele mesmo havia anunciado (Mateus 12:40, Marcos 8:31, Marcos 9:31João 2:19), no terceiro dia JESUS RESSURGIU!!


Ou seja, além de todas as coisas serem criadas Nele e para Ele (Colossenses 1:16), Jesus é o Filho Primogênito do Pai (Romanos 8:29) e a partir de sua ressurreição, também é o primeiro a ressuscitar (I Coríntios 15:20).


Tá, mas e a páscoa???


Então.., foi justamente nessa época da páscoa que Jesus ressuscitou!!


Ou seja, para ressaltar o sentido da páscoa (libertação), Jesus retornou à vida justamente nessa ocasião, provando que Ele era o Cordeiro imaculado que libertou Seu povo da condenação, e o próprio Deus..


Não somente isso, ao voltar, Jesus estava confirmando Sua promessa de vida eterna (João 6:47) aos que crêem, pois venceu a morte e provou que é Soberano sobre tudo.


Fica claro que após a morte de Jesus até seus discípulos desacreditaram que Ele era quem dizia ser, mas que com sua ressurreição e aparições diante deles, finalmente compreenderam o que as Escrituras diziam sobre Ele (Lucas 24:45).


A esperança que eles tinham não foi somente renovada, como também fortalecida. Agora eles realmente estavam dispostos a dar suas vidas pela causa do evangelho..


Paulo disse que se não crermos na ressurreição, somos os mais miseráveis dos homens (I Coríntios 15:19) e nossa fé é vã (I Coríntios 15:17).


Por isso, NUNCA se esqueça que a páscoa para nós cristãos não representa a libertação dos judeus do Egito, e muito menos é só uma época para trocar chocolates com a família.. 


Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que nos traz a esperança de uma vida eterna. Ele pagou por nossos pecados morrendo naquela cruz, mas ressurgiu para confirmar que é nosso Deus.


Então, viva a páscoa todos os dias!!


Lembre-se sempre que o plano de Deus é perfeito e que Jesus é o motivo da Criação e o Único meio de Redenção!!


E por tudo isso, agradeça a Deus por Sua misericórdia e amor pelo Seu povo, a ponto de entregar Seu Único Filho por nós, sendo nós ainda pecadores!!


Obrigado, meu Deus!!!