quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Honra para quem a honra é devida

Bookmark and Share Bookmark and Share

Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. 
(Romanos 13:7)

Como cristãos sabemos que toda a honra deve ser dada a Deus (I Crônicas 29:11-13, Apocalipse 4:11Apocalipse 5:13Apocalipse 7:11-12), e portanto não nos cabe ficar requerendo 'louvor' humano por qualquer coisa que façamos..

Jesus disse que os que buscam esse 'aplauso' já tem sua recompensa, portanto não recebem o galardão de Deus (Mateus 6:2;5).. Sendo assim, em tudo devemos buscar glorificá-Lo (I Coríntios 10:31) e negar a nós mesmos (Mateus 16:24).

PORÉM, voltando ao versículo inicial, o contexto ali é de submissão às autoridades, mas de forma geral podemos aplicar a ideia que devemos honra a quem é devido honra.. 
Creio que quando abandonamos um pouco o orgulho e vemos os outros como superiores (Filipenses 2:3) isso fica mais fácil, mas isso em si mesmo já não é fácil..

Há recomendações bíblicas claras sobre a obrigação de honrar aos pais (Êxodo 20:12), aos chefes/senhores (1 Timóteo 6:1) e às autoridades (Romanos 13:7), e sabemos que somente não devemos fazê-lo em casos em que isso resulte em desobedecer a Vontade de Deus, que é a autoridade maior e incomparável com qualquer outra.. Nesse caso a honra está atrelada à obediência, mas individualmente, a bíblia também dá muitos exemplos de homens e mulheres que deram um testemunho digno de admiração e que portanto merecem reconhecimento, muitos deles mencionados em Hebreus 11.. João Batista foi mencionado desta forma por Jesus Cristo (Lucas 7:28), Timóteo por Paulo (Filipenses 2:29), entre outros..

O fato é que não deveria ser um problema pra nós reconhecer os talentos alheios ao invés de enfatizar as falhas, mas acho que mais do que isso, é uma obrigação dar créditos aos outros quando somos ajudados ou aprendemos com eles..
Quando se trata de receber créditos não devemos ser gananciosos (Romanos 12:10), mas na hora de reconhecer o que fazem por nós e pensando em como usufruímos disso, então devemos sim demonstrar nossa gratidão ou consideração..

Ou seja, se aprendemos com alguém ou nos aproveitamos de algo que vem de terceiros, nada mais justo e humilde que agradecer ou dar algum crédito.. Por exemplo, quando eu posto algo aqui no blog que é de autoria de 'terceiro', por questões de direitos autorais eu sou até obrigado a colocar a fonte original onde o texto é encontrado, mas mesmo sem essa obrigação 'legal', eu me sinto na obrigação moral de mencionar.. Se não fosse assim poderia estar recebendo algum tipo de consideração de quem lesse e que não me seria devida como autor daquele texto, seria uma usurpação.
Em certos casos alguns não tem esse tipo de cuidado e acabam fazendo essa usurpação de forma involuntária, mas o triste é saber que outros fazem 'por querer', o que já se denota um comportamento pecaminoso..


Quando Calvino teve a chance de escrever uma carta a Lutero, suas palavras deixaram claro sua admiração pelo precursor da Reforma Protestante:
"Ao mui excelente pastor da Igreja Cristã, Dr. M. Lutero, meu tão respeitado pai. (...)"
"(...) mui respeitado pai (...)"
"(...) mui renomado senhor, mui distinto ministro de Cristo, e meu sempre honrado pai. (...) "

Ele reconheceu a importância de Lutero para a Igreja e expôs isso de uma forma em que o tratava como superior..


Mais nobre que minimizar ou até mesmo tomar pra si as realizações de terceiros é poder afirmar de consciência tranquila e sem hipocrisia o mesmo que Isaac Newton:
"Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."


Sejam 'gigantes' ou míseros pecadores, o importante é dar honra a quem a honra é devida.


Que ELE nos ajude!!


Aproveitando essa deixa digo que sempre navego em busca de textos que sejam edificantes para compartilhar neste blog, e mesmo antes disso, na dúvida sobre alguns temas sempre fiz pesquisas que me ajudaram muito a aprender sobre o cristianismo. E muitos me ajudam muito ainda hoje..

Sendo assim, acho justo recomendar alguns sites que eu tenho visto com freqüência e, mesmo que nem sempre concorde com tudo 100%, acho justo compartilhar para que outros usufruam.. E além disso fica registrado meus agradecimentos aos mantenedores e o desejo de que Deus os sustente e capacite para continuarem com seus projetos e ministérios..


Recomendo

Monergismo (http://www.monergismo.com/): 

Internautas Cristãos (http://www.internautascristaos.com.br/)

Voltemos Ao Evangelho (http://voltemosaoevangelho.com/)

iPródigo (http://iprodigo.com/)

Resistir e Construir (http://resistireconstruir.wordpress.com/

Projeto Spurgeon - Proclamando a Cristo crucificado 
(http://www.projetospurgeon.com.br/)

Olhar Reformado [Teologia Reformada e Anglianismo]
(http://olharreformado.blogspot.com.br/)


Entre outros..


Que Deus os abençoe e sustente sempre!!