sexta-feira, 3 de março de 2017

Jogue Como Uma Garota - Porque o Feminismo Insulta a Mulher de Verdade (por Rebekah Merkle)

Bookmark and Share Bookmark and Share

- por Rebekah Merkle

O movimento feminista tem realizado muito em nosso país. Além da carnificina do aborto, eu suspeito que a realização a mais infeliz é de ter destruído a ideia de se conseguir a excelência sendo uma mulher.

Isso pode parecer contra-intuitivo. Afinal de contas, as feministas não estão lutando para que nós, as mulheres, possamos ter mundos inteiros de oportunidades abrindo diante de nós - que possamos ser capazes de subir, perseguir nossos sonhos, alcançar, nos sobressairmos? Bem, na verdade não.

Se você perguntar às pessoas comuns sobre qual é a causa feminista, elas vão dizer-lhe que é sobre as mulheres sendo iguais aos homens - sobre a garantia de que não serem tratadas como inferiores, cidadãs de segunda classe. E, claro, se você colocar dessa forma, que pessoa sã discordaria, certo? Mas há realmente algum trabalho sorrateiro e ilusório acontecendo nos bastidores quando a posição feminista é sumariada dessa maneira.

O fruto da igualdade feminina


A idéia de que as mulheres são iguais aos homens não é uma idéia feminista; É uma idéia cristã. O apóstolo Paulo disse isso muito antes de Elizabeth Cady Stanton ou Gloria Steinem quando ele nos ensinou que em Cristo não há nem judeu nem grego, escravo nem livre, homem ou mulher (Gálatas 3:28). E ele disse isso quase dois milênios antes do povo dos direitos das mulheres chegar.

As feministas tentam tomar o crédito por algo que é o fruto do evangelho, trabalhando seu método na cultura como fermento em um pão. Precisamos parar de deixar as feministas agir como se de alguma forma tivessem alcançado nossa igualdade. As sociedades não convertidas nunca tratam bem as mulheres, e isso é extraordinariamente fácil de documentar. Mulheres sendo tratadas com respeito é um fruto que cresce em um tipo de árvore, e essa árvore é uma cruz.

É claro que nós cristãos acreditamos que as mulheres são iguais aos homens. Essa crença não é uma harmonização com as feministas, ou algo que aprendemos com elas, é na verdade um dos nossos distintivos. Nós temos versos para esta convicção e nós sempre temos.

O que é igualdade?


Então, o que há de errado com o feminismo? Honestamente, muito disso se resume a uma luta sobre as definições. O que "igual" realmente significa? Significa "o mesmo"? Um cristão acredita que as mulheres são diferentes dos homens - com forças diferentes, habilidades diferentes e tarefas diferentes. Não acreditamos que essa diferença implique desigualdade. Uma feminista, por outro lado, acredita que a verdadeira igualdade não pode ser alcançada sem uniformidade.

Mas um rolo é diferente de um copo medidor, e podemos reconhecer isso sem dizer que um é melhor do que o outro. E que coisa estranha seria se o fizéssemos! Imagine mostrar a alguém suas ferramentas de cozinha e ele te acusar indignado de acreditar que o copo de medição era melhor do que o rolo. Melhor em quê? Se você quiser medir farinha, você terá dificuldade com um rolo, e você terá problemas semelhantes tentando desenrolar uma crosta de torta com um copo de medição. Um rolo tem que ser avaliado de acordo com os padrões do que faz um rolo bom, e copos de medição têm de ser julgados em seus próprios termos. (Nota: se você se incomoda com a analogia doméstica, então isso mostra que você está fazendo exatamente o que eu estou falando.)

O potencial das mulheres para a excelência


Acreditamos que as mulheres são diferentes dos homens e, portanto, têm de ser mantidas nos padrões do que torna uma mulher excelente, julgadas em nossos próprios termos. Uma mulher admirável e de alto desempenho parece diferente de um homem admirável e de alto desempenho, e ela vai realizar coisas diferentes.

Isso é realmente o cerne do nosso desacordo com as feministas. Eles querem que os padrões, categorias e julgamento pareçam exatamente o mesmo para homens e mulheres. Contudo, eis a ironia: os padrões que elas querem aplicar a todos são os que sempre foram aplicados aos homens. "Quebrar o teto de vidro" é a forma abreviada para a insistência que os padrões masculinos para a realização agora sejam impostos às mulheres.

Longe de liberar as mulheres, nós realmente removemos o potencial para a verdadeira excelência.

Jogue como uma menina


Uma mulher que atinge a excelência verdadeiramente feminina é considerada por nossa sociedade como inadequada e retrógrada. E as poucas mulheres que conseguem alcançar o sucesso no mundo masculino recebem um afago na cabeça e um prêmio de participação. É horrivelmente paternalista.

Pense no modo como a nossa sociedade saúda as mulheres que conseguem ser Seals da Marinha, ou qualquer coisa semelhante a isso. É honestamente a mesma reação como quando o garoto muito, muito lento finalmente grita através da linha de chegada da corrida, doze minutos atrás de todos os outros. Nós mulheres precisamos parar de ser tão facilmente lisonjeadas por esse tipo de admiração. Se você prestar atenção em tudo, você percebe que não é realmente um elogio.

Nós cristãos, particularmente as mulheres cristãs, precisamos lutar mais para retomar a idéia de excelência feminina. Muitas vezes, em nome do conservadorismo, compramos o estereótipo e abraçamos a personalidade "desamparada, macia, pequena", pensando que é o que parece ser feminino. Mas precisamos estudar nossas Bíblias e aprender a encarnar a virtude como mulheres, obediência como mulheres, ambição como mulheres, sabedoria como mulheres, coragem como mulheres, fidelidade como mulheres, força como mulheres.




  • Rebekah Merkle e seu marido tem cinco filhos e viver em Moscow, Idaho. 


Traduzido livremente de: http://www.desiringgod.org/articles/throw-like-a-girl