sexta-feira, 22 de junho de 2018

10 verdades importantes encontradas em 1º e 2º Reis (por Jennifer Slattery)

Bookmark and Share Bookmark and Share

É uma história de poder, corrupção e, às vezes, mal inimaginável - de uma ascensão para a grandeza e uma queda para a destruição, da depravação do homem e da longanimidade e graça de Deus.

1 Reis começa com Israel no seu auge. A nação é unida, poderosa e sob a liderança de Davi, alinhada com o coração e os propósitos de Deus. 2 Reis termina com escuridão, tristeza e desespero. Apesar das advertências contínuas, o povo escolhido de Deus se volta repetidamente contra Ele e sofre as conseqüências. Seu templo, onde Deus e o homem comungavam, é destruído, sua amada cidade está desolada e as vidas de muitos são extirpadas.

Mas não é aí que a história termina. Embora as dinastias de Israel apontem para o completo fracasso moral do homem, elas também apontam para Jesus, o servo-rei que conduziria o povo de Deus em retidão e preencheria a lacuna entre Ele e o homem.

Aqui estão dez verdades reveladoras do evangelho reveladas em 1º e 2º Reis:


1. Deus nos adverte do julgamento iminente.


Você pode ter ouvido pessoas compararem e contrastarem o "Deus do Antigo Testamento" com o revelado nos Evangelhos. O primeiro, dizem eles, parece zangado e inclinado à justiça, enquanto Jesus parece amoroso e cheio de graça. Mas os livros de 1º e 2º Reis contradizem isso. Na verdade, esses dois livros, encaixados ​​entre a libertação de Israel em relação à escravidão e a libertação da humanidade em relação ao pecado, revelam um amor de longo tempo que se estende além da compreensão.

A cronologia começa com Davi, o rei escolhido de Deus, deitado em seu leito de morte. Em suas últimas palavras ao filho, ele expõe a característica mais importante para o sucesso da realeza - obediência a Deus e todos os Seus caminhos. Se Davi e os governantes seguintes fizessem isso, sua dinastia duraria para sempre.

Salomão e a maioria dos reis que se seguiram fracassaram e a nação logo mergulhou na idolatria e na sempre crescente perversidade. Como governante e juiz justo, Deus tinha todo o direito - e uma boa razão - para puni-los por seus pecados, acabar com toda a humanidade e acabar com eles para sempre. Ele não fez isso. Em vez disso, como o Pai paciente, amoroso e misericordioso que Ele é, enviou Seus profetas para advertir os israelitas. Caso persistissem em sua rebelião, o julgamento estava chegando. Se as pessoas não se arrependessem, seriam exiladas de sua amada terra natal.

As pessoas se recusaram a ouvir e depois de séculos de súplica, a paciência de Deus se esgotou.

Um dia, o mesmo será válido para muitos de nós. Como Ele fez através dos profetas antigos, Deus está chamando cada um de nós, nos convidando a escolher a vida. "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião" (Hebreus 3:15) Responder ao seu convite conduz à vida eterna; rejeitar Sua oferta leva à morte espiritual.


2. O pecado magoa os outros.


Em toda a Escritura, Deus diz ao Seu povo que siga dois comandos simples e claros - ame-o e ame os outros. O pecado é uma afronta direta a esses dois decretos e ao próprio coração de Deus. Onde Deus está continuamente nos apontando para a vida e integridade, o pecado nos puxa para a morte - de sonhos, união, esperança, relacionamentos e, finalmente, nossas próprias vidas.

Nós vemos evidências disso ao longo da história de Israel, das crianças inocentes que morreram no fogo de Moloque, a todos os que, eventualmente, viram sua terra desmoronar ao redor deles.

Podemos nunca ter adorado ídolos ou participado de infanticídio, mas todos nos rebelamos contra um Deus santo. Todos nós escolhemos os nossos caminhos acima do dEle e outros tem se ferido no processo.


3. Deus julga o pecado.


Este não é um conceito que gostamos de discutir, pelo menos não quando se trata de nós. No entanto, todos nós ansiamos por justiça. Quando o mal parece vencer, precisamos saber que, em última análise, a boa vontade prevalecerá e os erros serão corrigidos. Ansiamos por ver vítimas ressarcidas e assassinos, agressores e tiranos punidos.

Embora possamos protestar contra isso quando se trata de nosso próprio pecado, 1º e 2º Reis nos lembram que Deus, como nosso justo governante, de fato julga e pune o pecado. Durante esse período sombrio na história de Israel, a maldade das nações era predominante e persistente. Embora Deus os houvesse advertido de novo e de novo por meio de Seus profetas, o povo se rebelava contra Seus mandamentos, rejeitava a aliança que fez com eles quando os libertou do Egito, adorava ídolos e até mesmo sacrificava seus próprios filhos no fogo. (I Reis 17:7-17)

O resultado? Deus julgou seu pecado de acordo com a Sua justiça e permitiu que eles fossem levados ao exílio nações conquistadoras. (Jer. 17:10, 2 Reis 17, 18-25)


4. Deus perdoa.


Na história de Manassés, um rei maligno que se envolveu em feitiçaria e matou muitas pessoas inocentes, vemos que nenhum pecado é grande demais para a graça de Deus, e nunca é tarde demais para pedir perdão. Depois de ignorar numerosas advertências, Manassés foi feito prisioneiro e conduzido em correntes à Babilônia. Lá, em sua aflição, ele clamou a Deus por misericórdia, e "Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido; de forma que o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino." (2 Crônicas 33:10-13)

Não importa o que fizemos, Deus se atenta hoje para orações honestas de arrependimento. Ele oferece ao arrependido a mesma promessa que fez aos antigos israelitas há tanto tempo. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão." (Isaías 1:18)


5. Só Deus pode salvar.


Ao longo dos livros de primeiro e segundo reis, vemos a nação tentando encontrar a salvação através de sua própria força e sabedoria: se apenas eles se alinhassem com a nação certa ou orassem aos ídolos certos ou talvez recitassem os encantamentos certos, então tudo iria bem, sua economia floresceria e eles se manteriam fortes contra as nações conquistadoras.

Ao que Deus responde: "Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força" (Isaías 30:15a)

1º e 2º Reis aponta para a nossa necessidade de um Salvador, e esse Salvador é Jesus Cristo, o Filho de Deus.


6. Podemos quebrar pecados geracionais.


A dinastia do rei Davi começou com obediência e um coração centrado em Deus, mas no final do reinado de seu filho, Salomão havia começado a conduzir o povo de Deus de volta à idolatria. Uma série de reis maus, separados por um punhado de bons, seguiu-se. No momento em que um jovem governante chamado Josias apareceu, o templo de Deus havia sido severamente negligenciado, talvez até fechado, e Sua lei esquecida.

Com base na história de Josias como o filho e neto de dois reis idólatras do mal, seria de esperar que o declínio espiritual de Israel continuasse. Aos oito anos de seu reinado, com a idade de dezesseis anos, "ele começou a buscar o Deus de Davi, seu predecessor" (2 Crônicas 34:3). Então, no décimo segundo ano, ele começou a purificar Judá e Jerusalém de sua idolatria.

Contrariando o legado que seu pai e seu avô haviam deixado, ele instituiu reformas abrangentes que, em última análise, levaram à descoberta da lei de Deus. Prometendo seguir a Deus de todo o coração, Josias quebrou o pecado geracional em que nasceu e mostrou ao seu povo o que significava seguir verdadeiramente a Deus. Vivendo para Cristo, podemos fazer o mesmo.


7. Obediência requer coragem.


Depois que o pai de Josias, o maligno rei Amon, foi assassinado, "o povo matou todos os que haviam conspirado contra o rei Amom, e a seu filho Josias proclamou rei em seu" (2 Crônicas 33:25). Isso parece indicar que os antigos israelitas aprovaram Amon e seu comportamento, e esperaram que Josias seguisse os passos de seu pai.

A essa altura, a idolatria havia dominado a terra por 57 anos - uma vida inteira para muitos no reino de Josias. Em outras palavras, esses homens e mulheres foram criados em idolatria, uma prática que eles já haviam demonstrado que estavam prontos para matar por ela.

Com medo, Josias poderia ter ignorado a questão ou mostrado obediência parcial, talvez se concentrando em Jerusalém ou no Templo. Ele poderia ter enviado outros para limpar a terra, mas ele não fez nada disso. Em vez disso, ele próprio viajou por todo o Israel, certificando-se de que os ídolos, os altares e os postes de Asherá fossem demolidos. (2 Crônicas 33:3-7)


8. Deus vai lutar nossas batalhas.


Em 873 a.C., o filho de um rei justo e temente a Deus chegou ao poder e comprometeu-se a buscar a Deus (2 Crônicas 19:3, 1 Reis 15:24). Esse rei, chamado Josafá, reinou por 25 anos e a Escritura nos diz que Deus estava com ele porque buscava a Deus e andava em Seus caminhos. Quando sob ataque, Deus veio em defesa do rei.

Quando Jeosafá soube pela primeira vez que "um vasto exército" estava vindo contra ele, ficou alarmado e imediatamente buscou a ajuda de Deus, proclamando o poder e a bondade de Deus diante de uma assembléia. (2 Crônicas 20:5-13) Resposta de Deus: "Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês ... Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará ...". (2 Crônicas 20:17)

O rei Josafá e seu povo imediatamente começaram a adorar a Deus. "Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados." (2 Crônicas 20:22-24)

Quando buscamos a Deus com corações cheios de louvor e entregamos nossos planos e medos a Ele, Ele também lutará em nossas batalhas.


9. Nossa obediência pode ter um impacto duradouro.


1 e 2 Reis é uma saga de reis malignos subindo ao poder, virando o coração de seu povo aos ídolos e sofrendo as conseqüências. É também um conto de reis sábios e piedosos que procuraram o Deus dos seus antepassados, voltaram os corações para Ele e desfrutaram das bênçãos da obediência.

Quando a confusão chegou, o rei Josafá escolheu se voltar para Deus e, ao fazê-lo, mostrou a todo o seu povo como era uma fé viva e próspera. Suas ações motivaram toda a assembléia a louvar a Deus - antes que a vitória fosse ganha. Então, confiantes de que Deus prevaleceria, eles colocaram a batalha em Suas mãos e testemunharam o poder de Deus revelado.

Então havia o rei Ezequias, filho de um rei idólatra e maligno que sacrificou seu próprio filho no fogo, mas depois que ele morreu, Ezequias subiu ao poder, e começou a desfazer a bagunça que seu pai havia criado. (2 Reis 16:3) "Ele removeu os altares, quebrou as colunas sagradas e cortou os postes de Aserá." Ele “confiou no Senhor” e “se apegou a ele”. (2 Reis 18:1-6) Sob o seu reinado, as pessoas experimentaram o reavivamento.


10. O exemplo que estabelecemos é importante.


Ao longo dos livros de Reis, vemos quão facilmente o coração do homem se afasta de Deus. Atraídos pelos costumes ao redor deles, o povo de Israel e Judá logo caiu em idolatria, uma prática que se tornou extensa e destrutiva.

Também vemos outros, como Josias, Josafá e Ezequias, que demonstraram como é um relacionamento íntimo com Deus, despertando o anseio pelo divino nos outros. O mal foi expurgado da terra, os exércitos foram derrotados e o reavivamento foi iniciado.

Por causa de sua obediência, vidas foram mudadas por toda a eternidade e seu legado é registrado nas páginas das Escrituras.

O povo de Israel estava observando esses reis - como eles viviam suas vidas e sua fé. As pessoas também estão nos observando. Que nós, diariamente, possamos dar um exemplo de como vivemos e agimos para que cada palavra e ação aponte os outros para o nosso poderoso e vitorioso Salvador.



Traduzido livremente de: