sexta-feira, 29 de junho de 2018

Doença mental é realmente bíblico?? (por Stephen Altrogge)

Bookmark and Share Bookmark and Share

Li recentemente dois artigos de um conhecido autor cristão que também está intimamente ligado a uma fundação cristã de aconselhamento. Os artigos essencialmente argumentavam que a doença mental era uma construção social criada por médicos e psiquiatras seculares e, portanto, não é bíblica. Então, quando uma pessoa está deprimida, ela está apenas experimentando tristeza, e tentar tratá-la medicamente é causar um curto-circuito no poder de Deus. Quando uma pessoa está ansiosa, ela está apenas passando por uma preocupação, e tratá-la medicamente é uma resposta secular a um problema espiritual. Você entendeu a ideia.

O desejo por trás do artigo foi bom: o autor estava tentando demonstrar que Jesus é suficiente para todas as facetas da vida. No entanto, acredito que o tratamento de doenças mentais como apenas (ou até mesmo principalmente) um problema espiritual é profundamente anti-bíblico e extremamente doloroso para aqueles que lutam contra doenças mentais.

DEPRAVAÇÃO TOTAL SIGNIFICA REALMENTE DEPRAVAÇÃO TOTAL

A Bíblia ensina que todo ser humano é totalmente depravado. Isso não significa que todas as pessoas sejam absolutamente tão más e perversas quanto poderiam ser. Isso seria uma total depravação. A depravação total significa simplesmente que o pecado afetou todas as facetas do meu ser, incluindo minha alma e meu corpo. A depravação total significa que nada funciona como Deus originalmente pretendia. Meus desejos espirituais são afetados e distorcidos pelo pecado. Meu intelecto é distorcido e afetado pelo pecado. E, mais importante (para esta discussão), meu corpo foi afetado e distorcido pelo pecado.

Por que tenho resfriados, dores de cabeça, dores nas costas, indigestão e infecções? Por que você tem enxaquecas e problemas cardíacos, pedras nos rins e glaucoma? Nós experimentamos essas coisas porque habitamos corpos que foram marcados e estragados pelo pecado. Paulo falou diretamente sobre isso quando disse:
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,
(2 Coríntios 4:16)
Nosso eu exterior está perdendo. Nossos corpos não funcionam corretamente. Eles desmoronam e nos desapontam nos piores momentos. Enquanto vivemos neste mundo caído, vivemos em corpos que estão definhando.

Em Romanos 8:22-23, Paulo escreveu:
Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.
Junto com o resto da criação, aguardamos ansiosamente o dia em que Cristo retornará e receberemos nossos novos e redimidos corpos da ressurreição.

Até o dia em que Jesus voltar, vou viver em um corpo que não funciona como Deus originalmente pretendeu. Meu cérebro, que é uma parte central e essencial do meu corpo, não funcionará corretamente. Os produtos químicos se tornarão desbalanceados. A serotonina não será adequadamente absorvida. A norepinefrina será distribuída de forma desigual. As sinapses não serão disparadas corretamente. Meu cérebro, assim como todas as outras partes do meu corpo, é propenso a doenças.

Eu argumentaria que, se realmente acreditamos na depravação total, devemos aceitar a doença mental como uma categoria bíblica. Se eu acredito que o pecado afetou cada parte do meu corpo, incluindo meu cérebro, então não deveria me surpreender quando meu cérebro não funciona corretamente. Não estou surpreso quando recebo um resfriado; por que eu deveria ficar surpreso se eu tiver uma doença mental? Dizer que a depressão, a ansiedade, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, o transtorno bipolar e todos os demais transtornos são puramente espirituais é ignorar o fato de que somos corpo e alma.

A doença mental não é algo inventado por psiquiatras seculares. Pelo contrário, é parte integrante da vida no mundo caído e pecaminoso.

DOENÇA MENTAL NA IGREJA

Tratar a doença mental como puramente um distúrbio espiritual é muito doloroso para aqueles que lutam contra a doença mental porque os direciona para a solução errada. Deixe-me explicar. Por muitos anos eu lidei com ansiedade física crônica. Eu regularmente sinto uma sensação de aperto no peito, falta de ar, surtos de adrenalina e uma sensação doentia na boca do meu estômago. Em raras ocasiões, a ansiedade está ligada a algo que me preocupa, mas em 90% dos casos, os sintomas físicos que sinto não estão de modo algum relacionados à preocupação. Eu vou estar trabalhando no meu computador, não pensando em nada, quando um sentimento de ansiedade de repente me ataca.

Nesses momentos, não preciso ser informado sobre não se preocupar. Eu não preciso ser instruído a exercer mais fé nas promessas de Deus. Eu não preciso que me digam para sair dessa. O que eu preciso é de encorajamento para perseverar. Eu preciso ser lembrado de que, mesmo em meio ao sofrimento, Jesus está próximo. Preciso ser lembrado de que minha luz e aflições momentâneas estão produzindo um peso eterno de glória. Eu preciso ser encorajado a recorrer a Jesus.

E… eu preciso estar conectado a alguém que possa me ajudar a lidar com os aspectos físicos da ansiedade.

Eis a triste realidade: mesmo que meu pensamento seja bíblico, cheio de fé e honre a Deus, meus sintomas físicos de ansiedade provavelmente não desaparecerão. Por que? Porque na maioria das vezes o problema é basicamente físico. Algo não está funcionando corretamente no meu cérebro, o que, por sua vez, faz com que eu experimente os sintomas físicos da ansiedade.

Ao interagir com cristãos que sofrem de ansiedade, depressão, transtorno do estresse pós-traumático ou qualquer outra forma de doença mental, precisamos tratá-los como pessoas inteiras. Precisamos tratar as pessoas como corpo e alma. Eles precisam exercer fé nas maravilhosas promessas de Deus? Certo. Mas eles também precisam lidar com os aspectos físicos da doença mental. Os médicos são um presente maravilhoso de Deus que podem oferecer ajuda àqueles que lutam contra doenças mentais.

Precisamos colocar a doença mental na mesma categoria que qualquer outra forma de doença. Quando uma pessoa experimenta enxaquecas crônicas, certamente será tentada a duvidar da bondade de Deus. Podemos servi-los encorajando-os que Deus é bom e que ele cuida deles. Mas também podemos atendê-los levando-os aos melhores especialistas em enxaqueca do país.

Se vamos cuidar eficazmente dos companheiros cristãos que lutam contra a doença mental, precisamos reconhecer que a doença mental é uma coisa real. Nós não somos apenas almas. Pelo contrário, somos uma composição complexa de alma e corpo. Vamos nos certificar de que abordamos a alma e o corpo.




Traduzido livremente de: 
https://www.biblestudytools.com/blogs/stephen-altrogge/is-mental-illness-actually-biblical.html