quinta-feira, 28 de abril de 2022

Toda Profecia foi Cumprida? (por César Francisco Raymundo)

Bookmark and Share Bookmark and Share

"Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação.

Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem-se; e os que estiverem nos campos, não entrem nela.
Porque estes dias são de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito.
Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo.
Cairão a fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles"
.

.................................................................. (Lucas 21.20-24 - o grifo é meu)

O preterismo completo usa estes versículos para dizer que toda a profecia bíblica foi cumprida. Para quem ainda não sabe, o preterismo completo é um sistema que diz que todas as profecias bíblicas, incluindo o retorno de Cristo, a ressurreição dos mortos, arrebatamento, juízo final e a chegada do reino de Deus, foram cumpridas em 70 d.C. com a queda do Templo em Jerusalém como previsto em Lucas 21.[1]

Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), o versículo 22 está assim: "Porque aqueles dias serão os “Dias do Castigo”, e neles acontecerá tudo o que as Escrituras Sagradas dizem". (Lucas 21.22)

"para se cumprir tudo o que está escrito". Jesus quis dizer com isto que TODAS as profecias bíblicas seriam cumpridas no 70 d.C. na destruição de Jerusalém? Podemos também incluir aqui o arrebatamento, a ressurreição dos mortos e o juízo final? De maneira alguma! Fazer tais afirmações é fora de contexto!

O assunto em questão em Lucas 21.20-24 é o cerco a Jerusalém e a sua destruição. "Tudo o que está escrito" refere-se ao juízo de Deus contra Israel e Jerusalém. Há muitas coisas nas Escrituras Sagradas escritas contra Israel. Tudo quanto estava escrito aconteceu. Um exemplo disto é Mateus capítulo 23. Ali Jesus pronunciou muitos "ais" contra a geração de seus dias. Ele termina o capítulo 23 dizendo:

"Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas. A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade; para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.
Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre a presente geração.

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!
Eis que a vossa casa vos ficará deserta". 
 

(Mateus 23.34-38 - o grifo é meu)

A Escritura que eu acho mais interessante a respeito do que estava escrito contra Israel está em Levítico 26.29 que diz: "Comereis a carne de vossos filhos e de vossas filhas". Isto se cumpriu no cerco a Jerusalém, veja:

"Josefo diz que devido ao cerco das tropas romanas, houve grande carestia em Jerusalém. “Enquanto tudo isso se passava, em redor do templo, a fome e a carestia faziam tal devastação na cidade que o número dos que ela destruía era impossível de se conhecer” (Livro sexto Cap.19:458). Os famintos moradores de Jerusalém comiam até mesmo a sola dos sapatos, o couro dos escudos ou um punhado de feno podre. Josefo ainda relata o caso de uma mãe que comeu o seu próprio filho".[2]

 

"para se cumprir tudo o que está escrito" 

Ainda sobre esta parte de Lucas 21.22, devemos tomar cuidado com o uso da palavra "tudo" ou "todos". Qualquer estudante cuidadoso das Escrituras deve reconhecer que a palavra "todos" não exige necessariamente universalidade.

Kenneth L. Gentry, Jr. mostra um exemplo disso ao citar Mateus 3:5. Neste versículo "lemos que "toda a Judéia" estava saindo para ouvir João Batista. Nenhum comentarista respeitável acredita que exatamente cada cidadão da Judéia reuniu-se em torno de João. Na parábola de Jesus em Mateus 13:32, lemos sobre o grão de mostarda. "Esta é menor do que todas as outras sementes". Ninguém familiarizado com botânica acredita que Jesus erroneamente declara que a semente de mostarda seja absolutamente menor que "todas as outras sementes". Em 1ª Timóteo 6:10 Paulo adverte que "o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal". Nós certamente não acreditamos que Adão e Eva comeram do fruto proibido devido ao seu amor pelo dinheiro".[3]

Em segundo lugar, ensinar baseado em Lucas 21.22 que tudo foi cumprido no ano 70 d.C. traz outros embaraços para o Preterismo Completo. Se ensinarmos que por volta do ano 70 d.C. foram "os dias" em que todas as profecias da Bíblia foram cumpridas, certamente teremos alguns problemas. Por exemplo, a profecia acerca da crucificação de Jesus aconteceu 40 anos antes do ano 70 d.C., e não nos "dias [que] são de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito". O derramamento do Espírito Santo também cumpriu-se 40 anos antes da queda de Jerusalém, e não nos dias que "são de vingança".

Lemos no evangelho de Mateus que uma profecia após a outra estava sendo cumpridas durante o ministério terreno de Cristo, muito antes dos dias "de vingança" (veja Mateus 1:22; 2:15, 17, 23; 8:17; 12:17; 13:14, 35, 21, 4; 26:56; 27:9).

Em Lucas 4:21, Cristo cita uma declaração de Isaías: "Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir". Por isto, o preterista completo está terrivelmente equivocado ao afirmar que "estes dias" do julgamento de Jerusalém testemunhou absolutamente todas as profecias sendo cumpridas.[4]

Jesus pronunciou as palavras de Lucas 21:22, foi por volta do ano 30 d.C., muito antes de qualquer livro do Novo Testamento ter sido escrito. Note que Jesus diz que serão cumpridas as coisas que já estavam escritas.

O verbo da frase "está escrito" é um particípio passivo perfeito. Ele está falando dessas profecias como já tendo sido escritas. Ou seja, ele está se referindo às profecias do Antigo Testamento (cf. linguagem semelhante em Mateus 4:4, 6, 7, 10). Ele não diz nada sobre posteriores escritos proféticos do Novo Testamento que naquela ocasião ainda não tinham sido escritos.[5]

Outro texto usado pelo preterismo completo para dizer que tudo se cumpriu no primeiro século, está em Apocalipse 1.1"Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João...". (o grifo é meu)

Segundo os preteristas completos, uma vez que "as coisas" descritas no Apocalipse teriam seu cumprimento em breve, logo toda a profecia do livro se cumpriu no ano 70 d.C. O fato é que se João quisesse dizer que TODAS as profecias teriam seu cumprimento em breve, poderia ter escrito assim: "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos TODAS as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João...".

Por outro lado, algumas coisas - pelo menos os dois últimos capítulos do Apocalipse - não poderiam ser cumpridas dentro daquela geração. Um exemplo disto é o Juízo Final, a ressurreição dos mortos e toda era milenar.

O preterismo completo possui um material muito bom para nos ensinar sobre o cerco a Jerusalém e sobre o cumprimento das profecias dentro daquela geração de 70 d.C., mas, infelizmente, peca muito ao ensinar que a ressurreição dos mortos, o Juízo Final, o arrebatamento e a Segunda vinda de Cristo ocorreram no ano 70 d.C. Isto faz do preterismo completo uma grave heresia!


Extraído de: 

http://www.revistacrista.org/Preterismo_Toda%20Profecia%20foi%20Cumprida.htm
........
............................................

César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.

Site: www.revistacrista.org
E-mail: ultimachamada@bol.com.br

_____________________________
Notas:

1. Preterismo Completo. Ver nosso glossário de palavras usadas
... na escatologia bíblica: www.revistacrista.org/glossario.htm

2. Revista Cristã Última Chamada. Edição de Dezembro de 2011, pg. 7.
... Site: www.revistacrista.org

3. Artigo: Os Textos-Prova do Preterismo Completo
... Autor: Kenneth L. Gentry, Jr.
... Fonte: www.postmillennialismtoday.com/2014/02/26/hyperpreterisms-empty-proof-text/

4. Esse trecho foi baseado no texto de Kenneth L. Gentry, Jr., idem nº 3.

5. Esse trecho foi baseado no texto de Kenneth L. Gentry, Jr., idem nº 3.