quinta-feira, 6 de junho de 2013

Podem Se Perder Aqueles que o Senhor Comprou? (por Frank Brito)

Bookmark and Share Bookmark and Share
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição”. 
(II Pedro 2:1, Almeida Corrigida e Fiel)

Este é um texto frequentemente usado para defender que um verdadeiro salvo pode acabar perdendo sua salvação. Pois o texto fala de “falsos doutores” que “negarão o Senhor que os resgatou“. Isso não significa que eles já foram uma vez salvos e deixaram de ser por meio de suas “heresias de perdição”?
O primeiro problema aqui, ao meu ver, é que a Almeida Corrigida e Fiel não deveria ter usado a palavra “resgatou”. A palavra traduzida como “resgatou” neste verso é a palavra ἀγοράζω – agorazo no grego. De fato, agorazo pode se referir a resgate. Mas, neste contexto específico, a tradução mais adequada seria “comprar”, não “resgatar”. A tradução deste verso na King James Version em inglês é melhor, pois usa o verbo “bought” que é “comprou”:
“But there were false prophets also among the people, even as there shall be false teachers among you, who privily shall bring in damnable heresies, even denying the Lord that bought them, and bring upon themselves swift destruction”. (II Pe 2:1)
É assim que a palavra é traduzida pela própria Almeida Corrigida e Fiel em outros textos:
“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra (ἀγοράζω – agorazo) aquele campo”. (Mateus 13:44)
“E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a (ἀγοράζω – agorazo)“. (Mateus 13:46)
“E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem (ἀγοράζω – agorazo) comida para si”. (Mateus 14:15)
“Aconselho-te que de mim compres (ἀγοράζω – agorazo) ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”. (Apocalipse 3:18)
II Pedro 2:1, então, diz simplesmente que “o Senhor que os comprou“. Mas isso não é equivalente a dizer que eles foram convertidos e salvos pelo Senhor. Por meio dos méritos adquiridos na cruz, Jesus Cristo “comprou” todos os homens, sem exceção, não somente a salvação eterna dos eleitos. É por isso que tudo e todos Lhe pertencem, sendo Ele o Senhor de tudo e de todos:
“Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão“. (Salmo 2:6-8)
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”. (Mateus 28:18)
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. (Filipenses 2:5-11)
Os eleitos pertencem a Cristo de uma maneira especial porque eles foram comprados por Cristo para a salvação eterna. Mas, de maneira ampla, tudo e todos pertencem a Jesus Cristo, que adquiriu “todo o poder no céu e na terra” (Mt 28:18), autoridade até mesmo sobre “falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição” (II Pe 2:1). Quanto aos que Ele comprou para a salvação eterna, Cristo falou claramente: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, enunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (Jo 10:27-28)