segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Dia da Bastilha e Por que os Cristãos não devem Comemorar a Revolução Francesa (por Peter Hammond)

Bookmark and Share Bookmark and Share

Bastilha

O 14 de julho é celebrado na França como a Celebração Nacional Francesa. Comemora a tomada da Bastilha e a instauração da Revolução Francesa.


Este artigo pode ser visto em PowerPoint aqui.


Um tempo de turbulência

A Revolução Francesa foi um dos eventos mais influentes da história moderna. O período de dez anos de 1789 a 1799, quando a França passou de uma Monarquia a uma República, a um Reinado de Terror e à Ditadura, foi um dos tempos mais tumultuosos da história Européia.

Mito e Realidade

Muitos mitos e lendas românticas foram escritas sobre o que alguns políticos gostariam que a Revolução Francesa tivesse sido, mas a realidade é que a Revolução Francesa foi um horror monstruoso. Em nome da "liberdade, igualdade, fraternidade ou morte" mais de 40.000 pessoas foram decaptadas em guilhotinas, 300.000 pessoas foram executadas publicamente por esquadrões de tiro, afogamentos e outros métodos de assassinato em massa e, finalmente, muitos milhões morreram nos 25 anos de guerra e revoltas que resultaram dela.

O Protótipo de Revolução

A Revolução Francesa tem sido a inspiração e modelo para todas as revoluções socialistas e comunistas na história moderna.

Design Deliberado

Lord Acton em suas Leituras sobre a Revolução Francesa observou: "O espantoso na Revolução Francesa não é o tumulto, mas o design. Atravessando todo o fogo e a fumaça, percebemos a evidência da organização calculista. Os administradores permanecem cuidadosamente escondidos e mascarados; mas não há dúvida sobre sua presença desde o começo."

Ferramentas da Revolução

As ferramentas da Revolução Francesa foram: a informação, a propaganda, a subversão da linguagem, a maldade, a inveja, o ódio, o ciúme, o assassinato em massa e o aventureirismo militar estrangeiro como desvio para dispersar as massas em relação ao fracasso do governo. Essas ferramentas foram implementadas por revolucionários mais modernos: Vladimir Lênin, Trotsky, Joseph Stalin, Mao Tse Tung, Fidel Castro, Che Guevara, Patrice Lumumba, Nicolai Ceausescu, Pol Pot, Ho Chi Minh e Robert Mugabe.

Ideias Revolucionárias

O poder louco e desencantado continuou a louvar a Revolução Francesa e a tentar replicar seus ideais em revoluções distantes, como a Rússia, China, Cuba, Coréia do Norte, Vietnã, Laos, Camboja, Etiópia, Moçambique, Angola, Congo e Zimbábue. As forças demoníacas e as idéias iluministas de filósofos humanistas como Jean-Jacques Rousseau e Voltaire prepararam o terreno para a revolução.

Desencanto e degeneração

O historiador Otto Scott observou: "Os intelectuais franceses, as classes médias e altas se envergonharam de seu país, história e instituições. Esse fenômeno nunca antes surgiu em nenhuma nação ou raça ao longo da longa história da humanidade ... um grande afrouxamento começou, o país lentamente se separou ... pela primeira vez desde os dias decadentes de Roma, a pornografia emergiu de seus antros e circulou abertamente em uma nação civilizada. A Igreja Católica na França foi inteiramente destruída, os sacerdotes perderam a fé junto com a congregações, cultos estranhos, rituais sexuais, magia negra, satanismo. A perversão tornou-se não apenas aceitável, mas de bom gosto. Os homossexuais realizavam bailes públicos aos quais os heterossexuais eram convidados e a polícia guardava suas carruagens ... o ar ficou denso com planos de reestruturação e reconstrução de toda a sociedade e instituições francesas tradicionais ". (Scott O. Robespierre, The Fool as Revolutionary - Inside the French Revolution, The Reformer Library, Nova York, 1974.)

O papel das mídias de notícias

"Os herdeiros do Iluminismo do final do século XVIII ... lançaram a primeira Revolução em toda a história contra as idéias do cristianismo e o Deus do cristianismo ... a imprensa ... foi a ponta de lança, a fonte e o combustível para essas discussões. ... as revistas eram misturas da política e sujeira. Admiravam os agitadores de forma extravagante e nunca falavam da Igreja sem menção de escândalo, nem o governo sem críticas. Eles contavam fortemente com narrativas de pecado em altos postos e ultrajes cometidos pelo tribunal; nenhum nome, por mais altamente colocado e ilustre, escapou ... através de seus diários e panfletos ... podiam distorcer, colorir, alegar, argumentar, mentir, relatar e denunciar a informação sobre a qual o equilíbrio do reino dependia." (Otto Scott, Robespierre)

A crise da dívida

O envolvimento francês na Guerra Americana da Independência contra a Grã-Bretanha criou uma dívida enorme para a França. Esta dívida aumentou as crises financeiras que começaram com o envolvimento da França na desastrosa Guerra dos Sete Anos anterior contra a Grã-Bretanha e a Prússia. A dívida colossal aumentou as crises financeiras que levaram o estado francês à falência.

Recuperação Impedida

O rei Luís XVI começou seu reinado sabiamente. Ele descartou o grande número de ministros corruptos e incompetentes herdados do tribunal de seu pai, Luís XV, e nomeou um excelente economista, Anne Robert Jacques Turgot, como Controlador Geral. Turgot propôs soluções drásticas para as crises da França: o cancelamento dos privilégios fiscais para os nobres, a abolição dos monopólios industriais, a remoção de restrições à livre iniciativa e outras medidas práticas ousadas. No entanto, os nobres pressionaram Luis XVI a demitir Turgot.

Medidas para interromper o intervalo para evitar o colapso econômico

O jovem banqueiro Jacques Necker recebeu então a tarefa de administrar a economia falida incontrolável. Ele experimentou valentemente algumas medidas a curto prazo para evitar o inevitável colapso econômico. Mas quando ele tentou avançar para a adoção das estratégias de livre mercado de Turgot, os nobres privilegiados e a classe média rica forçaram o rei a demiti-lo também. Isto foi em 1781. Luis confiou um homem infeliz depois de outro com as crises financeiras, mas tudo em vão. A classificação de crédito internacional da França estava caindo e o país já não conseguia garantir empréstimos.

Falência

Em meados de 1788, o governo tornou-se paralisado e não era mais capaz de evitar a falência. O rei foi forçado a re-instaurar Necker e pedir uma reunião dos Estados-Gerais a ser convocada em maio de 1789.

Estados Gerais

Os Estados Gerais consistiam em três casas, o primeiro Estado era o Clero, o segundo Estado era o nobre e o terceiro Estado eram comerciantes e pessoas comuns. Embora a terceira casa tenha duas vezes mais pessoas que as outras casas, cada casa foi entendida historicamente para ter apenas um voto. O governo de Luis não especificou como as três casas dos Estados-Gerais funcionariam, nem lhes forneceu nenhuma Agenda ou Constituição.

A Assembléia Nacional

Os plebeus na terceira casa se organizaram corajosamente como uma Assembléia Nacional autônoma. Os nobres ficaram indignados e convenceram Luis XVI a enviar tropas para bloquear o salão onde a Assembléia planejava se encontrar. O terceiro Estado então se encontrou em uma pista de tênis nas proximidades e prometeu continuar em sessão até que pudessem completar uma nova Constituição para o país. Esta foi uma rebelião absoluta contra a autoridade do rei. No entanto, em 27 de junho de 1789, Luis ordenou que os outros dois estados se juntassem aos plebeus em uma nova assembléia combinada.

Os Liberais

A Assembléia Nacional passou a maior parte do tempo a debater as últimas teorias filosóficas e políticas. O marquês de Lafayette, que conquistou a fama por meio de seu envolvimento na guerra americana de independência, abraçou a causa da liberdade e reuniu a ala liberal de nobres ao seu redor. O Conde de Mirabeau dominou a Assembléia através de sua campanha eloquente para uma monarquia constitucional.

Os Fanáticos

Os extremistas mais fanáticos gravitaram para Maximillien Robespierre, que era um forte devoto dos escritos dos filósofos radicais Jean-Jacques Rousseau e Voltaire. Rousseau escreveu isso: "É necessário ter uma força coesa para organizar e coordenar os movimentos de (sociedades), membros". Rousseau defendeu uma campanha constante pela "igualdade", a fim de manter uma atmosfera de medo onde as diferenças individuais não serão toleradas. Inspiradas pelo desafio da Assembléia e provocadas por panfletos e discursos revolucionários, as multidões começaram a percorrer as ruas de Paris atacando e assassinando oficiais reais.

Caos coordenado

A casa financeira da França entrou em colapso. O capital fugiu do país e resultou em crise econômica. Uma série de eventos combinados criaram escassez de alimentos e fome. Agitadores atravessaram o campo para destruir as lojas de grãos e aterrorizar os habitantes. As multidões contratadas organizaram tumultos "espontâneos" em Paris. Os poderes do governo então entraram em colapso. Tudo se desfez com uma coordenação assombrosa.

Reação

Em reação, alguns dos nobres persuadiram o rei a procurar reafirmar a autoridade real. Soldados foram demandados nas ruas de Paris como uma demonstração de força. A aparência dos soldados inspirou multidões a aproveitar as armas que pudessem encontrar e a assaltar a antiga fortaleza da Bastilha.

Revolução

A Revolução Francesa é oficialmente datada de: 14 de julho de 1789. A Bastilha tornou-se um símbolo de tirania detestada e muita lenda surgiu a partir deste evento. Não havia prisioneiros políticos na Bastilha naquela época, e apesar do fato de o tenente-governador da Bastilha, o Sr. de Launay, ter garantido salvo-conduto e entregue a fortaleza sob uma bandeira branca de trégua, a multidão massacrou seus soldados e o governador, cortando a suas cabeças e carregando-os em lanças pelas ruas. À medida que as partes do corpo dos defensores da Bastilha foram ostentadas pelas ruas, apenas sete presos foram encontrados na Bastilha. Quando a notícia chegou ao palácio de Versalhes, o rei Luís ficou atônito: "Isto é revolta!" Ele disse. O Duque de la Rochefoucauld-Liancourt respondeu: "Não, Sir, é uma Revolução!"

Apaziguamento

No dia seguinte, o rei Luis chegou, vestido simplesmente e sem guarda-costas ou atendentes, e falou na Assembléia Nacional. Ele ordenou que as tropas deixassem Paris, para que as pessoas não tivessem motivos para temer o rei. Luis assegurou-lhes que tinha confiança na Assembléia. Os deputados levantaram-se aplaudindo com grande fervor. 88 dos deputados se reuniram na Câmara Municipal de Paris e se revezaram para falar com a enorme multidão da varanda. O célebre Lafayette, de 32 anos, foi eleito Geral da Guarda Nacional.

Deterioração

Enquanto muitos pareciam otimistas sobre o futuro, Maria Antonieta estava cheia de pressentimentos e queimava seus documentos privados. Nobres fugiram do tribunal e do país, com muitos colonos na fronteira. No dia 17 de julho, o rei viajou para Paris para se identificar com a multidão revolucionária. Em outubro, uma multidão marchou para Versalhes, exigindo que o rei transferisse sua residência para Paris. Em 6 de outubro, a família real foi acompanhada pelos manifestantes a Paris, onde podiam estar sob o controle dos revolucionários.

Manipulação das Massas

Otto Scott observou que: "Paris, como a nação, foi dividida entre os politicamente ativos e passivos, entre os muitos confusos, desorganizados e abstraídos e os altamente concentrados e organizados". (Robespierre).

Radicalização

Dois clubes passaram a dominar a Assembléia neste momento: os Cordeliers foram conduzidos por Georges Jacques Danton e Jean Paul Marat. Os jacobinos foram habilmente conduzidos por Robespierre.

A origem da Esquerda

Foi na Revolução Francesa que os termos "esquerda" e "direita" foram cunhados. Aqueles à esquerda eram os Radicais, que adotaram orgulhosamente a descrição como símbolo do seu desafio Revolucionário à tradição cristã, que sempre representava os que estavam à mão direita de Deus como salvos e aqueles à esquerda como condenados. (James Billington, Fire in the Minds of Men: Origin of the Revolutionary Faith).

O Sequestro da Igreja

Em 4 de agosto de 1789, os Nobres e o Clero renunciaram a seus privilégios em nome da igualdade revolucionária. Em 2 de novembro de 1789, a Assembléia votou para confiscar a propriedade da igreja e emitir novo papel-moeda, chamado Assignats. Isso provocou uma inflação desenfreada. Em julho de 1790, a Assembléia nacionalizou a Igreja Católica Romana através da promulgação da Constituição Civil do Clero. A Assembléia comprometeu-se a pagar os salários dos sacerdotes do Tesouro Nacional e a criar uma igreja francesa sob o controle do governo. O Papa Pio VI excomungou todos os clérigos que fizeram o novo juramento exigido pela Assembléia. A maioria dos clérigos se recusou a prestar juramento e foram expulsos de seus púlpitos e paróquias. A França foi dividida em 83 departamentos (condados).

Declaração dos Direitos do Homem

A Assembléia Nacional produziu a Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadãos. Embora isso tenha sido modelado após a Declaração de Direitos Inglesa de 1689 e a Declaração de Direitos Americana, que havia sido anexada à Constituição dos Estados Unidos, a Declaração francesa incorporava idéias principalmente humanistas do Iluminismo. Ao tentar adotar muitas das formas da Magna Carta orientada para a Bíblia e da Declaração de Direitos de Inglês, a Declaração Francesa dos Direitos do Homem não reconheceu o Criador e ignorou os fundamentos bíblicos para a verdadeira liberdade. Uma nova Constituição foi concluída em 1791, com uma legislatura unicameral eleita por "cidadãos ativos". Antes de Mirabeau morrer, em abril de 1791, ele previu que todos os esforços bem deliberados na Reforma colapsariam e seriam lavados em um banho de sangue.

Abolindo a monarquia

Luis XVI tentou fugir com sua família da França na noite de 20 de junho de 1791. Quando os radicais os descobriram, eles bloquearam seu caminho e escoltaram a família real de volta a Paris. Danton e Robespierre aproveitaram este evento como uma oportunidade para proclamar que a França era uma República. À medida que a nova Assembléia Legislativa se reuniu, 1 de outubro de 1791, os Girondinos propuseram a substituição da Constituição aprovada e a criação de uma República.

Guerra

Profundamente preocupado com o destino da família real, a Áustria, governada por Leopoldo II, o irmão de Maria Antonieta, se preparou para invadir a França. A Assembléia declarou guerra à Áustria em 1792. Os franceses foram logo derrotados pelos austríacos e pelos prussianos.

Massacre

A multidão invadiu a residência do rei e massacrou os guardas Suíços reais. A Assembléia votou para depor o rei e escrever uma nova constituição. Em 10 de agosto de 1792, o governo municipal foi derrubado e Danton tornou-se o ditador nacional autodenominado. Toda a população masculina foi convocada para o serviço militar e a produção de armas se deu em alta velocidade. Em setembro de 1792, as multidões terroristas atravessaram as prisões e massacraram milhares de prisioneiros, incluindo muitos nobres que haviam sido presos por nenhum outro motivo senão o de serem da nobreza.

Matando o Rei

Uma nova Convenção Nacional foi convocada em 21 de setembro de 1792 para escrever uma nova constituição. Em dezembro, a Convenção convocou o rei deposto, Luis Capet, como ele era chamado agora. Em 21 de janeiro de 1793, o rei Luís XVI foi decapitado na guilhotina.

Coalizão Contra a Revolução

Toda a Europa ficou horrorizada e uma coalizão foi formada contra a França. A Áustria, a Inglaterra, a Holanda, a Prússia, a Espanha e o Piemonte prepararam-se para restaurar a França e impediram a exportação da revolução para as suas próprias regiões.

O Reino do Terror

Os Jacobinos mobilizaram a multidão para invadir a Convenção e prender os 31 líderes Girondinos. Isto lançou o Reino do Terror, que começou oficialmente em 2 de junho de 1793. Robespierre estabeleceu o Comitê de Segurança Pública. Uma política de terror público em massa foi desencadeada com os Tribunais Revolucionários, em que todos os "inimigos da Revolução" foram sumariamente julgados. As meras acusações equivaliam a veredictos de culpa. Os julgamentos foram abruptos sem oportunidade real concedida ao acusado para preparar ou apresentar qualquer defesa. Os acusados ??foram rapidamente condenados e levados à guilhotina.

Matando a Rainha

A rainha, Maria Antonieta, de 38 anos, foi presa pela zombaria a um julgamento e guilhotinada no dia 16 de outubro. Seu filho, mais tarde reconhecido como Luís XVII, morreu como resultado de um tratamento desumano por seus carcereiros revolucionários.

Cabeças Rolam

Vinte e um líderes girondistas, incluindo a senhora Roland, também foram decapitados logo após a rainha. O duque de Orleans que se juntou aos jacobinos e tomou o nome do cidadão Egaliter, mesmo votando pela morte de seu primo, o Rei, também foi executado.

Destruição

O Reino do Terror se espalhou por toda a França. Quando uma cidade procurava resistir, era destruída. Os revolucionários criaram um pilar fora de Lyon inscrito: "Lyon travou a guerra contra a liberdade. Lyons não existe mais". Toulon foi subjugada sob a liderança de um jovem oficial de artilharia da Córsega, Napoleão Bonaparte.

Guerra contra Deus

O Comitê de Segurança Pública lançou uma depravada guerra atéía contra o Cristianismo. Eles inventaram uma nova religião que eles chamaram de Culto da Razão. Em um festival na Catedral de Notre Dame, em Paris, uma atriz foi entronizada como a "deusa dos franceses". A França foi renomeada "A República da Virtude". A Roma antiga foi levantada como modelo. A imprensa e os teatros foram transformados em instrumentos para propaganda estatal. A moda mudou para as vestes romanas imorais. Mais de 2.000 igrejas foram renomeadas Templos da Razão e sequestradas para a promoção deste culto.

Uma religião secular

O historiador Arnold Toynbee escreveu: "Na Revolução, uma sinistra religião antiga repentinamente eclodiu novamente com violência elementar ... o culto fanático do poder humano coletivo. O Terror foi apenas o primeiro dos crimes de massa cometidos ... em nome das religiões do mal ". (John Willson, The gods of Revolution).

Colapso

Os revolucionários começaram a se voltar um contra o outro. Danton foi executado em 5 de abril de 1794. Em 7 de maio, Robespierre procurou impor uma nova religião na França, declarando um novo calendário para substituir o calendário cristão. 21 de setembro de 1792, o dia em que a monarquia acabou, foi declarado o primeiro dia do ano um de seus calendários revolucionários. Robespierre se nomeou sumo sacerdote do Ser Supremo neste novo culto.

Colhendo o que eles semearam

Em 27 de julho de 1794, Robespierre e 20 outros capatazes foram capturados e executados pelos sobreviventes da Convenção. Mais de 40 mil vítimas foram assassinadas, colhendo a guilhotina sob o reinado do terror. Mais de dois terços dessas vítimas foram camponeses, artesãos e trabalhadores. Quando Madame Roland foi levada para a plataforma para ser guilhotinada, ela encarou a estátua da deusa Liberdade e gritou: "Ó Liberdade, Liberdade! Que crimes são cometidos em seu nome!"

Desencadeando Forças de Destruição

O fim do reinado do terror não foi o fim da Revolução Francesa. Seguir-se-ia pelo Diretório e pela Ditadura eventualmente culminando no Império de Napoleão que envolveu toda a Europa em guerra desastrosa. Mesmo após a morte de Robespierre, a Revolução continuou a falar sobre liberdade e igualdade, lutar contra a Fé Cristã e inspirar mais comunas, vozes de virtude, Vladimir Lênins, Joseph Stalins, Fidel Castros e Mao Tse Tungs.

Tirania revolucionária

A Revolução Francesa foi o protótipo, seguida da Revolução Russa, da Revolução Chinesa, da Revolução Cubana, da Revolução Cambojana, da Revolução Vietnamita, da Revolução da Etiópia, da Revolução Moçambicana, da Revolução Angolana, da Revolução do Zimbabwe e de muitas outras. Em todos os casos, provaram que os revolucionários de ontem se tornaram os tiranos e os ditadores de amanhã.

"Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção". (2 Pedro 2:19)



Traduzido livremente de:
http://www.reformationsa.org/index.php/history/331-what-is-bastille-day-celebrating