quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"Resumíssimo" sobre predestinação

Bookmark and Share Bookmark and Share
Encontrei um arquivo aqui no computador que foi um dos primeiros que li na época da minha transição da visão sinergista para a monergista

As explicações são curtas, portanto possibilitam algumas questões, mas apresentam o básico para a interpretação da predestinação nos textos bíblicos..

Não me lembro qual o autor ou mesmo onde tive acesso a esse texto, mas resolvi divulgar:




I. TEXTOS BÍBLICOS SOBRE A PREDESTINAÇÃO:




II. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Como vimos pelos textos acima, não resta dúvidas de que DE FATO há pessoas a quem Deus, desde a eternidade, escolheu para serem salvas. A questão é: Não seria isso injusto da parte de Deus?

Em princípio a Bíblia nos revela que Deus é amor e justiça, logo, toda ação de Deus é justa, quer nós a entendamos ou não, quer concordemos com ela ou não, inclusive a Predestinação, passando por suas ordens de destruir completamente os povos que viviam em Canaã à época da conquista da Terra Prometida.

Vamos raciocinar por partes, ordenadamente:

1) Quem tem direito à salvação? (Rm 3.23; Is 64.6; Rm 3.10-12) => NINGUÉM

2) Qual o destino da humanidade em seu estado natural? => O INFERNO

3) Por que o homem natural tem esse destino? => Por causa do seu pecado

4) Deus providenciou a salvação. Quantos homens em relação a TODA humanidade a alcançam? (Mt 7.13-14; Mt 20.16; Mt 22.14) => POUCOS

5) Quem são os poucos que alcançam a salvação? (Jo 6.37,44,45; 10.26-29; 15.16) => Somente aqueles a quem Deus, através da atuação do Espírito Santo (que é quem convence do pecado, da justiça e do juízo - Jo 16.8), leva a Jesus.

6) Como se dá a salvação? (Ef 2.8; Rm 3.20; Tt 3.5; Gl 2.16) => Pela graça, mediante a fé. Vamos analisar Ef 2.8 => A fé é um dom de Deus que nos vem pela graça igualmente, e só a recebem os escolhidos (At 18.27; Mt 11.27; Jo 6.65; Rm 12.3; I Co 12.8,9; Hb 12.2)

Vemos, então, que TODA a iniciativa está centrada no Deus Soberano, que, não obstante pudesse ter deixado TODA humanidade ir para o inferno e continuar sendo justo, RESOLVEU, por Sua GRAÇA, tomar uma parte da humanidade para si, regenerando-a. Por que somente uma parte da humanidade e não toda humanidade? => Rm 9.19-24; Dt 29.29.


E quanto à vontade do homem? Deus não teria predestinado àqueles que Ele sabia de antemão que iriam crer?


1) Devemos ter em mente que o homem está morto espiritualmente e é rebelde contra Deus (Ef 2.1; I Co 2.14; Rm 8.5-7). Um morto não pode ressuscitar-se a si mesmo. É necessário uma atuação externa (note-se que Lázaro não ressuscitou por vontade própria, mesmo porque um morto já não a tem. Jesus impôs a Sua vontade sobre o corpo inerte de Lázaro).

2) Se dependesse do homem, a salvação não seria pela Graça, mas pelas obras, a obra de crer.

3) Se Deus só salvasse aqueles a quem Ele sabia que iriam crer, Deus não seria soberano, pois dependeria da vontade de Suas criaturas. Quando Pedro fala "eleitos segundo a presciência de Deus" não está querendo dizer "segundo a vidência de Deus". A PRESCIÊNCIA de Deus diz respeito às coisas que Ele sabe que ocorrerão pelo simples fato de que Ele DECRETOU que ocorressem, desde antes da fundação do mundo.


E quanto ao Livre Arbítrio?


Sinceramente nunca encontrei um só texto que fale de Livre Arbítrio. O que há são textos que falam sobre a Responsabilidade Humana. O homem vai para o inferno por causa do seu pecado pessoal. A vontade do homem é limitada por várias circunstâncias, até mesmo pelas opções de escolha que tem.



III. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Guardei o texto de At 13.48 como mais uma comprovação da realidade da Predestinação. Tal estudo é realmente difícil, porém, se visto sob a perspectiva correta, nos traz muita humildade e gratidão por saber que Deus, por Sua Graça, resolveu nos salvar, não porque sejamos melhores ou piores, mas unicamente por Sua Graça e Misericórdia. Retribuamos tão grande amor com vidas santas e serviço, "boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas". (Ef 2.10)



Alguns dos textos que evidenciam a eleição divina:


Romanos 8:28-33
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Romanos 9:9-33
Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor.Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?Como também diz em Oséias:Chamarei meu povo ao que não era meu povo;E amada à que não era amada.E sucederá que no lugar em que lhes foi dito:Vós não sois meu povo;Aí serão chamados filhos do Deus vivo.Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.E como antes disse Isaías:Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência,Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço;Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo;E todo aquele que crer nela não será confundido.

Efésios 1:4-5;11-12
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;

Romanos 11:5-10
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição;Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas.

1 Tessalonicenses 1:4
Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;

2 Tessalonicenses 2:10-13
E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;

2 Pedro 1:10-12
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.

Mateus 24:24
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

Marcos 13:19-22;27
Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitosque escolheu, abreviou aqueles dias.E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis.Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

Romanos 16:13
Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.


Colossenses 3:11-13
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

2 Timóteo 2:10
Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.

Tito 1:1
Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,

1 Pedro 1:1,2
Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

1 Pedro 2:8,9
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Apocalipse 17:14
Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

Salmos 139:15,16
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

2 Timóteo 1:7-9
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;

Atos 13:48
E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.

Filipenses 1:28,29
E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus.Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,

João 12:38-40
Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?Por isso não podiam crer, entào Isaías disse outra vez:Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.


Efésios 2:8-10
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

João 6:36-40
Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.