sexta-feira, 1 de maio de 2015

O que Deus estava fazendo antes da Criação?? (por Ken Ham)

Bookmark and Share Bookmark and Share
Traduzido de: Answers In Genesis

Uma das razões que as pessoas dão para rejeitar um universo jovem é que eles acham que isso de alguma forma limita Deus. Afinal, o que estava fazendo todo esse tempo antes da criação? Esta questão reflete uma incompreensão básica sobre Deus e o tempo.


Por causa da minha posição sobre um universo jovem, um homem se aproximou de mim e disse: "Mas não faz sentido acreditar em um universo jovem. Afinal, o que era Deus fazendo todo esse tempo antes que Ele criou? "

Eu respondi: "A que tempo você se refere?"

A pessoa respondeu: "Bem, não faz sentido dizer que Deus sempre existiu, e ainda assim Ele não criou o universo até apenas seis mil anos atrás." Aparentemente, ele estava preocupado sobre Deus ter tido uma vez um monte de tempo em Suas mãos sem nada para fazer.

Eu, então, passei a explicar que, porque Deus sempre existiu, então não faz sentido perguntar: "O que Deus estava fazendo todo esse tempo antes de criar?" Não importa o quão longe você tivesse que voltar no tempo, você ainda teria uma quantidade infinita de tempo antes dEle criar! Assim, mesmo se o universo tivesse bilhões ou trilhões ou quatrilhões de anos de idade, você ainda poderia fazer a mesma pergunta.

O tempo foi criado com o Universo

Eu, então, respondi: "Mas você está ignorando o fato de que não havia tempo antes de Deus criar."

O tempo é, na verdade, uma entidade criada. O primeiro versículo da Bíblia diz: "No princípio Deus criou os céus e a terra" (Gênesis 1: 1, ênfase adicionada).

Um estudo deste versículo revela que Deus criou o tempo, espaço e matéria no primeiro dia da Semana da Criação. Nenhum deles pode ter uma existência significativa sem os outros. Deus criou o universo espaço-massa-tempo. O espaço e a matéria devem existir no tempo, e o tempo requer espaço e matéria. Tempo só faz sentido se existir entidades físicas e eventos transpirem durante o tempo.

"No princípio. . . " É quando o tempo começou! Não havia tempo antes do tempo ser criado!

Deus é separado do tempo e do Universo

Quando eu estou ensinando as crianças, eu gosto de explicar isso desta maneira. Não houve "antes" de Deus criar. Não havia nem mesmo "nada"! Houve Deus existente na eternidade.

Isto é algo que os seres humanos, como seres finitos criados, nunca podem realmente entender. É por isso que a Bíblia deixa claro, há sempre um aspecto de "fé" para a nossa compreensão de Deus. Agora, a fé bíblica não é contra a razão, mas essas coisas vão além de nossa compreensão.
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
(Hebreus 11:6)
No Salmo 90:2 lemos: "Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus."

Então, o que era "antes" da criação? Deus existente de eternidade a eternidade - Deus existente na eternidade.

Você se lembra o que Deus disse a Moisés, quando ele perguntou a Deus quem ele deveria dizer que o enviou para liderar o seu povo da opressão do Egito?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: "EU SOU me enviou a vós."
(Êxodo 3:14).
Deus é o grande "EU SOU". Ele existe na eternidade. Ele não foi criado.

Em Apocalipse 1:8, lemos: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."

Isaías 43:10 registra estas palavras de Deus: "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."

Em outras palavras, é um erro falar sobre o que Deus estava fazendo "antes da criação", porque o conceito de tempo (antes, durante e depois) não veio a existir até o Dia Um da Semana da Criação. Deus existe Ele é - Ele é o eterno auto-existente. Ele está fora do tempo.

Deus queria que soubéssemos Seu Plano para a história, do começo ao fim

A Bíblia deixa claro que a existência de Deus é completamente separada da história deste universo, que começou em Gênesis 1:1. Em outras palavras, não existe tal coisa como "pré-histórico". A história começou quando ela foi gravado pela primeira vez - o primeiro primeiro versículo do Gênesis.

Agora, quando nós entendemos isso e, em seguida, também entendemos que toda a criação, incluindo Gênesis 1:1, foi realizada em seis dias, podemos começar a calcular há quanto tempo atrás Deus criou o mundo.

Êxodo 20:11 deixa claro que os céus e a terra (Gênesis 1:1) e tudo o resto (tudo o que está listado em Gênesis 1) foram criadas em seis dias: "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.".

Com base na forma como a palavra dia é usada em Gênesis 1, a criação tinha que ser de seis dias (de aproximadamente 24 horas) comuns. Muitos artigos técnicos e populares mostram que o contexto exije este significado.¹

Então a Bíblia lista genealogias muito específicas da linhagem do Messias em Gênesis 5 e Gênesis 11. Somos informados que Adão tinha 130 anos quando gerou Sete. Quando Sete tinha 105 anos de idade, gerou a Enos - e então essas listas continuam. Quando somam-se todas as datas e outras referências de tempo por toda a Escritura, então é claro que "No princípio. . . " Foi de cerca de seis mil anos atrás.²

Atualmente alguns líderes cristãos afirmam que a Bíblia não dá uma data absoluta para a criação, por isso não podemos saber quão antiga a criação realmente é. Mas é claro que a Bíblia não dá uma data para a criação. Entenda, se a Bíblia registrou que a criação foi há seis mil anos, então pelo fato da Bíblia ter sido concluída cerca de 2.000 anos atrás, a criação teria 8.000 anos de idade! E a Bíblia não usa termos como a.C. ou d.C. porque são convenções humanas baseadas aproximadamente no nascimento de Jesus.

No entanto, a Bíblia nos dá algo muito melhor do que uma data - uma história muito específica que nos permite não somente determinar a idade do universo, mas também conhecer todos os detalhes essenciais sobre plano de redenção de Deus desde o início dos tempos, incluindo a linhagem do Messias prometido.

Um último ponto: Em nenhuma parte da Bíblia encontramos qualquer sugestão de milhões ou bilhões de anos. A crença em milhões de anos é realmente parte da religião secular do homem, que tenta explicar a vida sem Deus, em vez de acreditar no verdadeiro relato das origens no Gênesis que começa "No princípio...."

A nossa capacidade de confiar na promessa de Deus de salvação depende de nossa capacidade de confiar em tudo que Ele diz sobre a história, do começo ao fim. Se não podemos confiar em Suas afirmações sobre o passado, como podemos confiar em Suas promessas sobre o futuro?

Felizmente nós servimos a um Deus em quem podemos confiar em cada detalhe. Embora Ele esteja além do espaço e do tempo, Ele se humilhou para Se tornar um homem e morreu na cruz por nossos pecados. Ele também nos deu um registro dessa história em Sua Palavra, para que possamos saber que é realmente verdade.



Ken Ham, um ex-professor de escola pública, é o fundador e presidente da Answers In Genesis. Foi editor e autor de vários livros sobre a autoridade da Palavra de Deus e do impacto do pensamento evolutivo sobre a nossa cultura, incluindo o recente best-seller, Already Gone.

Traduzido de:


¹ Por exemplo, veja (em inglês) “Biblical Age for the Earth,” capítulo 2 de "Old-Earth Creationism on Trial"

² Veja Bodie Hodge, “How Old Is the Earth?”. 
Traduzido aqui: Qual a idade da Terra?