domingo, 23 de janeiro de 2011

Satanás Nunca Foi Lúcifer (Ra McLaughlin)

Bookmark and Share Bookmark and Share
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto /  felipe@monergismo.com

Pergunta

Onde a Bíblia fala da queda do anjo perfeito Lúcifer, que se tornou ou é Satanás?

Resposta

Na verdade, a Bíblia não menciona isso. Alguns teólogos têm pensado que Isaías 14 relata a história da queda de Lúcifer, mas não é o caso. O capítulo é na verdade sobre o rei humano da Babilônia, e ela, usando uma linguagem metafórica, chama o rei de "a estrela da manhã" (Isaías 14:12), que é o planeta Vênus. Lúcifer é a palavra em latim para “estrela da manhã (como na Vulgata Latina em Isaías 14:12). Por causa da má interpretação de Isaías 14, lúcifer veio a ser associado com Satanás, e a ser usado como seu nome. A própria Bíblia não ensina algo específico sobre a queda de Satanás, mas ela nunca o chama de "Lúcifer". Ela chama Jesus de a "estrela da manhã" (Apocalipse 22:16), e em 2 Pedro 1:19 a Vulgata Latina fala de lúcifer nascendo nos corações dos crentes. 

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!"
(Isaías 14:12).
"Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração"
(2 Pedro 1:19).
"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã"
(Apocalipse 22:16).

Extraído de: