quarta-feira, 4 de maio de 2011

Existem Dois Tipos de Salvação? (Gary North)

Bookmark and Share Bookmark and Share

Gary North 

 Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto 
  

Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis. (1 Timóteo 4:10) 



Cristo é o Salvador de todos os homens. As palavras são inescapáveis. Isso significa salvação universal? Nenhum homem irá para o inferno? Isso é o que os chamados “universalistas” erroneamente crêem.


Bem, o que as palavras significam? Significam que existem dois tipos de salvação : comum e especial. Portanto, existem   dois   tipos de graça : comum e especial. A graça comum diz respeito à vida terrena e aos benefícios associados com ela. A graça especial relaciona-se com o exercício da fé salvadora de uma pessoa, que é possível somente por causa da graça soberana de Deus.


A palavra “salvar” está relacionada com “salvação”, que por sua vez relaciona-se com “ salve ”.  Uma   salve  é uma pomada de cura. Isso é uma boa  descrição da obra de Cristo no Calvário.   Cristo curou o universo inteiro por Sua morte . Por causa disso, Deus não destruiu o mundo no dia em que Adão se rebelou. Esta  salve  cura a alma de alguns homens e o meio-ambiente de todos os homens.


Esse é o motivo da salvação de Cristo ser abrangente. Ela afeta tudo, pois foi designada para curar todas as coisas progressivamente, e de forma final no dia do julgamento. Esse é o porquê a obediência à lei de Deus traz crescimento e progresso a longo alcance. Vivemos num universo ordeiro – ordenado pelo caráter ético de Deus.


Resposta Questionável:

“Jesus morreu para salvar almas. Ele não morreu para salvar civilizações, ou capacitar o Seu povo a edificar uma. O reino de Deus é interno, não externo. Tudo o que um cristão pode fazer para ordenar a própria vida é deixar o mundo. Assim, isso é o que deveríamos fazer:   deixar o mundo .” 



Minha Resposta :
Quando a Bíblia diz que Cristo é o salvador de todos os homens,  especialmente  daqueles que crêem, isso pode significar uma de duas coisas. Primeiro, Cristo salva todos os homens do inferno, mas dá bênçãos especiais àqueles que aceitam a Cristo durante duas vidas. Ou, em segundo lugar, isso significa que existem dois tipos de salvação, uma que cura o meio-ambiente (por Deus se refrear de destruir tudo em Sua ira) de todos os homens, e outra que cura as almas de alguns homens. Se tomarmos a primeira visão, não podemos explicar os ensinos de Cristo sobre o julgamento eterno. Isso nos leva à segunda visão.


Por que cremos que pode haver progresso, no tempo e sobre a Terra, antes do julgamento final? Não porque Cristo está retornando fisicamente para arrebatar Seus santos, e então estabelecer um reino milenar. Haverá um arrebatamento, mas esse acontecerá no dia do julgamento final (1 Coríntios 15:23-24). Cremos na   cura progressiva do mundo   porque Cristo morreu por este mundo. Sua morte não foi em vão.


Se Cristo morreu para salvar as almas de todos  os homens, e, todavia muitos perecem, então Sua morte foi parcialmente em vão. Mas Ele não morreu para salvar as  almas  de todos os homens.




Para estudo adicional: 

Nm. 14:21; Sl. 22:27-31; 72:19; Is. 11:9; 27:6; Zc. 14:9; Hb 8:11. 

Fonte:    75 Bible Questions Your Instructors Pray You Won’t Ask, Gary North, (Institute for Christian Economics, 1988), p.193-4.


Extraído de:
http://www.monergismo.com/textos/sotereologia/existem-dois-tipos-salvacao_gary-north.pdf