segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O Filho no Eclipse Solar- Observando com Owen, Edwards e Spurgeon (por Lewis Guest IV)

Bookmark and Share Bookmark and Share
O Criador é também o Redentor!

Hoje, muitos americanos esperam com ansiedade um evento que não acontece nos Estados Unidos há 38 anos, e não acontecerá novamente neste país até 2024: um eclipse total do sol. De Oregon a Carolina do Sul, os espectadores verão a lua passar ante o sol completamente "no caminho da totalidade". Alguns viajaram centenas de quilômetros para vê-lo e estão prontos, com seus óculos especiais de eclipse solar.

Parte da beleza literária da Bíblia é o modo como os escritores usaram objetos e eventos naturais, como um eclipse, como metáforas para transmitir e comunicar verdades espirituais. Seja o uso de Isaías a respeito da familiaridade de um boi com seu dono para tirar uma acusação mordaz à falta de conhecimento de Israel (Isaías 1:3), ou o uso de Jesus da semente de mostarda para explicar o reino dos céus (Mateus 13:31-32), escritores e comentaristas das Escrituras também usam a criação de Deus para transmitir verdades impactantes.

O vislumbre de John Owen sobre o eclipse total (em seu notável trabalho The Glory of Christ) é adequado para hoje, bem como dois breves vislumbres de Jonathan Edwards e Charles Spurgeon.

Quando você olhar para o céu hoje, ou rolar por imagens nas mídias sociais, você só verá o que todos vêem? Ou você verá mais, com os olhos da fé?

OWEN: VEJA A HUMILDADE DE CRISTO

Quando o sol está sob um eclipse total, não perde nada de sua beleza, luz e glória nativas. Ainda é o mesmo que foi desde o início, uma "grande luz para governar o dia". Para nós, aparece como um meteoro escuro e inútil, mas quando se liberta da interposição lunar para o seu aspecto adequado a nós, manifesta-se novamente a sua luz e glória naturais.
Assim foi com a natureza divina de Cristo, como antes declaramos. Ele velou a sua glória pela interposição da carne, por assumir nossa natureza como Sua, e, acrescido a isso, Ele assumiu a "forma de servo", de uma pessoa de grau médio ou baixo. Mas este eclipse temporário está sendo deixado no passado. Ele agora brilha em seu infinito brilho e beleza, que pertence à exaltação atual de Sua Pessoa.
E, quando aqueles que O viram aqui como um homem pobre, triste e perseguido, morrendo na cruz, virem-no em todas as infinitas e infinitas glórias de Sua natureza divina, manifestadas em Sua Pessoa, não poderão, senão, encher suas almas com alegria e admiração transcendentes! E este foi um motivo de Sua oração por eles enquanto ainda estava na terra, para que 'eles estivessem onde Ele estivesse para contemplar a Sua glória'; Pois Ele sabia quão inefável satisfação isso seria para eles para sempre.
(Obras de John Owen, 1:344)

EDWARDS: VEJA SUA MORTE E RESSURREIÇÃO

É um argumento de que o eclipse do sol é um tipo de morte de Cristo... O sol pode estar em um eclipse total, mas por muito pouco e muito menos que a lua, embora nenhum deles possa estar para sempre em um eclipse. Assim, Cristo não poderia, por causa de Sua glória e dignidade divinas, ter sido mantido na morte e da mesma maneira, não importa quantos os santos possam ser, não é possível que qualquer um deles seja detido por ela.
(Notas sobre as Escrituras, edição de Yale, 15:291)

SPURGEON: VEJA A SUA TOTAL SEGURANÇA NELE

Um eclipse total é uma das mais terríveis e grandes coisas que já serão vistas. Mas, graças a Deus, qualquer eclipse que aconteça com um cristão, nunca será um eclipse total. Há sempre um toque de conforto. Há sempre um crescente amor e misericórdia para brilhar sobre os filhos de Deus.
(New Park Street Pulpit Sermons, 4:151)

PARE PARA VER O FILHO

O eclipse de hoje durará menos de duas horas e então o sol voltará a ser visto com força total. Que bela imagem da glória de Cristo! Sua glória foi velada pela lua da carne humana. Ele não tinha nenhuma forma ou majestade para que devêssemos olhar para ele e nenhuma beleza para que devêssemos desejá-lo (Isaías 53:2); entretanto, Ele ainda era digno de ser estimado, mas foi desprezado e rejeitado. Eclipse total.

Deixe o eclipse total ser um grande ponteiro hoje. À medida que a lua cobre a face do sol, lembre-se da humilhação de Cristo em nosso favor, de sua morte na cruz por nós (e que a morte não poderia mantê-lo por muito tempo!), e da nossa inabalável e total segurança nele.



~ Lewis Guest IV
_______________________
Este artigo foi escrito por Lewis Guest IV, para o DesiringGod.com