Quando os povos indígenas descritos no capítulo anterior viviam suas próprias histórias no território que mais tarde seria chamado Brasil, do outro lado do Atlântico um pequeno reino europeu construía lentamente as condições que tornariam possível o encontro de 1500. Portugal não nasceu destinado a dominar os oceanos. A expansão marítima foi resultado de uma combinação particular de geografia, política, experiência militar, redes comerciais, conhecimentos náuticos, investimento régio, interesses econômicos e convicções religiosas acumuladas ao longo de mais de um século.
É comum resumir essa história com uma sequência de heróis: Infante D. Henrique, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama e, por fim, Pedro Álvares Cabral. Esses nomes são realmente importantes, mas uma narrativa centrada apenas neles esconde aquilo que tornou suas viagens possíveis. Atrás de cada expedição havia marinheiros, pilotos, cartógrafos, mercadores, artesãos, soldados, intérpretes, religiosos, financiadores e funcionários da Coroa. Havia também conhecimentos obtidos de muçulmanos, mediterrânicos, africanos e outros navegadores. A expansão portuguesa foi um empreendimento cumulativo, não a obra isolada de alguns gênios.
Também é importante evitar outra simplificação: a ideia de que Portugal saiu ao mar apenas “em busca de especiarias”. O comércio era decisivo, mas não estava sozinho. A documentação e a historiografia mostram a presença simultânea de motivações econômicas, políticas, estratégicas, dinásticas e religiosas. A evangelização de povos não cristãos foi um objetivo real e documentável, ainda que frequentemente estivesse entrelaçada ao ideal de cruzada, à guerra contra poderes islâmicos e à ampliação da autoridade régia. Reconhecer esse componente missionário não exige romantizar a expansão; negá-lo, por outro lado, empobrece a compreensão do mundo português do século XV. 1
Portugal antes do oceano: fronteira, guerra e consolidação do reino
Portugal formou-se na faixa ocidental da Península Ibérica em meio às guerras entre reinos cristãos e poderes islâmicos que marcaram durante séculos aquilo que a historiografia costuma chamar de Reconquista. Quando a expansão marítima começou no século XV, a memória dessas guerras ainda estava muito viva. A fronteira portuguesa com territórios muçulmanos na Península já havia desaparecido, mas o conflito religioso e militar continuava no norte da África e no Mediterrâneo.
Essa herança importa porque ajuda a explicar por que comércio, guerra e religião aparecem juntos desde os primeiros empreendimentos ultramarinos. Para um português do início do século XV, atacar uma cidade muçulmana no norte da África podia ser entendido simultaneamente como serviço ao rei, oportunidade de prestígio, ação militar, possibilidade de lucro e continuação de um ideal de cruzada. Separar essas motivações em caixas estanques seria impor uma mentalidade muito moderna aos agentes históricos.
Ao mesmo tempo, Portugal havia consolidado relativamente cedo uma monarquia territorial estável em comparação com outras regiões europeias. A crise de 1383–1385, que levou D. João I e a dinastia de Avis ao trono, fortaleceu uma nova elite de serviço régio e produziu vínculos entre Coroa, setores mercantis e nobreza militar. A vitória portuguesa em Aljubarrota contra Castela tornou-se parte importante da memória política do reino.
Essa estabilidade não significa ausência de conflitos internos nem que todo o país estivesse unido em torno de um projeto oceânico. Havia divergências sobre custos e prioridades. Mas a monarquia possuía capacidade crescente de organizar expedições, conceder monopólios e mobilizar recursos. Quando a expansão começou, não partiu de uma sociedade sem experiência administrativa.
A geografia também ajudava, embora não determinasse o resultado. Portugal possuía uma extensa fachada atlântica, tradição pesqueira e portos voltados para rotas marítimas. Lisboa já participava de circuitos comerciais europeus e mediterrânicos. Comerciantes genoveses, catalães, flamengos e de outras origens circulavam em redes que traziam técnicas, capitais e informações. Portugal estava na borda atlântica da Europa, mas não isolado.
Portanto, a explicação “Portugal navegou porque estava voltado para o mar” é insuficiente. Muitos territórios costeiros não lideraram expansões oceânicas. O que tornou o caso português particular foi a combinação entre litoral, experiência marítima, interesse régio, redes comerciais, tecnologia disponível e circunstâncias políticas.
Ceuta em 1415: o primeiro grande passo ultramarino
O marco tradicional da expansão portuguesa é a conquista de Ceuta, no norte da África, em 1415. A cidade possuía importância estratégica na entrada do Mediterrâneo e fazia parte de circuitos comerciais ligados ao Magrebe e às rotas africanas. Para a monarquia portuguesa, a operação prometia prestígio, possibilidades econômicas e avanço militar sobre um centro muçulmano.
A dimensão religiosa não era decorativa. O empreendimento estava inserido numa cultura em que a guerra contra poderes islâmicos podia receber significado de cruzada. Estudos históricos sobre o pensamento português posterior reconhecem em Ceuta a continuidade desse ideal, que permaneceria presente na expansão. 2
Mas a conquista também revelou limites. Controlar uma cidade estrangeira era mais difícil e caro do que conquistá-la. As expectativas comerciais não se realizaram da maneira imaginada, porque rotas podiam desviar-se e o domínio português não significava automaticamente acesso aos fluxos econômicos do interior africano.
Ceuta foi, portanto, uma experiência ambígua: simbolicamente prestigiosa e politicamente importante, mas também onerosa. Ela mostrou que expansão territorial e expansão comercial não eram necessariamente a mesma coisa.
Entre os participantes da conquista estavam os filhos de D. João I, incluindo o Infante D. Henrique. Sua trajetória seria posteriormente associada de maneira tão forte às navegações que ele receberia o apelido de “Navegador”, embora pessoalmente não tenha sido o comandante das grandes viagens que levaram seu nome à memória popular.
O papel de Henrique foi sobretudo de patrono, organizador e beneficiário de direitos ligados à expansão. Ele apoiou expedições, recebeu privilégios econômicos e esteve ligado à Ordem de Cristo. Sua importância é real, mas a imagem de um homem sentado em Sagres planejando sozinho a descoberta do mundo é construção posterior muito simplificada.
Infante D. Henrique e a chamada “Escola de Sagres”
Durante muito tempo, manuais escolares descreveram uma Escola de Sagres como instituição formal fundada pelo Infante D. Henrique, onde astrônomos, cartógrafos, matemáticos e navegadores de diferentes origens teriam sido reunidos para desenvolver sistematicamente a ciência náutica portuguesa. A imagem é poderosa, mas a historiografia moderna trata essa formulação com grande cautela.
Há segurança de que o Infante manteve interesses e estruturas no Algarve, que expedições foram patrocinadas sob sua influência e que conhecimentos náuticos se acumularam. O que não está igualmente documentado é uma “escola” no sentido institucional moderno, com prédio, professores, currículo e funcionamento regular comparável a uma academia naval posterior. A própria Academia de Marinha portuguesa registra a existência de estudos dedicados a Sagres – construindo a lenda, sinal de que a tradição é objeto de debate historiográfico. 3
O problema não precisa ser resolvido escolhendo entre “Sagres existiu” e “Sagres é mito” em termos absolutos. O mais seguro é afirmar que houve um ambiente de patronato, circulação de pilotos, produção de conhecimento e apoio a viagens associado ao Infante e ao sul de Portugal, mas a representação de uma escola científica formal é muito provavelmente uma reconstrução posterior.
Essa correção não diminui a capacidade portuguesa. Ao contrário, ajuda a compreender como o conhecimento náutico realmente se forma: pela soma de experiências de pilotos, observações de ventos e correntes, construção naval, cartografia, astronomia prática e registro de derrotas e sucessos. Não era necessário existir uma universidade marítima secreta para que houvesse inovação.
A própria expansão produzia conhecimento. Cada viagem acrescentava informações sobre costas, ilhas, profundidades, ventos e distâncias. Roteiros podiam ser corrigidos; mapas, atualizados; técnicas, refinadas. O conhecimento era cumulativo e frequentemente guardado como recurso estratégico.
Das ilhas atlânticas à costa africana: aprender antes de chegar à Índia
Antes de alcançar o extremo sul da África, os portugueses passaram décadas avançando progressivamente pelo Atlântico. Madeira, Açores, arquipélagos africanos e a costa ocidental do continente funcionaram como etapas de aprendizagem, comércio e colonização.
A Madeira, ocupada pelos portugueses no século XV, tornou-se uma experiência particularmente importante. Ali se desenvolveram agricultura comercial, produção de açúcar, uso de sistemas hidráulicos e formas de concessão de terra. A experiência madeirense terá impacto direto na colonização brasileira do século seguinte.
Os Açores também foram povoados e integrados à economia portuguesa, oferecendo pontos de escala e ampliando o conhecimento do Atlântico Norte. Mais ao sul, Cabo Verde se tornaria central para conexões africanas e atlânticas.
Essas ilhas demonstram que a expansão portuguesa não foi apenas uma sequência de viagens de reconhecimento. Também envolveu colonização. Povos, animais, plantas, instituições e sistemas econômicos foram transferidos para novos espaços. O modelo que depois seria adaptado ao Brasil já estava sendo experimentado em escala menor.
Ao longo da costa africana, o avanço foi gradual. Um dos obstáculos simbólicos e práticos era o cabo Bojador, na costa do atual Saara Ocidental. A passagem atribuída a Gil Eanes em 1434 tornou-se marco porque demonstrou que uma região cercada de medos náuticos e dificuldades podia ser ultrapassada e, mais importante, que os navios podiam retornar.
A partir daí, novas viagens ampliaram o contato com diferentes regiões africanas. Portugal deixou de enxergar o continente apenas pela fronteira marroquina e começou a participar mais intensamente de redes comerciais da África ocidental.
Esse avanço transformou o próprio objetivo das expedições. A busca por rotas e informações passou a produzir acesso a ouro, marfim, escravizados e outros bens. Ao mesmo tempo, os portugueses procuravam notícias sobre reinos cristãos que poderiam servir de aliados contra poderes islâmicos.
O ouro, a Guiné e a entrada portuguesa em redes africanas já existentes
Uma das grandes motivações econômicas da expansão era acessar diretamente o ouro africano. Durante séculos, redes transaarianas conectaram regiões produtoras da África Ocidental ao norte do continente e ao Mediterrâneo. Portugal não descobriu essas riquezas; procurou criar uma rota marítima que lhe permitisse participar mais diretamente do comércio.
É importante enfatizar esse ponto porque a linguagem dos “descobrimentos” pode produzir impressão de que os portugueses chegaram a espaços economicamente inertes. Na realidade, encontraram sociedades organizadas, comerciantes experientes e sistemas políticos capazes de negociar ou resistir.
À medida que avançavam pela costa, portugueses estabeleciam relações diferentes conforme a região. Em alguns pontos, negociavam com autoridades locais; em outros, usavam violência; em outros ainda, criavam fortalezas ou feitorias mediante acordos. Não existia um único modelo de interação com “a África”.
Em 1482, a construção de São Jorge da Mina, na costa do atual Gana, marcou novo nível de presença portuguesa. A fortaleza e feitoria serviam ao comércio de ouro e outros produtos e mostram como Portugal passou de viagens exploratórias a instituições permanentes em pontos estratégicos.
O comércio africano foi essencial para financiar e estimular a expansão. A Coroa concedia monopólios, cobrava direitos e utilizava receitas. Mercadores particulares também buscavam lucro. Assim, Estado e iniciativa privada se combinavam, como mais tarde ocorreria no Brasil.
Mas essa integração econômica teve uma dimensão moral particularmente grave: o crescimento do comércio de pessoas escravizadas.
O início do tráfico atlântico de escravizados
Os portugueses não inventaram a escravidão nem foram os primeiros a comerciar pessoas na África. Formas de cativeiro existiam em diferentes sociedades africanas, europeias e islâmicas. Contudo, as viagens portuguesas contribuíram decisivamente para a formação de um tráfico atlântico organizado que, nos séculos seguintes, alcançaria escala gigantesca e teria o Brasil como seu maior destino americano.
Nas primeiras décadas, houve episódios de captura direta de africanos por expedições portuguesas. Posteriormente, o comércio passou cada vez mais a depender de negociações com autoridades e intermediários africanos. Essa mudança não elimina a responsabilidade europeia: comprar uma pessoa capturada injustamente continua inserindo o comprador na cadeia de violência.
Também não é correto deslocar toda culpa para os portugueses como se sociedades africanas fossem passivas. Governantes, comerciantes e guerreiros africanos participaram de redes de captura e venda em diferentes contextos. O princípio de coerência exige reconhecer a responsabilidade de cada agente sem transformar isso em desculpa para nenhum deles.
O aspecto decisivo é a ampliação de demanda. Quando compradores externos oferecem mercadorias por cativos, guerras, punições e capturas podem ganhar novos incentivos econômicos. O comércio atlântico transformou relações regionais e criou um circuito que posteriormente abasteceria as plantações americanas.
“Aquele que furtar um homem e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.”
Do ponto de vista cristão, a existência de escravidão em diferentes sociedades não torna moralmente neutra a captura e venda de seres humanos. A mesma regra deve valer para europeu, africano, indígena ou qualquer outro agente.
Navios, ventos e instrumentos: por que a expansão foi possível
Nenhuma motivação econômica ou religiosa produziria expansão oceânica sem capacidade técnica. Portugal desenvolveu sua navegação combinando conhecimentos já existentes e adaptações progressivas. É um erro imaginar que um único inventor criou o sistema português de navegação.
A caravela tornou-se um dos navios mais associados às primeiras explorações. Pequena, relativamente leve e capaz de utilizar velas latinas em determinadas configurações, era útil para reconhecimento costeiro e navegação com ventos variados. Mais tarde, embarcações maiores, como naus, seriam fundamentais às rotas de grande carga para a Índia.
A bússola magnética já era conhecida fora de Portugal e possuía história anterior. O astrolábio também não foi invenção portuguesa. O mérito português esteve em adaptar instrumentos, práticas e tabelas à navegação oceânica e integrá-los a uma tradição prática de pilotos.
A latitude podia ser estimada observando a altura do Sol ou de estrelas. A longitude, porém, continuava muito mais difícil de determinar com precisão. Isso explica por que mapas do período podiam ser surpreendentemente bons em alguns aspectos e bastante imprecisos em outros.
A cartografia portuguesa incorporou experiências mediterrânicas e desenvolveu representações cada vez mais úteis das costas africanas. Portulanos, roteiros e cartas náuticas não eram apenas ilustrações: eram ferramentas de navegação e instrumentos de poder.
O conhecimento de ventos e correntes era ainda mais importante do que muitos instrumentos. Os navegadores aprenderam que retornar simplesmente pela mesma linha costeira nem sempre era possível. Em determinadas rotas, era melhor afastar-se para o oceano e procurar regimes de vento favoráveis.
A “volta do mar”: navegar para longe para conseguir voltar
Uma das grandes conquistas práticas da navegação portuguesa foi compreender sistemas de circulação atmosférica do Atlântico. A técnica conhecida como volta do mar ou volta do largo consistia, em determinadas situações, em afastar-se da costa para encontrar ventos que permitissem retornar à Europa ou seguir para outro destino.
Para um observador moderno olhando um mapa, isso pode parecer contraintuitivo: por que navegar para oeste se o destino está ao norte ou nordeste? Porque navios à vela não seguem simplesmente a linha geométrica mais curta. A rota depende do vento.
Esse conhecimento será central para compreender a viagem de Cabral. Quando a armada de 1500 se afasta para oeste no Atlântico, isso não constitui por si só prova de que havia ordem secreta para encontrar o Brasil. Navegar para oeste podia fazer parte da lógica náutica da rota para contornar a África.
Ao mesmo tempo, a amplitude exata do desvio e o contexto de Tordesilhas alimentariam posteriormente hipóteses sobre conhecimento prévio da costa sul-americana. Esse debate pertence ao capítulo sobre a chegada de Cabral. Aqui basta perceber que a técnica marítima portuguesa havia tornado plausíveis trajetórias que, vistas apenas num mapa moderno, pareceriam estranhas.
A volta do mar também demonstra que os navegadores aprenderam o Atlântico como sistema. O oceano deixou de ser apenas espaço desconhecido entre costas e passou a ser compreendido por padrões de circulação.
A Ordem de Cristo e a dimensão religiosa da expansão
A relação entre expansão marítima e religião aparece de maneira particularmente clara na Ordem de Cristo. Criada em Portugal após a extinção dos Templários, a ordem possuía bens, prestígio e identidade militar-religiosa. O Infante D. Henrique tornou-se seu administrador, ligando de maneira significativa sua trajetória à instituição.
A cruz da Ordem de Cristo apareceria em velas portuguesas e se tornaria um dos símbolos visuais mais reconhecíveis da expansão. Isso não significa que cada marinheiro fosse movido por fervor missionário, mas demonstra que o empreendimento era culturalmente apresentado dentro de um horizonte cristão.
A documentação papal do século XV também fornece evidência direta. Bulas como Dum Diversas (1452) e Romanus Pontifex (1455) concederam privilégios à Coroa portuguesa e associaram expansão, guerra contra não cristãos, domínio territorial e propagação da fé. Esses documentos são essenciais justamente porque mostram a mistura entre missão e conquista que caracterizava parte do pensamento político-religioso da época.
Devem ser lidos com cuidado moral. A existência de autorização papal não demonstra que cada ação autorizada fosse justa. Em particular, a linguagem que permitia submeter e escravizar determinados não cristãos representa um ponto grave. Do ponto de vista reformado, autoridade eclesiástica não pode transformar em moral uma ação contrária à justiça de Deus.
Mas seria igualmente inadequado olhar para esses documentos e concluir que o discurso religioso era apenas uma máscara conscientemente falsa para lucro. Na cultura política portuguesa, as categorias de cruzada, missão e serviço cristão eram reais. Homens podiam desejar sinceramente expandir a fé e simultaneamente aceitar práticas que hoje — e, em muitos casos, já segundo princípios bíblicos disponíveis na própria época — devem ser criticadas.
A busca pelo Preste João: religião e estratégia combinadas
Outro elemento que mostra a dimensão religiosa foi a busca por notícias do Preste João, personagem lendário que a Europa medieval imaginava como poderoso rei cristão no Oriente. Ao longo do tempo, essas expectativas foram associadas especialmente à Etiópia cristã.
Encontrar um reino cristão fora da Europa interessava por várias razões. Havia curiosidade religiosa e esperança de contato com outros cristãos, mas também cálculo estratégico: um aliado cristão poderia ajudar a pressionar poderes islâmicos e facilitar acesso ao comércio oriental.
Novamente, não há fronteira nítida entre fé e geopolítica. Um aliado pode ser desejado porque compartilha religião e porque oferece vantagem militar.
Em 1487, Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva foram enviados por terra para obter informações sobre o Oriente e procurar conexões relacionadas à Etiópia e às rotas das especiarias. A missão demonstra que Portugal não dependia apenas de navegação: utilizava espionagem, diplomacia e viagens terrestres.
A busca por Preste João também mostra que os portugueses não saíram ao mundo imaginando-se os únicos cristãos existentes. Eles conheciam a existência de comunidades cristãs orientais, embora frequentemente por informações incompletas ou lendárias.
Bartolomeu Dias e o caminho para o Índico
Em 1488, Bartolomeu Dias conseguiu ultrapassar o extremo sul da África. O feito foi decisivo porque demonstrou na prática que Atlântico e Índico podiam ser conectados por via marítima contornando o continente.
A tradição relata que o cabo foi inicialmente associado às tempestades enfrentadas na região e depois recebeu o nome de Cabo da Boa Esperança, expressão que traduzia sua importância estratégica: a possibilidade concreta de chegar à Índia pelo mar.
Mesmo assim, a viagem de Dias não produziu imediatamente a rota comercial completa. Era necessário reunir mais informações, preparar embarcações e realizar uma expedição capaz de cruzar o Índico e estabelecer relações nos portos asiáticos.
O feito também não significa que os portugueses “descobriram” o sul da África em sentido absoluto. Populações africanas viviam na região e navegadores do Índico conheciam rotas orientais. O que Dias demonstrou foi uma conexão marítima utilizável pelo sistema português.
A distinção é semelhante àquela discutida depois para Cabral: descobertas geográficas são frequentemente relacionais. Uma rota pode ser nova para uma sociedade e conhecida por outra.
Vasco da Gama: a rota marítima para a Índia
Em 1497, uma armada comandada por Vasco da Gama deixou Portugal. Depois de contornar a África e navegar pelo Índico, chegou à costa indiana em 1498. O objetivo perseguido durante décadas tornava-se realidade: Portugal possuía uma rota marítima direta, embora longa e perigosa, ligando seus portos aos mercados orientais.
A chegada não significou que os portugueses encontraram uma Índia isolada. O oceano Índico já possuía redes densas de comércio envolvendo árabes, persas, indianos, africanos e outros povos. Os portugueses entraram num sistema existente, inicialmente como estrangeiros com conhecimento limitado das regras comerciais e políticas locais.
O famoso objetivo de buscar “cristãos e especiarias”, registrado em tradições sobre a expedição, resume bem a combinação de expectativas. Os portugueses desejavam produtos valiosos — sobretudo especiarias — e procuravam possíveis aliados cristãos.
As primeiras relações foram difíceis. Portugal não possuía automaticamente mercadorias consideradas atraentes pelos comerciantes do Índico, e suas expectativas sobre comunidades cristãs locais nem sempre correspondiam à realidade. Nos anos seguintes, a presença portuguesa tornaria-se mais militarizada e procuraria controlar rotas por meio de fortalezas, frotas e sistemas de autorização naval.
Isso mostra que a expansão não pode ser reduzida a pacífico empreendimento comercial. Comércio e força caminharam juntos. A capacidade naval permitia negociar, mas também bombardear portos, apreender navios e impor condições.
Comércio, poder e evangelização: quatro motivações que coexistiam
A historiografia costuma perguntar qual foi “a verdadeira causa” das navegações portuguesas. Essa pergunta pode ser mal formulada, porque pressupõe que apenas uma motivação deva ser real. É mais útil identificar diferentes objetivos e observar como se combinaram.
| Motivação | Evidências históricas | O que isso demonstra | O que não demonstra |
|---|---|---|---|
| Econômica | Busca por ouro, especiarias, marfim, rotas e mercados. | Lucro e acesso comercial eram objetivos centrais. | Não prova que religião fosse apenas propaganda. |
| Política e dinástica | Prestígio régio, competição com Castela e expansão de jurisdição. | A monarquia utilizava a expansão para aumentar poder. | Não reduz todas as ações a nacionalismo moderno. |
| Estratégica e militar | Ceuta, luta contra poderes islâmicos, fortalezas e controle de rotas. | A expansão envolvia guerra e geopolítica. | Não transforma toda viagem em cruzada militar. |
| Religiosa e missionária | Ordem de Cristo, bulas papais, busca do Preste João, linguagem de conversão e missão. | A evangelização era objetivo real e documentado. | Não torna justos todos os meios utilizados. |
A FUNAG, ao discutir a expansão ibérica, resume que as grandes navegações responderam tanto ao desejo de expansão do cristianismo quanto aos interesses políticos e econômicos das monarquias. Essa formulação é particularmente útil porque evita a falsa escolha entre “fé” e “lucro”. 4
Uma pessoa poderia inclusive experimentar essas motivações dentro da própria consciência. Um fidalgo podia desejar combater inimigos religiosos, enriquecer, conquistar honra e servir ao rei sem perceber contradição entre essas metas.
Também não devemos confundir motivações da Coroa com motivações de cada tripulante. Um marinheiro contratado podia preocupar-se sobretudo com salário e sobrevivência; um religioso, com missão; um comerciante, com lucro; o rei, com uma combinação de objetivos.
Então as navegações tinham realmente um teor evangelístico?
Sim. A ideia pode ser afirmada historicamente, desde que formulada com precisão. A expansão portuguesa possuía uma dimensão evangelística genuína e documentada. O cristianismo não aparece apenas depois, quando missionários chegam ao Brasil; já estava presente no horizonte político e simbólico das navegações do século XV.
A ligação do Infante D. Henrique à Ordem de Cristo é uma evidência institucional. As bulas papais são evidência jurídica e religiosa. A busca de reinos cristãos no Oriente é evidência estratégica ligada à fé. A linguagem posterior da Carta de Caminha, que apresentará a conversão dos habitantes da nova terra como um bem desejável, não surge do nada: pertence a uma tradição anterior.
Ao mesmo tempo, é necessário definir o que significa “evangelístico”. Não quer dizer que toda expedição fosse uma missão semelhante à de um grupo de pregadores viajando apenas para anunciar o evangelho. As frotas tinham objetivos comerciais, militares e diplomáticos. Em muitos casos, a expansão religiosa estava fortemente ligada ao poder político.
A expressão mais adequada seria: a evangelização constituiu uma das motivações reais da expansão portuguesa, coexistindo e frequentemente se entrelaçando com interesses comerciais, estratégicos e dinásticos.
Essa conclusão é mais historicamente forte do que dois extremos. O primeiro é romantizar e dizer que Portugal foi ao mar principalmente para salvar almas. O segundo é adotar uma suspeita automática segundo a qual qualquer discurso religioso de uma potência imperial deve ser necessariamente mentira. A documentação não sustenta nenhum dos dois reducionismos.
Evangelho e império: uma avaliação cristã da mistura entre missão e conquista
Uma perspectiva reformada pode reconhecer sinceridade missionária e, ao mesmo tempo, criticar a forma como missão e império foram misturados. O evangelho possui uma natureza que não depende de conquista territorial. Cristo ordena fazer discípulos de todas as nações, mas isso ocorre pelo ensino e pela proclamação, não pela anexação política.
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os [...] ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.”
O texto não autoriza roubar um povo para convertê-lo. Missão pode acompanhar viagem, comércio ou presença política, mas não recebe legitimidade moral de meios injustos.
Também é necessário distinguir cruzada de evangelização. A cultura portuguesa do século XV frequentemente aproximava as duas ideias: combater poderes considerados inimigos da cristandade e propagar a fé podiam aparecer como partes do mesmo projeto. Uma análise cristã posterior pode reconhecer historicamente essa associação sem assumir que ela seja teologicamente correta.
O Novo Testamento diferencia o avanço do evangelho do uso da espada para produzir fé. O reino de Cristo não se expande da mesma maneira que um reino territorial.
“O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim.”
Isso não significa que governantes cristãos não possam proteger missionários ou defender pessoas. Significa que domínio político e conversão são realidades diferentes.
As bulas papais e o problema da autoridade religiosa sobre povos não cristãos
As bulas do século XV mostram com clareza a proximidade entre papado e expansão portuguesa. Documentos como Romanus Pontifex concederam privilégios, reconheceram áreas de atuação e utilizaram linguagem religiosa para legitimar guerra e domínio sobre determinados não cristãos.
Para uma análise reformada, há aqui dois níveis distintos. Historicamente, os documentos são evidência excelente de que religião fazia parte do projeto. Teologicamente, a autoridade papal reivindicada nesses textos não é aceita pela tradição reformada, e nenhuma autoridade eclesiástica possui poder para transformar povos em propriedade ou conceder ao rei licença moral ilimitada de conquista.
A crítica, contudo, deve evitar anacronismo superficial. Os documentos precisam primeiro ser compreendidos dentro do direito, da teologia e da política do século XV. Só então fazemos avaliação moral.
Também não é correto imaginar que todos os europeus aceitassem sem discussão qualquer consequência da expansão. Nos séculos seguintes, juristas e teólogos católicos discutiriam direitos de povos não cristãos, limites da conquista e legitimidade da escravidão. O próprio contato americano forçaria debates novos.
Isso demonstra que o cristianismo histórico não foi um bloco monolítico. A mesma tradição podia produzir justificações do império e críticas a seus abusos.
Portugal chegou ao fim do século XV transformado
Entre Ceuta, em 1415, e a viagem de Vasco da Gama, em 1497–1499, Portugal passou por transformação extraordinária. O reino que inicialmente atacava uma cidade do norte da África tornou-se potência com conhecimento de grande parte da costa africana, feitorias comerciais, ilhas colonizadas e uma rota marítima até o oceano Índico.
Essa expansão também produziu novos recursos e novos problemas. Ouro africano, açúcar das ilhas e comércio marítimo ampliavam receitas. O tráfico de escravizados criava uma estrutura de violência que se tornaria ainda maior. O contato com diferentes povos exigia intérpretes, diplomacia e conhecimento.
A monarquia portuguesa tornou-se mais dependente do mar. Navios não eram apenas meio de transporte: eram instrumentos de comércio, guerra, comunicação e soberania.
A própria ideia de espaço político estava mudando. Portugal já não era apenas um reino europeu com algumas possessões próximas. Caminhava para tornar-se um império disperso por rotas e pontos estratégicos.
Essa estrutura ajuda a compreender por que, em 1500, a viagem de Cabral tinha como destino principal a Índia. O Brasil não era o objetivo econômico mais importante da Coroa naquele momento. A grande aposta portuguesa estava no Oriente.
O que Portugal sabia às vésperas de Cabral?
Às vésperas de 1500, Portugal conhecia muito mais sobre o Atlântico do que conhecera um século antes. Seus navegadores dominavam rotas oceânicas, possuíam experiência de ilhas, conheciam a costa africana e tinham alcançado a Índia. O Tratado de Tordesilhas, assinado com Castela em 1494, já projetava uma divisão de áreas de expansão no Atlântico.
Isso levanta a famosa pergunta: Portugal já sabia da existência de terras a oeste antes da viagem de Cabral? Há hipóteses baseadas em navegação, cartografia e na própria negociação de Tordesilhas, mas não possuímos documento conclusivo que prove uma ordem secreta detalhada para encontrar o Brasil.
O tema deve permanecer aberto onde a evidência permanece aberta. Conhecer ventos que levavam para oeste não é o mesmo que conhecer uma costa específica. Defender uma linha em Tordesilhas que posteriormente incluiria parte da América do Sul também não prova sozinho conhecimento geográfico completo.
O que podemos afirmar com segurança é que Cabral não partiu como explorador improvisado. Ele comandava uma armada de um Estado que já possuía quase um século de experiência ultramarina e acabara de abrir a rota marítima para a Índia.
Por isso, 1500 só pode ser plenamente compreendido depois de estudar o século XV português.
Uma cronologia da expansão até 1500
| Data | Acontecimento | Importância |
|---|---|---|
| 1385 | Consolidação de D. João I após Aljubarrota. | Fortalecimento da dinastia de Avis e da estabilidade política portuguesa. |
| 1415 | Conquista de Ceuta. | Marco tradicional do início da expansão ultramarina portuguesa. |
| Décadas de 1420–1430 | Ocupação e exploração das ilhas atlânticas; avanço pela costa africana. | Experiência de colonização, navegação e agricultura comercial. |
| 1434 | Gil Eanes ultrapassa o cabo Bojador. | Expansão da navegação portuguesa para além de uma barreira simbólica e prática. |
| 1450–1460 | Crescem contatos comerciais na África ocidental. | Ouro, marfim, escravizados e novas informações passam a integrar a expansão. |
| 1482 | São Jorge da Mina. | Fortaleza e feitoria portuguesa em ponto estratégico do comércio africano. |
| 1487 | Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva partem para o Oriente. | Busca de informações sobre comércio, Índia e possíveis aliados cristãos. |
| 1488 | Bartolomeu Dias ultrapassa o extremo sul da África. | Demonstra a conexão marítima entre Atlântico e Índico. |
| 1494 | Tratado de Tordesilhas. | Portugal e Castela definem esferas de expansão atlântica. |
| 1497–1499 | Viagem de Vasco da Gama. | Abertura da rota marítima portuguesa para a Índia. |
| 1500 | Armada de Pedro Álvares Cabral. | Expedição destinada à Índia que encontraria a costa sul-americana. |
Uma avaliação cristã das navegações: capacidade, vocação e pecado
A expansão marítima portuguesa oferece um bom exemplo de como realizações humanas podem reunir virtude e pecado. Há muito que pode ser admirado: coragem de atravessar oceanos desconhecidos, capacidade técnica, perseverança, cartografia, construção naval, organização administrativa e disposição para aprender com experiências anteriores.
Uma cosmovisão cristã não precisa diminuir essas realizações para reconhecer injustiças. A graça comum permite que seres humanos desenvolvam ciência, técnica e cooperação mesmo em sociedades marcadas pelo pecado.
Da mesma forma, não precisamos transformar a busca por lucro em pecado automático. Comércio e lucro podem ser legítimos. O problema moral surge quando lucro depende de fraude, captura, escravização ou violência injusta.
“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer.”
Também podemos reconhecer o desejo de evangelização como legítimo. Se os portugueses acreditavam que Cristo deveria ser anunciado a todos os povos, isso estava de acordo, em princípio, com a dimensão universal da Grande Comissão. O erro aparece quando anúncio do evangelho é fundido à ideia de que conquistar politicamente um povo é o mesmo que convertê-lo.
Por fim, a providência de Deus não deve ser confundida com aprovação automática dos meios humanos. O fato de a expansão portuguesa ter sido usada historicamente para levar o cristianismo a regiões distantes não significa que toda conquista, escravização ou guerra realizada por portugueses tenha sido justa.
A teologia reformada permite afirmar simultaneamente soberania divina e responsabilidade humana. Deus governa a História; homens respondem moralmente por aquilo que fazem.
Conclusão
Portugal chegou ao final do século XV como resultado de um processo que começara muito antes das viagens de Cabral. A consolidação da monarquia, a experiência militar da Reconquista, a conquista de Ceuta, o avanço pela costa africana, a colonização das ilhas atlânticas, o comércio de ouro, o desenvolvimento de técnicas náuticas e a abertura da rota para a Índia transformaram um pequeno reino europeu numa potência marítima.
Nenhuma causa isolada explica essa expansão. O lucro das especiarias e do ouro importava; a competição política com Castela importava; o prestígio da monarquia importava; a luta contra poderes islâmicos importava; e a expansão do cristianismo também importava. A evangelização não foi invenção posterior nem simples decoração ideológica. Ela aparece em instituições, documentos e objetivos concretos. Mas estava frequentemente entrelaçada a uma mentalidade de cruzada e imperialismo que precisa ser avaliada criticamente.
Do ponto de vista cristão, esse entrelaçamento exige distinção. A missão de anunciar Cristo é legítima; a coerção religiosa não produz fé. O comércio é legítimo; fraude e escravização não são. A autoridade civil pode defender e organizar; não recebe poder moral ilimitado sobre povos estrangeiros. A presença da cruz nas velas não transforma cada ato praticado sob elas em ação cristã.
Também precisamos lembrar que Portugal não navegava por um mundo vazio. Ao alcançar a África e a Índia, encontrou sociedades antigas e redes comerciais já existentes. Ao chegar à América, aconteceria o mesmo. A expansão portuguesa foi impressionante do ponto de vista técnico e político, mas não colocou a Europa no início da História dos outros povos.
Em 1499, Vasco da Gama retornou com a notícia de que o caminho marítimo para a Índia estava aberto. No ano seguinte, D. Manuel enviaria uma armada muito maior para consolidar a nova rota. Seu comandante seria Pedro Álvares Cabral. Antes de acompanhar essa frota, porém, o próximo capítulo amplia o cenário e pergunta o que existia em torno dela: como era o Atlântico do século XV e quem eram os portugueses, africanos e outros povos que já participavam daquele espaço?
Notas
1 A dimensão missionária aparece em documentação e estudos sobre a expansão portuguesa. Sínteses diplomáticas da FUNAG destacam que as grandes navegações ibéricas responderam tanto à expansão do cristianismo quanto a interesses políticos e econômicos. Ver FUNAG — O legado do discurso.
2 A conquista de Ceuta é amplamente interpretada dentro de um contexto em que interesses políticos e econômicos coexistiam com a tradição de cruzada. Ver estudos reunidos em Lusitania Sacra e a historiografia portuguesa da expansão.
3 A existência de uma “Escola de Sagres” formal é objeto de debate historiográfico. A Academia de Marinha portuguesa registrou inclusive obra premiada intitulada Sagres – construindo a lenda. Ver Academia de Marinha — Memórias 2009.
4 A FUNAG sintetiza a expansão ibérica como processo ligado simultaneamente ao desejo papal de expansão do cristianismo e aos interesses políticos e econômicos de Portugal e Espanha. FUNAG.
Fontes principais desta análise:
- FUNAG — expansão ibérica, interesses políticos, econômicos e religiosos
- Academia de Marinha — debate sobre Sagres
- Academia de Marinha — cultura artesanal e saberes da navegação
- Universidade de Lisboa — expansão portuguesa, Ordem de Cristo e evangelização
- Universidade Católica Portuguesa — Lusitania Sacra
Fontes e referências
BOXER, C. R. O Império Marítimo Português, 1415–1825. Obra clássica para a compreensão das estruturas políticas, comerciais e religiosas do império português.
DISNEY, A. R. A History of Portugal and the Portuguese Empire. Cambridge University Press. Síntese moderna sobre Portugal e sua expansão ultramarina.
FONSECA, Luís Adão da. Estudos sobre o Infante D. Henrique, a expansão portuguesa e as redes políticas do século XV.
THOMAZ, Luís Filipe F. R. Estudos sobre expansão portuguesa, comércio e formação do Estado da Índia.
ACADEMIA DE MARINHA. Memórias. Trabalhos sobre História Marítima, Sagres, navegação e conhecimento técnico português.
FUNDAÇÃO ALEXANDRE DE GUSMÃO. Estudos sobre expansão ibérica, Tordesilhas e formação das relações atlânticas.
BULAS PAPAIS. Dum Diversas (1452) e Romanus Pontifex (1455). Fontes fundamentais para compreender a legitimação religiosa e jurídica da expansão portuguesa, utilizadas aqui criticamente.
BÍBLIA SAGRADA. Referências utilizadas: Êxodo 21:16; Provérbios 11:1; Mateus 28:19–20; João 18:36.