domingo, 10 de outubro de 2010

INCONFORMADOS COM O MUNDO

Bookmark and Share Bookmark and Share
AULA DE EBD: 06 de junho de 2010

Textos-base:
I João 2.15-17; Efésios 5.5-17
Memorizar: Romanos 12.2



Introdução
Diante de uma sociedade que está sempre oferecendo facilidades e vantagens para o pecado, o comportamento do cristão deve estar de acordo com a Palavra de Deus. Nos dias atuais, o verdadeiro cristão precisa se posicionar frente a uma enormidade de situações que podem levá-lo a fraquejar na fé se ele não estiver alicerçado na Palavra de Deus.


REPÚDIO AO QUE NÃO AGRADA A DEUS

A Palavra de Deus é bem clara quando ensina que existem dois caminhos bem definidos. Não existe meio termo em relação à salvação. Ou o homem se propõe a servir a Deus ou ao pecado (Mateus 7: 13-14).

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.


Rejeitando os Impulsos do Mundo

Não se conformar com o mundo significa não tomar a sua forma. Não aceitar suas imposições, suas regras. Quando é mencionado o mundo no contexto da Palavra de Deus, entende-se por uma sociedade dominada e dirigida pelo poder do maligno, onde o pecado impera, toma vulto a cada dia, querendo sufocar ou tripudiar os bons propósitos existentes. Não se está falando nos deveres do crente como cidadão, do relacionamento entre o crente e os não crentes. Isto é necessário até que haja oportunidade do cristão falar do amor de Jesus aos perdidos (I Coríntios 5.10).


A Questão dos Limites

É preciso possuir uma consciência sensível para conceder ao Espírito Santo a interferência quanto aos limites das ações do cristão. Os estudiosos do comportamento humano são unânimes em aceitar o fato de que o homem é um ser insaciável. Ele está sempre à procura de mais, do maior, do melhor. Quanto ao aspecto dos limites não é diferente. Quanto mais se eliminam os limites, mais se estendem as permissões, mais o homem deseja. O que se vê é a sociedade legalizando meios indecorosos, pornográficos, ilícitos e outras tantas imoralidades que vão se tornando coisas naturais. Mas isso leva o homem à perdição. O verdadeiro crente não pode e não deve se conformar com essa situação que é batizada com o conceito de liberdade (I Coríntios 6.12; 10.23).

I Coríntios 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

I Coríntios 10:23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.


Onde Devem Ser Colocados os Limites

Está se tornando cada vez mais difícil superar as pressões que vêem de todos os lados, a, na escola, no trabalho, até mesmo partindo dos inimigos e dos familiares descrentes, etc. A Sociedade (em termos) quer forçar o cristão a aceitar todo o tipo de imoralidade, de atitudes pecaminosas que prejudicam não só a vida do indivíduo, mas também afetam a vida familiar.
Não se conformar com o mundo é repudiar os “modernismos” que igualam os crentes aos descrentes. Ser inconformado com o mundo é aceitar os limites colocados por Jesus (Mateus 5.16). É o mesmo que o apóstolo Paulo também ensinou em Efésios 2.10: “Somos criados em Cristo para as boas obras”. Paulo lembra também que noutro tempo, isto é, antes da conversão, o homem era trevas, mas depois que aceitou Jesus passou a ser luz (Efésios 5.8).

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz


O Padrão do Cristão

Não se conformar é não tomar para si o padrão do mundo, porquanto o cristão já possui uma forma delineada pelo Espírito Santo, através das Escrituras Sagradas (II Coríntios 3.18). O mundo passa (I João 2.17) e tudo aquilo que é ditado pelo mundo também.
O ambiente exerce grande atração sobre o cristão e, à medida que o tempo passa, começa a acontecer uma acomodação e a fé do cristão vai esmaecendo. Ele então aceita com mais naturalidade coisas que não convém. No entanto, a advertência é para o crente não acomodar-se e sim transformar-se pela renovação da mente.

II Coríntios 3.18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

I João 2.17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.


O RELATIVO SE SOBREPONDO AO ABSOLUTO

Valores absolutos determinados por Deus. – Deus, na sua imensurável sabedoria, determinou certos padrões de princípios universais que estão registrados nas escrituras para servir de normas de vida para o homem. São princípios absolutos, decisivos que se sobrepõem às questões de raças, povos, idiomas, etc. Foram determinados como normas de conduta para o homem viver segundo a vontade de Deus e ser feliz. Não se está falando aqui de costumes porque estes diferem de povo para povo, de sociedade para sociedade. Trata-se de padrões absolutos de Deus que abrangem toda a Humanidade. O pecado está na ordem do absoluto. Em qualquer lugar ou sociedade onde existir o homem, o que Deus determina como pecado na Sua Palavra inclui todos os homens.


Os Valores Relativos

As mudanças sociais tem trazido progresso em muitos aspectos. Não há como negar essa tal verdade. No entanto, também, não se pode negar que o homem tem se tornado cada vez mais irreverente e cético, desprezando os valores absolutos, válidos para todas as pessoas, em todas as épocas e criando valores relativos para satisfazerem seus próprios interesses (Filipenses 2.21).

Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.


O Caso do Homossexualismo

Muitas sociedades já admitem o casamento de duas pessoas do mesmo sexo. Alguns aspectos que comprovam a ilegalidade da situação são: nenhuma pesquisa científica comprova que a homossexualidade é baseada em determinismo biológico. Não existe base orgânica para tal prática. Não existe, também, diferenças cromossônicas para o homossexual e heterossexual. Só existem diferenças, nesse sentido, para macho e fêmea. Outro fator que influencia tal procedimento é a educação. A criança precisa conviver com pessoas do mesmo sexo (o menino com o pai, a menina com a mãe) para sua identificação saudável. Em sentido mais amplo, o homossexualismo é questão de condicionamento, com orientação de preferência sexual aprendida. Toda a Bíblia condena essa prática. Jesus (Novo Testamento) em Mateus 19.4-5 ratificou a lei moral instituída por Deus (Antigo Testamento) em Gênesis 1.26-27. O homossexualismo é abominação contra Deus (Levítico 18.22).

Mateus 19.4-5
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

Levítico 18.22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;


A Questão do Aborto

O aborto não é condenado apenas por questão religiosa. A medicina fetal, a genética e a biológica difundem o fato de que a vida tem início na concepção. Esse fato não pode ser distorcido para satisfazer os interesses escusos de alguns. O aborto, além de ser uma agressão a um indefeso, é ocasião em que a mulher fica exposta a contrair várias enfermidades, além do complexo de culpa e distúrbios emocionais. Só Deus concede a vida, só Ele pode tirar (Ezequiel 18.4). A vida é um dom de Deus (Atos 17.28). O padrão de conduta, de moral, não é mais comum a todos. Cada um cria e estabelece suas próprias regras. Ninguém se importa com o que poderá com o que poderá acontecer com o seu parente ou com o seu próximo. Isso traz um desequilíbrio, um caos para a sociedade, porque os conceitos de certo e errado estão sendo banidos, não encontram mais lugar nas atitudes das pessoas. Não existe um padrão que oriente, que delimite.

Ezequiel 18.4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

Atos 17.28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.


O CRISTÃO E SUAS CONVICÇÕES

Satanás procura por todos os meios minar as convicções do crente. Se o cristão é convicto daquilo que crê, não basta demonstrar apenas por palavras, precisa usar uma forma mais convincente. E não há outra forma melhor do que repudiar aquilo que o mundo oferece e manter-se firme na fé em Cristo Jesus.


Separados do Mundo Por Amor a Cristo

O cristão vive no mundo mas não pertence a ele. Já está morto com Cristo (Romanos 6.8). Isso significa que a sua vida pertence ao Senhor. O compromisso do cristão é,pois, amar a Jesus sobre todas as coisas, de todo o coração, de toda a alma e de todo o pensamento (Mateus 22.37).
O apóstolo João diz: Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” I João 2.15. Esses dois aspectos opostos não podem ocupar o coração do homem ao mesmo tempo.

Romanos 6.8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;

Mateus 22.37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.


O Amor a Jesus Leva o Cristão à Renúncia

Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.24). Renunciar é não aceitar, não concordar, deixar de lado, mesmo quando se trata de algo que se queria, que traria satisfação à carne, porém, é preciso fazer um sacrifício por amor a Jesus.

João 15.18-19
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.


O Cuidado com o Proceder

Não basta apenas o crente evitar o pecado. É necessário manter uma disposição firme de condená-lo, de não se conformar com a existência dele, não ter cumplicidade com aquilo que desagrada a Deus e, também combatê-lo. As obras más devem ser reprovadas por todo cristão. Há necessidade do cristão andar vigilante, desperto, para não cair nas astutas ciladas do inimigo. Portar-se com prudência, não como tolo.


CONCLUSÃO

Ser crente verdadeiro é ser separado. É não se conformar, não se adaptar mais ao pecado, à imoralidade. É procurar mudar o ambiente onde vive porque possui a mente de Cristo. A graça deve superabundar onde o pecado abundou (Romanos 5.20).

Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;