domingo, 28 de agosto de 2011

Onde Você Passará a Eternidade?


AULA DE EBD: 08 de julho de 2011


Texto Básíco
Lucas 16.19-31


LEITURA DIÁRIA

Segunda:
0 Sermão Profético
Mateus 24.25
Terça:
Não se Preocupe!
João 14.1-15
Quarta:
A Missão de Jesus
João 5.19-29
Quinta:
Os Mortos não Voltam
Isaías 8.19-22
Sexta:
Deus de Vivos
Mateus 22.23-33
Sábado:
No Paraíso com lesus
Lucas 23.39-43
Domingo:
Abominação ao Senhor
Deuteronômio 18.9-14







Objetivo da Lição: Entender o pensamento de Jesus acerca da vida futura.

INTRODUÇÃO
Você já parou para pensar sobre o que acontecera a você após a sua morte? Você anda correndo muito pelos bens materiais e se esquece do seu lado espiritual?
Segundo Jesus, “a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12.15). O seu valor é o valor de sua alma.
A alma de um único homem vale mais que o mundo inteiro. Reflitamos sobre o ensino de Jesus acerca da alma humana e o seu futuro.

EXPOSIÇÃO

1. A MORTE É INEVITÁVEL
Através de toda a sua vida o homem é um "ser para a morte". Ela é inevitável e intransferível.
A Bíblia ensina que “...há tempo de nascer e tempo de morrer...” (Eclesiastes 3.2). Esse tempo é determinado pelo Deus Criador e Mantenedor da vida.
“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda.”
(SaImos 139.16)
A Bíblia sempre liga a morte ao pecado (Gênesis 2.17; Romanos 5.12; Romanos 6.23). A morte não é natural ao homem, mas surgiu devido à nossa rebelião contra Deus.
“...aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo...”
(Hebreus 9.27).
Na parábola contada por Jesus, a morte veio para o mendigo e para o rico (Lucas 16.22). Não há distinção de cor, raça, idade, grau de instrução ou de poder aquisitivo. A morte é inevitável.

2. A ALMA SOBREVIVE À MORTE FÍSICA
Embora a morte seja inevitável, ela não é o fim de tudo, porque o homem é por natureza um ser imortal. Na descrição, Jesus fala que o mendigo e o rico sobreviveram à morte. O corpo foi sepultado, mas a alma sobreviveu continuando a existir na dimensão de Deus.
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma: temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10.28)
A alma humana sobrevive à morte física. Este é o ensino da Bíblia, principalmente o ensino de Jesus (Lucas 23.43; João 5-26-29; João 11.25-26; João 14.3; 2 Coríntios 5.1)



3. HÁ SOMENTE DOIS DESTINOS ETERNOS
No texto básico da nossa lição, Jesus fala de dois destinos eternos: céu e inferno. Lázaro foi para o “seio de Abraão” (v. 22) e o rico para o "inferno", lugar de tormentos (v. 23-24).
Em João 14.2-3, lemos:
“Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”
O vocábulo grego traduzido por “lugar” é topos, de onde também se deriva a palavra “topografia”, o “estudo do espaço ou do lugar” .
O céu é um lugar onde desfrutaremos uma qualidade total de vida. O céu é citado na Bíblia mais de quinhentas vezes. É a “pátria superior", a "cidade santa" (Hebreus 11.10; Apocalipse 21). “Hoje estarás comigo no paraíso”, disse Jesus ao ladrão convertido (Lucas 23.43). O céu existe e será desfrutado por todo aquele que morrer em Cristo
O inferno é a outra opção para se passar a eternidade. Mas, muitas pessoas que até acreditam na existência do céu, não aceitam a existência do inferno. As mesmas Escrituras que revelam as delícias eternas, também tomam conhecidos os terrores e o horror do inferno. "Fogo Eterno" (Mateus 25.41), “Abismo” (Apocalipse 9.2-3), “Castigo Eterno” (Mateus 25.46), “Segunda Morte” (Apocalipse 21.8). “Eterna Destruição” (2 Tessalonicenses 1.9).

4. HÁ COISAS IMPOSSÍVEIS APÓS A MORTE
No texto básico da nossa lição, Jesus fala de dois destinos eternos: céu e inferno. Lázaro foi para o “seio de Abraão” (v. 22) e o rico para o "inferno", lugar de tormentos (v. 23-24).

4.1.   É impossível mudar o estado eterno de quem já morreu
Conforme o ensino de Jesus, Deus afirmou ao homem que padecia no inferno, desejoso de alívio “...está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós” (Lc 16.26).
A ênfase na expressão “não podem” ou seja “é impossível”, revela que o querer ou o desejar não é poder. Sendo assim a doutrina católica romana do “purgatório”, como uma possibilidade de alterar o estado espiritual de quem já morreu, não se acha de acordo com o ensino de Jesus.
 
4.2.   É impossível para alguém que já morreu contatar com alguém que vive
A Bíblia afirma de maneira enfática que quando uma pessoa morre acontecem duas coisas: o corpo volta ao pó e o espírito volta a Deus (Eclesiastes 12.7). Se houvesse o contato do espírito de uma pessoa que já morreu com alguém que vive, isso somente poderia acontecer com a permissão de Deus (Lucas 16.27-31). Entretanto, é o próprio Deus que proíbe e condena a tentativa de comunicar-se com mortos. (Deuteronômio 18.10-11; Isaías 8.19).

4.3. É impossível Deus mudar o método que Ele próprio escolheu, para produzir arrependimento naqueles que estão vivos
   
O homem que estava em tormento pediu a Deus que alguém dentre os mortos fosse ter com os seus familiares. O objetivo era avisá-los sobre a existência do inferno, impedindo-os de irem para aquele lugar. Contudo, Deus, que determina o fim e os meios, já havia escolhido o método da pregação bíblica para produzir fé e arrependimento naqueles que ainda vivem. A fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus.
“...Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos” (Lucas 16.29).
A mediunidade é o método que Satanás tem utilizado para iludir as pessoas, “cegando o entendimento” e as impedindo de aceitar a simplicidade da mensagem do Evangelho.

CONCLUSÃO
Onde você passará a eternidade? Você que tem preocupado muito com o seu futuro material precisa preocupar-se com o seu futuro espiritual. Não levamos nada desta vida para outra. Mas a decisão acerca da sua vida após a sua morte é decidida aqui e agora.


Salviano Adão disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Ver o artigo ou a parte seguinte Ver o artigo ou a parte anterior Ver a página principal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...