terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos.

Bookmark and Share Bookmark and Share


Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: "Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados".

Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, (eles) são amados por causa dos patriarcas, pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles, assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus para com vocês.

Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com  todos

(Romanos 11:25-32)


Desde o capítulo 9 de Romanos, Paulo está falando do povo de Israel (Romanos 9:3-4) e inclusive lamenta pela incredulidade deles, sendo que neste mesmo capítulo ele faz a distinção entre os judeus filhos legítimos da promessa e os demais (9:7-8). Ele prossegue falando da doutrina da eleição (cuja ordem lógica ele já havia mencionado em Romanos 8:28-33) .

No capítulo 10 ele frisa o fato dos judeus buscarem a salvação pelas obras da Lei, e inicia seu discurso de igualdade entre judeus e gentios referente à salvação pela Graça (10:10-12). Desde os primeiros capítulos do livro de Romanos, Paulo já havia demonstrado que  todos (judeus e gentiossão indesculpáveis perante Deus (1:21), mesmo que não tivessem o conhecimento da Lei (2:15) e que  todos (judeus e gentios) não buscam a Deus, não são justos (3:10-12).

Então no capítulo 11 ele mostra que o povo judeu era considerado a videira natural (pois recebeu a revelação divina e o próprio Messias partiu deste povo), mas que a partir da rejeição desse povo os gentios foram enxertados (11:7-11).. 

Desta forma, desde o capítulo 9 há essa distinção entre gentios e judeus, em relação ao propósito de Deus e o "desenrolar" do plano da salvação, e desde o início do livro é demonstrado que ambos os grupos estão debaixo do pecado e necessitam de salvação.

Dito isso, fica muito mais claro o versículo 32:

"Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos."

Todos = gentios + judeus.

 A grande distinção que os próprios judeus faziam em relação aos gentios é então "quebrada" por Paulo, ao demonstrar que ambos os grupos eram constituídos de pecadores, injustos; que igualmente se tornaram alvo da misericórdia divina.

"Todos" não significa "todos os indivíduos do mundo", ou teríamos que crer em uma salvação geral de todas as pessoas (universalismo), além do fato de que essa ideia tornaria estranho um outro versículo:

Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".

(Romanos 9:15)

Se crermos que essa misericórdia se estende igualmente sobre todos então esse versículo acima se torna inútil e sem sentido, apenas um enfeite na bíblia (para não dizer que gera uma contradição).

Deus exerce Sua Soberania sobre a salvação e ela inclui tanto  gentios  quanto  judeus como alvo dessa misericórdia, então não faz qualquer sentido pensarmos que esse versículo (11:32) anula tudo aquilo que vinha sendo exposto até então no livro, sobre a eleição e a justificação pela fé. O uso do termo "pois" confirma que este versículo traz uma justificativa, uma explicação sobre o contexto que vinha sendo tratado anteriormente no livro, então não tem cabimento interpretar nesse versículo uma suposta salvação geral sem comprometer todo o livro de Romanos.

O que podemos entender é que, no grupo dos salvos não existe acepção entre judeus e gentios, há pessoas que originalmente pertenciam aos 2 grupos, sendo que a divisão que realmente existe é justamente entre salvos (eleitos) e não-salvos (não-eleitos), e este é assunto para a próxima postagem.. 

;)