quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Eu não O escolhi, ELE me escolheu (1 ano do grupo)

Bookmark and Share Bookmark and Share

Há cerca de 1 ano atrás o pastor Cicero teve a grande ideia de criar um grupo no facebook para reunir monergistas ou pessoas com interesse de conhecer essa linha de pensamento teológico. Aos poucos foi conseguindo aumentar o número de membros, tanto adicionando amigos próximos como incluindo muitas pessoas que ainda não tinham tido contato com essa visão monergista..

Eu entrei neste grupo no seu começo, e procuramos sempre compartilhar diversos conteúdos como artigos e vídeos, além de haver espaço para que as dúvidas sejam tiradas através de questionamentos..

Procuramos considerar a diferença no grau de conhecimento que existe entre os membros e portanto sempre tentamos simplificar as conversas, sendo que em certa época abrimos espaço por exemplo para que fosse estudada a TULIP, ponto a ponto em tópicos específicos.. 

Também partiu do Cicero a ideia de que os membros gravassem em vídeo seus depoimentos de como conheceram o monergismo e como foi a mudança de visão nessa direção. Os vídeos podem ser encontrados lá no grupo..

Foi lá neste grupo que eu consegui ampliar um pouco o que sei sobre escatologia, com a ajuda do pessoal que manja do assunto.. Também aprendi muita coisa com as conversas rotineiras sobre os mais diversos assuntos, e não daria aqui pra detalhar tudo, mas sem dúvidas é o grupo que mais gosto de participar no facebook..

Eu recomendo muito aos interessados!!!

Se alguém quiser participar é só pedir entrada acessando esse link:


Para participar é importante que a pessoa concorde com nossas (poucas) regras, então vou postá-las abaixo para os interessados.. 


E PARABÉNS A TODOS DO GRUPO!!!




REGRAS PARA  O GRUPO

Em prol de mantermos a organização do grupo criamos umas poucas regras, sendo que muitas delas são mais sugestões ou dicas, e algumas poucas são mais rígidas com o intuito de trazer segurança:  

Sobre o grupo 
Somos amigos, que adotam uma visão cristã chamada de “monergista”, entendendo que Deus é o Soberano autor da salvação e que foi Ele quem nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos conformados à imagem de Cristo. Essa salvação é permanente (vida eterna), sendo que não a recebemos por méritos e, portanto, não a perdemos por deméritos. 
O grupo aceita pessoas que queiram conhecer essa visão, desde que entendam que o grupo não servirá para debates entre sinergistas e monergistas, mas sim para tratarmos os mais diversos temas sob a ótica monergista.
Podem acontecer debates dentro dessa visão, mas o intuito do grupo é o crescimento dos membros, e por isso mesmo alertamos para a necessidade de bom senso e humildade nos comentários, para evitarmos discussões desnecessárias e muito menos alimentarmos rixas entre os membros. 
“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,” (2 Timóteo 2:24-25) 
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3)

Sobre a adição de novos membros 
Serão aceitos novos participantes por indicação de membros do grupo, desde que os membros informem com antecedência aos administradores do grupo através de mensagem privada.
O membro solicitante deve então garantir que a pessoa indicada está a par do propósito do grupo e que em caso de reagir negativamente poderá ser excluída. 
No caso de pessoas que solicitarem a própria inclusão no grupo, deverão também conversar através de mensagem privada com algum dos administradores, respondendo os questionamentos que serão feitos e inclusive passando as informações pessoais solicitadas.  

Sobre as punições 
Caberá aos administradores moderar as conversas e conversar com a(s) pessoa(s) que causarem qualquer distúrbio ao bem-estar do grupo ou que tiverem qualquer tipo de comportamento indevido ao contexto do grupo. Todos os membros do grupo devem estar sujeitos a essa moderação.

Sobre a criação de tópicos 
Antes de criar um novo tópico verifiquem se já não há algum aberto com um tema semelhante. Isso ajuda a mantermos a organização dos temas e evitar uma poluição visual. 
Dentro do possível postem textos resumidos e não muito extensos, para que através da criação do tópico o assunto possa ser desenvolvido.
Textos iniciais muito longos muitas vezes espantam os membros com pouco tempo disponível, por isso é bastante louvável a atitude de sintetizá-los. 
Evitem postar muitos assuntos em pouco espaço de tempo, pois a freqüência no grupo varia de membro a membro e nem todos poderão acompanhar se o ritmo for muito acelerado.
A idéia é que todos participem de todos os tópicos, então mesmo no caso de haver muitas dúvidas ou mesmo desconhecimento total do assunto, não hesitem em deixar seus comentários.
Podem comentar nos próprios tópicos ou questionar aos administradores, que tentarão ajudar o quanto antes.  

Sobre os comentários nos tópicos 
Procurem ler atentamente ao texto que inicia o tópico, entender a proposta e aí comentar. Isso é importante para que não sejam feitos comentários que estejam totalmente fora do tema. 
Não trollem!!
Evitem fazer comentários que atrapalhem o curso da conversa, pelo contrário, ao verem alguém com dúvida tentem ajudar. 
Alguns tópicos servirão apenas para postagens específicas (como arquivamento de vídeos, por exemplo), então será avisado que não serão permitidos comentários, e nesse caso, havendo comentários serão deletados.  


Agradecemos pela compreensão e cooperação!!

E que estejamos todos num mesmo espírito, vivendo uma unidade real e ajudando uns aos outros!!