sexta-feira, 5 de junho de 2020

Como era Adão?? (por Ken Ham)

Bookmark and Share Bookmark and Share

O primeiro homem tinha cabelos pretos, pele e olhos castanhos? Ele tinha um metro e oitenta e cinco de altura? Essas são perguntas que não podemos responder com certeza, porque não estávamos lá para ver Adão. No entanto, lendo Gênesis e munidos de conhecimentos científicos básicos podemos aprender muito sobre como provavelmente era Adão.


Adão tinha um umbigo?


Isso é algo que muitas vezes me perguntam. Na verdade eu acredito que podemos ter uma resposta definitiva aqui.

Seu umbigo é realmente uma cicatriz formada a partir da ligação através do cordão umbilical à sua mãe. Após o nascimento, o cordão foi cortado e, onde estava preso ao corpo, enrugou-se e formou uma cicatriz conhecida como umbigo. Se Adão não nasceu de uma mulher, ele não teria um cordão umbilical, portanto nenhuma cicatriz e, portanto, nenhum umbigo.


Adão foi o PRIMEIRO HOMEM


Agora pense em Adão. Ele nasceu da mesma maneira que você ou eu? Certamente não. Ele foi feito diretamente por Deus do pó da Terra.

Em Gênesis 2:7, lemos: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."

Adão não nasceu de uma mulher. Ele foi o primeiro humano. Em 1 Coríntios 15:45, lemos: "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente". Adão foi o primeiro homem.

A propósito, este é um ponto importante, não havia outros seres humanos feitos ao lado de Adão.


Adão teve a PRIMEIRA OPERAÇÃO


Considere Gênesis 2:21-22,
"Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão."
Gênesis 3:20 declara:
"E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes."
A primeira mulher (a primeira esposa) foi feita diretamente de uma parte de Adão. Ela também não nasceu de uma mulher. Adão e Eva eram únicos. Nenhum deles teria um umbigo. Quando você pensa a respeito, isso seria uma tremendo testemunho para todos que os viram enquanto estavam vivos. Eles tinham evidências de que eram as duas primeiras pessoas.


Adão tinha uma costela a menos que Eva?


Muitas vezes, as pessoas me perguntam, depois de ler a passagem sobre a criação da mulher, por que os homens não têm menos uma costela do que as mulheres se Deus fez Eva do lado de Adão (ou costela). A maneira como respondo a isso é: Se um homem sofreu um acidente e sua perna foi amputada como resultado, e então ele se casou e teve filhos, todos os seus filhos teriam apenas uma perna?

Claro que não! Isso ocorre porque as instruções de como somos construídos estão contidas no DNA no núcleo de nossas células - em nossos genes. Quando Deus tirou parte de Adão para fazer Eva, Ele não mudou os genes de Adão. Toda a informação nos genes de Adão ainda estava lá.


Adão foi o PRIMEIRO MARIDO


Eva foi feita especialmente para Adão. Este foi o primeiro casamento. É por isso que Jesus em Mateus 19:4-6 lembrou às pessoas que o significado do casamento depende da origem do casamento - e o primeiro casamento é em Gênesis:
"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem."

Adão foi o primeiro agricultor


Em Gênesis 2:15, lemos: "E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar". Adão, o primeiro homem, foi instruído a trabalhar e a cuidar do jardim que Deus havia criado.

Isso não teria sido uma tarefa árdua. Isso teria sido uma alegria para Adão. Este era um jardim perfeito. Não havia espinhos e cardos, pois eles não vieram até depois que Deus amaldiçoou a Terra. E porque tudo que Deus havia feito era "muito bom" (Gênesis 1:31), Adão, as plantas, o jardim e, de fato, tudo, teriam sido perfeitos.

Quão diferente isso é para o mundo de hoje. Como hoje é diferente cuidar de jardins e agricultura!


Adão foi o PRIMEIRO TAXONOMISTA


Dizem-nos que Adão nomeou muitos dos animais, Gênesis 2:19-20:
"Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea."
O homem sempre deu nomes às coisas. Os cientistas que dão nomes aos diferentes animais e plantas são chamados taxonomistas. Quem estuda taxonomia sabe como é difícil lembrar de todos esses nomes. Adão não teria esse problema porque foi aperfeiçoado. Ele teria sido tão inteligente quanto o homem poderia ser.


Adão foi o PRIMEIRO GÊNIO


A propósito, para nomear os animais, Adão deve ter sido capaz de falar. Ele deve ter tido uma linguagem complexa desde o início. Ele nem precisou aprender a falar como precisamos. Ele foi feito como um ser humano maduro.

Quão diferente foi para Adão. Ele despertou após a sua criação, um ser consciente, totalmente formado, capaz de se comunicar e entender.

Você já pensou no fato de que Adão não viu Deus fazê-lo? A evidência que Deus criou estava ao redor de Adão. Adão nem viu Deus fazer Eva. Isso significa que Adão tinha que ter fé na Palavra de Deus a respeito de onde ele veio, assim como nós temos que ter fé hoje. Mas, assim como Adão, temos muitas evidências de que Deus criou exatamente da maneira que Sua Palavra declara.

Algumas pessoas pensam que, como Adão teve que nomear todos esses animais no sexto dia da criação, esse não poderia ter sido um dia comum. Eles acham que deve ter sido um longo período de tempo. Costuma-me dizer que não há como alguém definir todos os nomes em um dia. No entanto, as pessoas que dizem isso geralmente pensam que, como não podiam nomear e lembrar de todos os nomes, Adão também não.

A Bíblia, porém, nos diz que o primeiro homem Adão se rebelou contra Deus e o pecado veio ao mundo. Desde então, a Criação está desmoronando. Atualmente, além de não existirem humanos perfeitos no mundo, todos têm muitos erros em seus genes (defeitos mutacionais ou erros de cópia que se acumulam lentamente na raça humana).

O primeiro homem não cometia erros quando foi formado - ele era perfeito.

Acho que podemos vislumbrar (olhando vagamente através de um copo, por assim dizer) como Adão era observando certas pessoas hoje. Eu conheci pessoas que têm memórias fotográficas, outras que são artistas brilhantes. Eu li sobre pessoas que podem tocar instrumentos musicais de maneira brilhante desde muito cedo, como Mozart. Outros podem fazer cálculos matemáticos extremamente complexos que até os computadores avançados levam tempo para realizar.

Se colocarmos todos esses talentos, e muito mais, em uma pessoa, acho que estamos chegando perto do que Adão era. Quase faz você se sentir deprimido(a), não é?

Temos que perceber que Adão era muito mais inteligente do que nós. Somos informados de que não usamos muito do poder do cérebro. Imagine um humano que poderia usar todo o seu poder cerebral. Certamente não foi um problema para Adão nomear e lembrar dos animais em um dia.


Adão tinha pele marrom?


Não podemos ter certeza, mas suspeito que Adão tenha uma cor de pele marrom-média. Todos os seres humanos têm a mesma cor de pele. Temos um pigmento chamado melanina. Se temos muito desse pigmento, somos muito escuros (até negros). Se não temos muito desse pigmento, somos muito justos ('brancos').

Em The Answers, é explicado que, de duas pessoas que possuem a combinação certa de genes dominantes e recessivos para a quantidade de melanina, todas as tonalidades de cor em humanos podem surgir. Assim, se Adão e Eva fossem de uma cor marrom-média, todos os tons de 'negro' a 'branco' poderiam ser explicados em seus filhos e nas gerações futuras. Pela mesma razão, Adão e Eva provavelmente tinham olhos castanhos e cabelos escuros.

De maneira semelhante, se Adão tivesse o grupo sanguíneo 'A' e Eva o grupo sanguíneo 'B', todos os grupos sanguíneos 'ABO' (A, AB, B, O) poderiam surgir.


Adão foi o PRIMEIRO PAI


Gênesis 5:4 nos diz que Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas. A tradição judaica diz que eles tiveram 56 filhos no total! Lembre-se de que Adão viveu 930 anos (Gênesis 5:5).

Se Adão e Eva foram os primeiros humanos, e todas as pessoas desceram deles (Atos 17:26, 'E de um só sangue fez toda a geração dos homens ...'), então em algum lugar os irmãos tiveram que se casar com irmãs. (Isso também é explicado em detalhes no The Answers Book).


Adão foi o PRIMEIRO PECADOR


Foi dito a Adão que ele não podia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17). Portanto, se Adão - sendo o líder da raça humana - desobedecesse, todos os seus descendentes teriam que sofrer as consequências.

Eva pegou a fruta e comeu, e deu para o marido, Adão, que estava com ela, e ele também comeu.

Embora Eva tenha sido tentada pela serpente e comido primeiro o fruto proibido, Adão foi quem trouxe o pecado ao mundo, porque ele era o chefe da raça humana e aquele a quem o mandamento primeiro foi dado.

Romanos 5:12 declara: Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Por causa desse pecado de se rebelar contra a lei de Deus, Deus amaldiçoou a terra (Gênesis 3:17), fez surgir espinhos e cardos (Gênesis 3:1,8) e introduziu a morte no mundo - Adão e Eva morreram espiritualmente, e começaram a morrer fisicamente.

A primeira morte física registrada é a de pelo menos um animal quando "E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu". Deus matou um animal, derramou sangue e deu uma cobertura a Adão e Eva. Esta é uma bela figura de algo especial por vir - que o sangue derramado seria uma cobertura por causa do pecado.

Hebreus 9:22 declara que "e sem derramamento de sangue não há remissão". Deus requer derramamento de sangue para remissão dos pecados. No entanto, o sangue de touros e cabras não era bom o suficiente. Porque um homem trouxe o pecado ao mundo, ele precisava expiar - mas tinha que ser um homem perfeito. Se todos os descendentes de Adão agora sofriam de pecado, como isso poderia ser realizado?


O primeiro Adão precisou de um "Último Adão"


Deus providenciou um segundo Adão - um Adão perfeito que poderia ser o sacrifício perfeito. O próprio Deus veio à Terra como homem.

Jesus Cristo, o segundo membro da Trindade, nasceu de uma mulher para se tornar homem, para que o sacrifício perfeito pudesse ser feito. Jesus era Deus, mas também era homem como Deus projetou que o homem fosse - sem pecado. Ele foi crucificado na cruz do Calvário. Ele derramou Seu sangue e pagou a penalidade por nossos pecados, e ressuscitou dentre os mortos, vencendo a morte, o julgamento que Deus havia trazido ao homem por causa do pecado.

É por isso que Paulo diz em 1 Coríntios 15:20-22:
"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo."

Lemos mais em 1 Coríntios 15:45-47:
"Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu."

I Coríntios 15:26 declara: "Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte." A morte é tragada pela vitória, diz Paulo. E podemos dizer com ele: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" (1 Coríntios 15:55). Cristo pagou a penalidade. O último Adão venceu a morte e forneceu um meio de libertação desde a primeira queda de Adão no pecado, resultando em separação de Deus.


Traduzido livremente de: