Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Brasil Antes do Brasil: os primeiros habitantes do território

Quando começa a História do Brasil? Nos livros escolares, é comum que a narrativa ganhe forma com a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral, em 1500. Essa data é indispensável para compreender o nascimento do Brasil português, mas não marca o início da presença humana nas terras que posteriormente formariam o país. Quando os europeus aportaram no litoral, encontraram um território que já possuía habitantes, culturas, línguas, redes de parentesco, técnicas de subsistência, tradições religiosas e histórias próprias. A arqueologia, a antropologia, a linguística e, mais recentemente, a genética têm ampliado consideravelmente nosso conhecimento sobre esse passado. 1

O primeiro cuidado é não projetar o Brasil atual para um passado no qual ele ainda não existia. Antes de 1500 não havia um Estado chamado Brasil, não existiam suas fronteiras atuais e os habitantes daquele território não se compreendiam como membros de uma mesma nação brasileira. Portanto, quando este texto utiliza expressões como “Brasil antes de 1500” ou “território brasileiro”, elas significam, por conveniência, as terras que posteriormente viriam a compor o Brasil.

O segundo cuidado é metodológico. Quanto mais recuamos no tempo, menos dependemos de documentos escritos e mais precisamos trabalhar com vestígios materiais: esqueletos, fogueiras, ferramentas de pedra, cerâmicas, restos alimentares, sepultamentos, pinturas rupestres, montes de conchas, alterações do solo e, em alguns casos, DNA preservado. Esses vestígios são reais; sua interpretação, entretanto, exige modelos científicos e pode envolver graus diferentes de certeza. O objetivo deste artigo é, por isso, separar com clareza o que foi encontrado, o que os métodos atualmente utilizados estimam e o que podemos concluir a partir de uma cosmovisão bíblica.

Nota sobre as datas antigas: neste texto, idades como “9 mil”, “10 mil”, “20 mil” ou “50 mil anos” são apresentadas como estimativas da cronologia arqueológica convencional, obtidas por métodos atualmente empregados, como datação por radiocarbono, estratigrafia e outros procedimentos de correlação. Uma perspectiva de Terra Jovem não precisa aceitar essas idades numéricas como cronologia absoluta. Isso, porém, não obriga a negar os próprios artefatos, esqueletos, sítios ou relações estratigráficas. Mesmo quando se questiona a escala cronológica atribuída a eles, tais evidências demonstram que a ocupação humana do território é muito anterior à chegada dos portugueses e envolve, no mínimo, muitos séculos e, em diversos casos, seguramente milênios de história anterior a 1500.

Não havia um “Brasil vazio” esperando os portugueses

Uma das ideias mais importantes para compreender o período anterior a 1500 é abandonar a imagem de um continente praticamente vazio. O registro arqueológico brasileiro inclui sítios de ocupação humana em numerosas regiões: cavernas e abrigos de Minas Gerais e do Piauí, sambaquis ao longo do litoral, sítios fluviais, aldeias, áreas cerâmicas, geoglifos no Acre e extensas marcas de transformação humana na Amazônia. 2

Isso não significa que todo o atual território brasileiro tivesse a mesma densidade populacional, a mesma tecnologia ou a mesma organização social. Muito pelo contrário. O que a pesquisa revela é uma grande variedade de formas de vida. Havia populações adaptadas a ambientes costeiros, outras aos cerrados, outras às florestas tropicais, outras aos grandes rios. Algumas comunidades deixaram grandes concentrações de conchas e sepultamentos; outras produziram cerâmica elaborada; outras alteraram solos e vegetação; outras construíram estruturas geométricas de terra. A expressão “os índios”, usada no singular coletivo, pode esconder uma diversidade extraordinária.

Quando chegaram os primeiros habitantes?

A resposta mais responsável é: não sabemos a data exata. Sabemos que a ocupação antecede 1500 por uma margem enorme, mas a antiguidade das primeiras presenças humanas no atual território brasileiro permanece relacionada a debates sobre sítios, métodos de datação e interpretação de artefatos. 3

Na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, arqueólogos encontraram uma das concentrações mais importantes de esqueletos humanos antigos das Américas. A cronologia arqueológica convencional atribui a diversos indivíduos daquela região idades da ordem de nove a onze mil anos. Pesquisas genômicas realizadas com indivíduos antigos de Lagoa Santa e de outras regiões brasileiras também demonstram que essas populações pertenciam à história profunda dos povos indígenas americanos. 4

Outro conjunto especialmente importante está na Serra da Capivara, no Piauí. O local contém numerosos sítios, pinturas rupestres e vestígios associados à presença humana. Pesquisadores ligados à região propuseram datações convencionais que chegam a dezenas de milhares de anos, e órgãos públicos brasileiros divulgam estimativas que alcançam aproximadamente 50 mil anos para determinados contextos arqueológicos. Essas cronologias muito antigas, contudo, estiveram durante décadas no centro de controvérsias sobre a identificação dos artefatos, a associação entre material e atividade humana e os métodos de datação. 5

Para o propósito histórico deste texto, não é necessário resolver essa controvérsia. Se determinada data convencional de dezenas de milhares de anos estiver superestimada, o sítio não deixa de demonstrar uma ocupação humana muito anterior ao período colonial. O dado seguro é a existência de uma longa história humana anterior a Cabral; a transformação dessa antiguidade relativa em um número absoluto depende do modelo cronológico empregado.

De onde vieram essas populações?

A genética contemporânea encontra ampla relação entre populações indígenas das Américas e uma ancestralidade compartilhada, seguida por processos de dispersão, separação, continuidade regional e novas movimentações populacionais. Estudos de DNA antigo realizados na América Central e do Sul indicam que o povoamento do continente foi mais complexo do que a ideia simplificada de uma única migração seguida por isolamento completo. Pesquisas recentes identificam diferentes movimentos populacionais e longa diferenciação regional dentro da América do Sul. 6

Esses estudos são importantes, mas precisam ser interpretados dentro de seu próprio alcance. O DNA pode mostrar parentescos, afinidades e mudanças populacionais; ele não registra o nome que uma população dava a si mesma, sua religião completa, sua língua exata ou a narrativa que possuía sobre sua origem. Tampouco a Bíblia fornece um mapa das rotas utilizadas pelos primeiros grupos que chegaram às Américas. Assim, é prudente não fazer a Escritura dizer mais do que ela diz nem pedir à genética que responda perguntas teológicas que não fazem parte de seu método.

Eles já eram “índios”?

Em um sentido amplo, os primeiros habitantes conhecidos dessas terras pertencem à história ancestral dos povos que hoje chamamos indígenas americanos. Isso não significa, porém, que possamos identificar diretamente um indivíduo de uma ocupação antiquíssima com um povo específico conhecido pelos portugueses no século XVI. Milênios — segundo a cronologia convencional — ou, numa cronologia mais curta, muitas gerações e longos períodos históricos, são suficientes para profundas mudanças de língua, organização social, tecnologia, território e identidade.

Por isso, não seria correto imaginar que Tupinambás, Guaranis, Jês, Yanomamis, povos de língua Aruak e tantos outros já existissem, desde a primeira chegada humana ao continente, exatamente com os nomes, fronteiras e características documentados posteriormente. A arqueologia brasileira procura justamente investigar continuidades e transformações entre populações antigas e povos indígenas históricos, e parte da produção acadêmica contemporânea enfatiza a ideia de uma história indígena de longa duração, em vez de tratar os povos indígenas como se tivessem surgido apenas quando começaram a ser descritos por europeus. 7

Uma enorme diversidade de povos e línguas

Quando os europeus chegaram, não encontraram “uma cultura indígena”. Encontraram muitas. As próprias fontes coloniais revelam diferenças linguísticas, políticas e culturais entre os povos. Pesquisas linguísticas posteriores estimam que a diversidade de línguas indígenas no território no início da colonização era muito maior do que a atual. O linguista Aryon Dall’Igna Rodrigues chegou a estimar cerca de 1.200 línguas indígenas existentes na região que viria a ser o Brasil há aproximadamente cinco séculos. É uma estimativa, não uma contagem documental exata, mas ilustra a dimensão da diversidade perdida durante os séculos posteriores. 8

Mesmo hoje, depois de séculos de epidemias, guerras, escravização, deslocamentos e assimilação, o Brasil continua possuindo centenas de povos indígenas e grande diversidade linguística. Esse quadro atual é apenas uma fração do que existia no início do contato europeu. 9

Isso também ajuda a corrigir outra simplificação. Termos como “Tupi” e “Tapuia”, utilizados em muitos documentos coloniais, não devem ser entendidos como uma classificação completa e neutra de todos os povos existentes. Muitas vezes os europeus organizaram populações diversas segundo categorias úteis ao próprio processo de contato, guerra, catequese e administração.

Sambaquis: monumentos de sociedades do litoral

Entre os vestígios mais impressionantes do Brasil pré-colonial estão os sambaquis, grandes depósitos construídos principalmente com conchas, restos faunísticos, sedimentos e outros materiais, encontrados em várias regiões do litoral e também em contextos fluviais. Durante muito tempo, esses sítios foram interpretados de maneira excessivamente simples como montes de lixo alimentar. As pesquisas arqueológicas mostraram um quadro muito mais complexo: muitos sambaquis possuem sepultamentos, estruturas organizadas e evidências de construção intencional, revelando comunidades estáveis e práticas sociais elaboradas. 10

Alguns sambaquis costeiros alcançam dimensões monumentais e contêm centenas de sepultamentos. Estudos genômicos recentes analisaram indivíduos dessas sociedades e mostraram tanto relações biológicas quanto mudanças populacionais entre diferentes regiões e períodos. Na cronologia convencional, certos contextos associados a sambaquis são datados em muitos milhares de anos antes do presente, enquanto outros permaneciam ativos muito mais perto do período anterior ao contato europeu. 11

Mais importante do que aceitar sem discussão cada idade absoluta é perceber a sequência histórica representada por esses sítios: populações viveram durante muitas gerações em ambientes costeiros, desenvolveram modos próprios de explorar recursos, sepultaram seus mortos e transformaram deliberadamente a paisagem.

A Amazônia não era simplesmente uma floresta intocada

Outra grande mudança na compreensão do Brasil anterior a 1500 ocorreu na arqueologia amazônica. Durante muito tempo, tornou-se comum imaginar a floresta pré-colonial como um ambiente praticamente intocado, habitado apenas por pequenos grupos dispersos incapazes de modificar significativamente a paisagem. As pesquisas das últimas décadas tornaram esse quadro insuficiente.

Na Amazônia foram identificados solos antrópicos muito férteis, conhecidos como terras pretas amazônicas, associados a ocupações humanas; redes de assentamentos; áreas de manejo de plantas; estruturas de terra; geoglifos e outras evidências de intervenção persistente sobre o ambiente. Estudos arqueológicos e ecológicos discutem a extensão exata dessas transformações, mas já não é plausível tratar toda a Amazônia pré-colombiana como uma paisagem sem marcas humanas significativas. 12

No Acre, por exemplo, centenas de estruturas geométricas escavadas no solo foram documentadas, algumas cobrindo grandes áreas. Estudos apontam que essas construções faziam parte de paisagens ocupadas e manejadas antes da chegada europeia. Pesquisas com sensoriamento remoto sugerem ainda que milhares de estruturas arqueológicas podem permanecer ocultas sob a cobertura florestal amazônica. 13

Isso não significa que toda a Amazônia fosse uma única “civilização urbana”, nem que todas as áreas da floresta tivessem sido intensamente ocupadas. A evidência é regionalmente desigual, e os próprios pesquisadores debatem a escala da população e da modificação ambiental. O dado importante é que existiram sociedades capazes de alterar solos, organizar assentamentos e manejar ecossistemas de maneiras que deixaram consequências perceptíveis até hoje.

O que comiam e como viviam?

Não existia uma única economia indígena. Em diferentes regiões, populações combinaram caça, pesca, coleta, cultivo e manejo de plantas. Nos ambientes costeiros, recursos marinhos e estuarinos tiveram importância enorme. Na Amazônia, estudos arqueobotânicos e genéticos mostram uma longa história de manejo e domesticação de plantas, enquanto a presença de terras pretas e outros sítios aponta para ocupações repetidas ou duradouras. 14

A cerâmica também se tornou um importante indicador arqueológico. Diferentes tradições cerâmicas aparecem em áreas e períodos distintos e ajudam os pesquisadores a reconstruir movimentos, contatos e transformações culturais. Porém, uma tradição cerâmica não deve ser automaticamente tratada como se fosse o nome de uma “tribo”: objetos podem circular entre povos e estilos podem ser adotados ou transformados.

O que a arqueologia pode afirmar — e o que permanece em debate

Questão O que podemos afirmar com segurança O que exige cautela
Havia habitantes antes de 1500? Sim. Há abundantes vestígios arqueológicos de presença humana muito anterior à chegada portuguesa. A data exata da primeira ocupação não é conhecida.
Qual a idade dos vestígios mais antigos? Métodos convencionais atribuem a vários sítios idades da ordem de milhares de anos. As idades numéricas dependem de métodos, calibrações, associações estratigráficas e modelos cronológicos; sítios com propostas extremamente antigas são especialmente debatidos.
Os primeiros habitantes eram ancestrais dos indígenas? Dados arqueológicos e genéticos integram essas populações à história profunda dos povos indígenas americanos. Não é correto identificar automaticamente indivíduos muito antigos com uma etnia histórica específica conhecida em 1500.
Existia uma única cultura indígena? Não. A diversidade cultural e linguística era enorme. Estimativas sobre números exatos de povos, habitantes e línguas em 1500 variam.
A Amazônia era intocada? Não em sentido absoluto. Há numerosos vestígios de manejo, ocupação e transformação humana. A intensidade e a extensão dessas transformações variavam regionalmente e continuam sendo objeto de pesquisa.
A Bíblia informa quando os primeiros grupos chegaram ao Brasil? Não. Qualquer tentativa de determinar uma rota ou ano específico diretamente a partir do texto bíblico ultrapassa o que ele revela.

Gênesis 10 e 11: uma humanidade, muitos povos

Uma história do Brasil escrita a partir de uma cosmovisão cristã reformada não precisa competir com a arqueologia em assuntos para os quais a Bíblia não fornece detalhes. Ela deve, entretanto, perguntar como os fatos conhecidos se encaixam na história maior da humanidade apresentada pelas Escrituras.

Gênesis apresenta a humanidade como uma família de origem comum. Depois do Dilúvio, Gênesis 10 descreve a multiplicação das nações descendentes da família de Noé, enquanto Gênesis 11 narra Babel, a confusão das línguas e a dispersão dos homens pela terra. A passagem não menciona América, Brasil, estreito de Bering, rotas marítimas ou datas para a ocupação de continentes específicos. Ela fornece uma moldura teológica: a diversidade das nações não destrói a unidade fundamental da humanidade.

“Destes foram disseminadas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.”

Gênesis 10:5

“Destarte, o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade.”

Gênesis 11:8

Dentro dessa perspectiva, os povos que vieram a ocupar as Américas não constituem uma humanidade separada da história bíblica. Eles pertencem à mesma família humana e, em uma leitura histórica de Gênesis, sua dispersão deve ser compreendida dentro da expansão dos povos após os eventos narrados nos capítulos 10 e 11. Isso não exige afirmar que um determinado sítio arqueológico corresponda diretamente a uma geração imediatamente posterior a Babel, nem permite converter uma data arqueológica em uma data bíblica sem argumentos adicionais.

Atos 17 e a unidade do gênero humano

O princípio aparece novamente no Novo Testamento. Em Atenas, Paulo ensina que Deus fez de um só toda a humanidade e determinou sua habitação sobre a terra.

“De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação.”

Atos 17:26

Essa afirmação possui consequências importantes para a leitura cristã da história. O indígena encontrado pelos portugueses em 1500 não era uma criatura menos humana, uma categoria inferior de homem ou alguém situado fora da história providencial de Deus. Era membro da mesma humanidade descendente dos mesmos primeiros pais, sujeito ao mesmo problema universal do pecado e portador da mesma dignidade própria da criatura humana.

A imagem de Deus vem antes das diferenças culturais

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Gênesis 1:27

Essa doutrina impede duas distorções opostas. A primeira é a visão racista ou colonialista que transforma diferenças tecnológicas e culturais em graus de humanidade. O fato de um povo não possuir escrita alfabética, metalurgia europeia, cavalos ou instituições políticas semelhantes às portuguesas não o torna menos humano. A segunda distorção é a romantização: reconhecer a dignidade de todos os povos não significa imaginar sociedades indígenas sem conflitos, pecados, guerras ou práticas moralmente condenáveis. A doutrina reformada da criação e da queda fornece uma antropologia capaz de afirmar simultaneamente dignidade universal e pecado universal.

Isso será essencial nos capítulos seguintes. Quando tratarmos das guerras entre povos indígenas, da escravização praticada antes e depois do contato, da ação de colonizadores, missionários e governos, não poderemos aplicar dois pesos morais diferentes conforme a origem do personagem. Nenhum povo é moralmente puro por ser indígena; nenhum povo é moralmente superior por ser europeu e cristianizado. Todos os homens possuem dignidade porque foram feitos à imagem de Deus e todos necessitam de redenção porque participam da humanidade caída.

Providência não significa adivinhar aquilo que Deus não revelou

Uma perspectiva reformada também reconhece a providência divina sobre a história. Isso significa que as migrações, a formação dos povos, as fronteiras e os encontros entre sociedades não escapam ao governo de Deus. Mas a doutrina da providência não nos autoriza a inventar motivos secretos para acontecimentos específicos.

Podemos confessar que Deus governa a história sem afirmar, por exemplo, que sabemos exatamente por que determinado povo se estabeleceu em determinada região, por que uma cultura desapareceu ou por que uma epidemia ocorreu. A história trabalha com causas acessíveis — ambiente, guerra, migração, comércio, doença, decisões políticas — enquanto a teologia confessa que nenhuma dessas causas existe fora da providência divina.

Não precisamos escolher entre a Bíblia e os vestígios arqueológicos

Uma abordagem de Terra Jovem não precisa reagir à arqueologia negando evidências materiais. O ponto de discordância pode estar na cronologia atribuída a determinados vestígios, especialmente quando métodos de datação são interpretados dentro de escalas consideradas incompatíveis com a leitura adotada de Gênesis. É intelectualmente mais responsável distinguir o objeto observado da idade estimada para ele.

Um esqueleto existe independentemente de concordarmos sobre ter dez mil, cinco mil ou uma quantidade menor de anos. Uma camada arqueológica pode ser anterior a outra sem que saibamos converter essa diferença em um número exato de anos. Um sambaqui revela atividade humana acumulada ao longo de gerações mesmo quando se discute sua cronologia absoluta. Uma pintura rupestre demonstra ação humana anterior ao observador moderno mesmo que sua data permaneça incerta.

Essa postura também evita um erro inverso: usar a Terra Jovem como licença para reduzir toda a história anterior a 1500 a poucas décadas sem qualquer análise dos vestígios. O registro arqueológico mostra sucessões, diferenças regionais, mudanças tecnológicas e transformações culturais que precisam ser explicadas. Uma cronologia mais curta continua precisando acomodar a complexidade real da evidência.

O que existia aqui às vésperas da chegada portuguesa?

Às vésperas de 1500, o território que se tornaria o Brasil era ocupado por numerosos povos. Alguns dos grupos litorâneos que tiveram contato mais direto com portugueses falavam línguas pertencentes ao conjunto Tupi, razão pela qual aparecem com grande destaque nas primeiras narrativas coloniais. Isso, porém, não representa toda a população indígena. Povos pertencentes a outras famílias linguísticas ocupavam vastas regiões do interior, do planalto, do cerrado, do Pantanal e da Amazônia. 15

Não possuímos um censo indígena de 1500. As estimativas populacionais variam bastante conforme os métodos e pressupostos empregados. O mais seguro, para este primeiro capítulo, é não fixar um número como se fosse certo. O que podemos afirmar é que os portugueses não chegaram a uma terra sem história. Encontraram populações territorialmente distribuídas, com línguas e formas de organização diversas, e essa realidade passaria a ser profundamente alterada pelo contato atlântico.

Por que começar a História do Brasil antes de Cabral?

Porque começar em 1500 produz, ainda que involuntariamente, a impressão de que os habitantes anteriores funcionam apenas como cenário para a verdadeira história, iniciada quando o europeu chega. Isso é historicamente inadequado. A colonização portuguesa é fundamental para a formação do Brasil, mas ela ocorreu sobre um território que já possuía uma longa história humana.

Também não é necessário substituir uma narrativa eurocêntrica por outra que trate a presença europeia apenas como interrupção de um mundo ideal. A tarefa da História é mais exigente: reconhecer o que existia antes, compreender o encontro entre sociedades diferentes, examinar conflitos e cooperações, identificar injustiças sem criar inocências artificiais e avaliar pessoas e instituições com critérios morais coerentes.

É precisamente aqui que uma cosmovisão cristã pode contribuir. Ela não precisa fornecer uma “versão cristã dos fatos”, como se cristãos tivessem permissão para inventar outra arqueologia. Sua contribuição está em oferecer categorias para compreender o significado moral daquilo que os fatos revelam: criação, queda, dignidade humana, pecado, responsabilidade, justiça, providência e redenção.

O que sabemos, o que inferimos e o que cremos

Nível Exemplo Como deve aparecer no texto histórico
Vestígio observado Esqueletos, artefatos, pinturas, sambaquis, cerâmica, geoglifos, terras pretas. Como evidência material efetivamente encontrada e documentada.
Inferência arqueológica Modo de subsistência, sequência de ocupações, relações culturais, função provável de estruturas. Com indicação do grau de segurança e das interpretações alternativas quando existirem.
Datação convencional Estimativas de milhares ou dezenas de milhares de anos. Como resultados dos métodos cronológicos atualmente adotados, não como números acima de qualquer discussão.
Revelação bíblica Unidade da humanidade, imagem de Deus, dispersão dos povos, pecado universal, providência. Como afirmação teológica derivada das Escrituras, sem fingir que a arqueologia a produziu.
Questão não resolvida Ano exato da chegada do primeiro grupo humano ao atual Brasil. Como questão aberta, sem preencher a lacuna com especulação.

Conclusão

O Brasil não começou em 1500. O Brasil político, português e colonial começou a tomar forma a partir do contato europeu, mas a história humana do território é muito anterior. Há vestígios abundantes de ocupações anteriores aos portugueses, comunidades costeiras que construíram sambaquis, populações no interior, tradições cerâmicas, sociedades amazônicas que manejaram plantas e solos e numerosos povos que, às vésperas da colonização, falavam uma extraordinária variedade de línguas.

Não sabemos quando exatamente o primeiro grupo humano entrou nas terras que hoje pertencem ao Brasil. A cronologia arqueológica convencional atribui a alguns dos vestígios conhecidos idades de muitos milhares de anos e, em casos controversos como determinados sítios da Serra da Capivara, de dezenas de milhares. Neste projeto, essas datas serão apresentadas como estimativas derivadas dos métodos atualmente adotados, e não como uma cronologia absoluta que o leitor seja obrigado a aceitar. Mesmo quando avaliadas a partir de uma perspectiva de Terra Jovem, contudo, as evidências continuam demonstrando uma presença humana muito anterior a 1500 e uma história pré-colonial que não pode ser reduzida a um pequeno prólogo.

A Bíblia acrescenta algo que a escavação arqueológica não pretende fornecer. Gênesis apresenta uma humanidade de origem comum; Gênesis 10 e 11 relacionam diversidade de povos, línguas e dispersão; Atos 17 reafirma a unidade da família humana; Gênesis 1 estabelece a dignidade de todos os homens como portadores da imagem de Deus. Assim, os povos indígenas não aparecem na história cristã como humanidade estranha à revelação, mas como parte da mesma humanidade criada, caída e governada por Deus.

No próximo capítulo, a história poderá se aproximar gradualmente do mundo encontrado pelos portugueses: quem eram os principais povos do litoral e do interior, como se organizavam, que línguas falavam, como guerreavam, produziam alimentos, transmitiam suas tradições e compreendiam o mundo. Somente depois de conhecer melhor esse cenário estaremos preparados para chegar a 1500 e compreender o encontro que transformaria definitivamente todas as partes envolvidas.

Notas

1 O estudo do período anterior à documentação europeia depende sobretudo da arqueologia e de disciplinas relacionadas. Para uma síntese sobre a incorporação da arqueologia à construção de histórias indígenas de longa duração no Brasil, ver KATER, Thiago. “Braudel nas Terras Baixas: caminhos da Arqueologia na construção de histórias indígenas de longa duração”. Revista de História, 2021. SciELO.

2 O IPHAN mantém o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos e reconhece a Serra da Capivara como um dos conjuntos arqueológicos de maior importância no país. Ver IPHAN — Bens Arqueológicos Tombados e Reconhecidos como Patrimônio Mundial.

3 A incerteza sobre o momento exato do primeiro povoamento é reconhecida mesmo dentro da cronologia arqueológica convencional. Sítios brasileiros, especialmente os do Piauí, participam há décadas do debate mais amplo sobre a antiguidade do povoamento americano.

4 FERRAZ, Tiago et al. “Genomic history of coastal societies from eastern South America”. Nature Ecology & Evolution, 2023. O estudo utiliza dados genômicos de indivíduos antigos do Brasil, incluindo indivíduos de Lagoa Santa e sociedades sambaquieiras. Nature. Ver também POSTH, Cosimo et al. “Reconstructing the Deep Population History of Central and South America”. Cell, 2018. Cell.

5 Órgãos públicos brasileiros divulgam para a Serra da Capivara estimativas convencionais que alcançam cerca de 50 mil anos em determinados contextos. Ver IPHAN e ICMBio. Essas idades devem ser entendidas aqui como resultados da cronologia convencional, conforme a nota metodológica do artigo.

6 Estudos de DNA antigo indicam uma história populacional sul-americana marcada por dispersões, continuidades e substituições parciais. Ver POSTH et al., 2018, e CASTRO E SILVA, Marcos Araújo et al. “The evolutionary history and unique genetic diversity of Indigenous peoples in South America”. Nature, 2026. Nature. As idades mencionadas nesses trabalhos seguem a cronologia convencional de seus autores.

7 KATER, Thiago, 2021, discute a trajetória da arqueologia brasileira em direção a modelos de longa duração que procuram relacionar o passado arqueológico às histórias indígenas, evitando a ruptura artificial em 1500. SciELO.

8 RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. “Sobre as línguas indígenas e sua pesquisa no Brasil”. O autor discute a diversidade linguística no passado e registra a conhecida estimativa de aproximadamente 1.200 línguas no território há cerca de 500 anos. Biblioteca da FUNAI.

9 Para dados contemporâneos de diversidade étnica e linguística, ver FUNAI e IBGE — Indígenas. Os números atuais não devem ser usados diretamente como estimativa do quadro de 1500.

10 Sobre sambaquis e seu caráter social, funerário e construtivo, ver BANDEIRA, Dione da Rocha. “Resultados preliminares da pesquisa no sambaqui sob rocha Casa de Pedra, São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil”. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, 2018. SciELO; e ALMEIDA, P. D. et al., sobre registros arqueobotânicos e trabalho social em contextos sambaquieiros amazônicos. SciELO.

11 FERRAZ et al., 2023, descrevem sociedades sambaquieiras e analisam 34 indivíduos antigos, discutindo continuidade e mudanças populacionais. Nature Ecology & Evolution.

12 Sobre terras pretas amazônicas e influência humana pré-colonial, ver LOMBARDO, Umberto et al. “Evidence confirms an anthropic origin of Amazonian Dark Earths”. Nature Communications, 2022. Nature Communications. Há debate sobre mecanismos específicos de formação das terras pretas; ver também SILVA et al., “A new hypothesis for the origin of Amazonian Dark Earths”, 2021. Nature Communications.

13 WATLING, Jennifer et al. documentaram mais de 450 estruturas geométricas em aproximadamente 13 mil km² no Acre. “Impact of pre-Columbian ‘geoglyph’ builders on Amazonian forests”. PNAS, 2017. PNAS. PERIPATO, Vinicius et al. estimaram, a partir de sensoriamento remoto e modelagem, que mais de 10 mil estruturas pré-colombianas podem permanecer não detectadas na Amazônia. Science, 2023. Science.

14 Para evidências de manejo prolongado da paisagem amazônica, ver COOMES, Oliver T. et al. “Geolocation of unpublished archaeological sites in the Amazon basin”. Scientific Data, 2021. Nature. Sobre domesticação de plantas e centros de manejo na Amazônia, ver ARÉVALO-MARÍN et al., “Genetic analyses and dispersal patterns unveil the domestication history of guava”. Scientific Reports, 2024. Scientific Reports.

15 O projeto “Brasil: 500 anos de povoamento”, do IBGE, apresenta uma síntese sobre história indígena, diversidade e modos de vida documentados no início da colonização. IBGE — História indígena.

Fontes e referências

BANDEIRA, Dione da Rocha. “Resultados preliminares da pesquisa no sambaqui sob rocha Casa de Pedra, São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil”. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 2018.

CASTRO E SILVA, Marcos Araújo et al. “The evolutionary history and unique genetic diversity of Indigenous peoples in South America”. Nature, 2026.

COOMES, Oliver T. et al. “Geolocation of unpublished archaeological sites in the Amazon basin”. Scientific Data, 2021.

FERRAZ, Tiago et al. “Genomic history of coastal societies from eastern South America”. Nature Ecology & Evolution, 2023.

FUNDAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS. Materiais sobre diversidade linguística e povos indígenas no Brasil.

IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Seção História Indígena.

IPHAN. Materiais institucionais sobre patrimônio arqueológico brasileiro e Parque Nacional Serra da Capivara.

KATER, Thiago. “Braudel nas Terras Baixas: caminhos da Arqueologia na construção de histórias indígenas de longa duração”. Revista de História, 2021.

LOMBARDO, Umberto et al. “Evidence confirms an anthropic origin of Amazonian Dark Earths”. Nature Communications, 2022.

PERIPATO, Vinicius et al. “More than 10,000 pre-Columbian earthworks are still hidden throughout Amazonia”. Science, 2023.

POSTH, Cosimo et al. “Reconstructing the Deep Population History of Central and South America”. Cell, 2018.

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. “Sobre as línguas indígenas e sua pesquisa no Brasil”. Biblioteca da FUNAI.

WATLING, Jennifer et al. “Impact of pre-Columbian ‘geoglyph’ builders on Amazonian forests”. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2017.

BÍBLIA SAGRADA. Referências utilizadas: Gênesis 1:27; Gênesis 10; Gênesis 11; Atos 17:26.