Antes de Pedro Álvares Cabral atravessar o Atlântico em 1500, o oceano já era atravessado por rotas, interesses e conhecimentos que ligavam diferentes sociedades. Portugal avançava pela costa africana e pelas ilhas atlânticas; Castela disputava espaços e navegadores; mercadores italianos circulavam capitais e técnicas; comunidades judaicas contribuíam para a astronomia e a matemática; reinos africanos controlavam ouro, marfim, rotas terrestres e mercados; populações muçulmanas participavam de circuitos comerciais que conectavam o Saara, o Mediterrâneo, a África Ocidental e o Índico. O Atlântico do século XV não era um “mar português” esperando ser ocupado, mas um espaço que se tornava progressivamente mais conectado por agentes de origens muito diferentes.
Essa perspectiva é essencial para compreender 1500. Se começarmos a história apenas pelos navios europeus, corremos o risco de transformar todos os outros povos em cenário passivo. A História Geral da África, organizada pela UNESCO, enfatiza que entre os séculos XII e XVI o continente africano viveu expansão de reinos e impérios, crescimento das relações comerciais, circulação cultural e intensificação dos contatos humanos. O século XV, portanto, deve ser visto como parte de uma história africana própria, e não apenas como o momento em que “os europeus chegaram”. 1
Ao mesmo tempo, seria outro erro minimizar a transformação produzida pela expansão marítima ibérica. A conexão atlântica começou a integrar de maneira nova regiões que antes não participavam de um mesmo circuito permanente. Ouro, marfim, açúcar, tecidos, metais, escravizados, informações geográficas, plantas, animais e religiões passariam a circular em escalas crescentes. O mundo que receberia Cabral já estava em processo de reorganização.
O Atlântico antes de 1500: um espaço em formação
O Atlântico medieval e do início da modernidade não possuía a mesma importância econômica que teria nos séculos seguintes. O Mediterrâneo ainda concentrava enorme parte das rotas de longa distância ligadas à Europa, enquanto o oceano Índico possuía redes comerciais sofisticadas que conectavam África Oriental, Oriente Médio, Índia e Sudeste Asiático. O Atlântico começaria a adquirir centralidade justamente à medida que portugueses e castelhanos estabelecessem novas ligações oceânicas.
Isso não significa que o oceano estivesse vazio antes das navegações ibéricas. Pescadores, marinheiros e comerciantes frequentavam suas costas; ilhas eram conhecidas ou imaginadas em tradições cartográficas; o norte da África mantinha relações com o Mediterrâneo; e mercadorias da África Ocidental, como ouro, já alcançavam mercados europeus por rotas terrestres e marítimas indiretas.
O que muda no século XV é a tentativa de criar conexões marítimas regulares de longa distância. Portugal procura contornar intermediários, alcançar diretamente regiões produtoras e, por fim, chegar ao Índico. Castela responde com seus próprios projetos, culminando na viagem de Colombo em 1492. As ilhas atlânticas tornam-se pontos de colonização e produção agrícola. A costa africana passa a receber feitorias e fortalezas europeias em alguns pontos.
O Atlântico começa, então, a transformar-se num sistema. Uma decisão tomada em Lisboa podia afetar comércio numa ilha africana; açúcar produzido na Madeira podia ser financiado por mercadores estrangeiros; ouro africano podia ajudar a sustentar a expansão portuguesa; notícias obtidas na Guiné influenciavam novas viagens; e escravizados capturados ou comprados em regiões africanas podiam ser transportados para ilhas atlânticas ou para a própria Europa.
Essa integração ainda estava longe da escala dos séculos XVII e XVIII. O tráfico atlântico de escravizados, por exemplo, já existia, mas não havia atingido o volume colossal que conheceria depois. É importante manter a cronologia: o sistema estava se formando.
Portugal e Castela: a disputa ibérica pelo oceano
A expansão marítima portuguesa não ocorreu num vácuo político. Castela possuía interesses nas Canárias e, depois de 1492, passaria a competir diretamente por terras e rotas atlânticas. A rivalidade entre as duas monarquias ajudou a produzir tratados e negociações que procuravam definir esferas de influência.
As Ilhas Canárias são um exemplo importante. Situadas diante da costa africana, eram habitadas por populações que os europeus chamariam genericamente de guanches, embora houvesse diferenças entre ilhas e comunidades. A conquista castelhana foi longa e envolveu resistência, alianças, escravização e colonização. A experiência canária antecipa aspectos que reaparecerão na América: expansão sobre territórios habitados, uso de força, evangelização, introdução de culturas agrícolas e reorganização da população. 2
A comparação não deve ser usada para afirmar que “as Canárias foram um ensaio exato da conquista da América”. Os contextos eram diferentes. Mas a experiência demonstra que as monarquias ibéricas já estavam aprendendo a administrar territórios insulares habitados antes de 1492.
Portugal e Castela chegaram a acordos anteriores a Tordesilhas. O Tratado de Alcáçovas, de 1479, regulou questões de sucessão dinástica e também direitos sobre áreas atlânticas, reconhecendo as Canárias na esfera castelhana e consolidando interesses portugueses em outras regiões.
Depois da viagem de Colombo, a disputa tornou-se ainda mais urgente. O Tratado de Tordesilhas, em 1494, deslocou a linha de demarcação e procurou repartir entre Portugal e Castela os espaços de expansão. Outros povos e monarquias não participaram desse acordo, e sua existência não equivalia a controle real das terras demarcadas.
O tratado mostra, contudo, que antes de 1500 o Atlântico já era pensado juridicamente pelas coroas ibéricas como espaço de soberania potencial. Quando Cabral chegasse à costa sul-americana, sua viagem aconteceria dentro desse quadro político.
Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde: ilhas que mudaram o Atlântico
As ilhas atlânticas foram fundamentais porque permitiram experimentar, em escala menor, formas de ocupação, agricultura e administração que seriam utilizadas posteriormente em outras partes do império. Não eram apenas pontos de parada para navios: tornaram-se sociedades coloniais.
Na Madeira, a produção de açúcar ganhou grande importância no século XV. Técnicas agrícolas, engenhos, sistemas de irrigação e relações entre terra, capital e trabalho foram desenvolvidos num ambiente insular. A experiência madeirense seria levada posteriormente a São Tomé e ao Brasil. Estudos sobre a expansão portuguesa destacam justamente esse caráter experimental das ilhas. 3
Os Açores, mais ao norte, tiveram papel diferente, ligados à colonização, abastecimento e navegação atlântica. O arquipélago também ajudou os portugueses a compreender ventos e rotas do Atlântico Norte.
Cabo Verde, por sua posição diante da África Ocidental, tornou-se ainda mais importante para o contato entre Europa e África. Ali se formaram populações de origem europeia e africana e novas culturas locais. Estudos sobre Cabo Verde e São Tomé identificam nesses espaços algumas das primeiras sociedades crioulas do Atlântico. 4
Essas sociedades revelam que a expansão não produziu apenas dominação territorial. Produziu também novas populações, línguas, famílias e identidades. Europeus podiam casar-se ou formar relações com africanas; descendentes cresciam em ambientes culturais mistos; intérpretes e comerciantes tornavam-se mediadores entre diferentes mundos.
Mas a crioulização não deve ser romantizada. Em várias ilhas, ela ocorreu dentro de estruturas profundamente desiguais e ligadas à escravidão. Mistura cultural e coerção podem coexistir.
O açúcar como laboratório atlântico
O açúcar merece atenção porque conecta ilhas, África e Brasil antes mesmo de o Brasil entrar na história portuguesa. O cultivo da cana e o processamento do açúcar exigiam terra, equipamento, conhecimento técnico, capital e grande quantidade de trabalho. Nas ilhas atlânticas, portugueses começaram a desenvolver um modelo que mais tarde alcançaria escala muito maior na América.
Na Madeira, a produção cresceu com participação de comerciantes estrangeiros, especialmente italianos em determinados períodos. O investimento e a comercialização demonstram que a expansão portuguesa não era economicamente autossuficiente. Mercadores de outras regiões europeias integravam-se às redes.
Em São Tomé, já próximo ao equador, a produção açucareira do final do século XV e início do XVI tornou-se fortemente dependente de trabalho escravizado africano. O modelo não era idêntico ao que surgiria no Brasil, mas a conexão histórica é clara: plantation tropical, exportação e cativeiro passaram a ser combinados antes da grande expansão açucareira americana.
Esse desenvolvimento ajuda a entender por que a escravidão africana pôde tornar-se tão rapidamente parte da colonização brasileira. Portugal não precisou inventar do zero uma rede de tráfico e produção após 1500; já possuía experiências atlânticas anteriores.
Ao mesmo tempo, não devemos projetar a plantation brasileira madura de 1600 sobre a Madeira de 1450. Os sistemas cresceram e se transformaram gradualmente. “Laboratório atlântico” é uma comparação útil, desde que não implique identidade perfeita.
A África Ocidental antes dos portugueses: reinos, impérios e comércio
Um dos maiores erros de antigas narrativas europeias foi apresentar a África como continente sem história até a chegada dos portugueses. A documentação e a historiografia contemporânea tornam essa visão insustentável. O volume IV da História Geral da África da UNESCO, dedicado aos séculos XII a XVI, enfatiza justamente a expansão de reinos, impérios, comércio, contatos culturais e produção histórica africana nesse período. 5
Na África Ocidental, o Império do Mali havia alcançado grande projeção nos séculos anteriores, ligado às rotas de ouro e comércio transaariano. No século XV, sua influência diminuía em algumas áreas enquanto outras formações políticas, como o Songhai, ampliavam-se. Cidades como Timbuktu e Djenné participavam de redes que conectavam comércio, islamismo e erudição.
Isso significa que o ouro procurado pelos portugueses não estava simplesmente esperando num litoral vazio. Ele fazia parte de sistemas produtivos e comerciais controlados por africanos. Mercadores e autoridades locais determinavam rotas, tributos e condições de troca.
Quando Portugal tenta acessar diretamente o ouro pela costa, está interferindo numa economia que já funcionava. Sua vantagem principal era criar uma nova rota marítima, não possuir conhecimento superior sobre todas as regiões produtoras.
Também é importante lembrar que “África Ocidental” reúne ambientes e sociedades muito diferentes: Sahel, savanas, florestas, regiões islamizadas e comunidades com religiões tradicionais. A expansão do islamismo havia criado novas redes intelectuais e comerciais, mas não substituíra completamente crenças e estruturas anteriores.
Islamismo, comércio e conhecimento na África Ocidental
O islamismo estava presente em várias regiões africanas séculos antes das viagens portuguesas. Comerciantes muçulmanos participavam das rotas transaarianas, e centros urbanos possuíam estudiosos, escribas e instituições religiosas.
A presença islâmica não deve ser imaginada como uniforme. Em alguns reinos, governantes e elites eram muçulmanos enquanto grande parte da população mantinha práticas religiosas locais; em outros, o islamismo penetrava de maneira diferente. A religião podia fornecer linguagem comum a comerciantes de regiões distantes sem eliminar identidades políticas próprias.
Essa realidade também desmonta a ideia de que portugueses trouxeram pela primeira vez uma religião universalista ou escrita para a África. Regiões islamizadas possuíam tradição escrita em árabe e conexões intelectuais com outras partes do mundo islâmico.
Para Portugal, essas redes eram simultaneamente oportunidade e obstáculo. Comerciantes muçulmanos eram concorrentes e, em certos discursos, inimigos religiosos; ao mesmo tempo, conhecimentos e rotas ligados ao mundo islâmico eram indispensáveis para compreender o comércio africano e oriental.
O encontro não era entre uma Europa completamente “avançada” e uma África isolada. Era contato entre sistemas diferentes, com vantagens específicas em diferentes áreas.
São Jorge da Mina: presença portuguesa sem domínio continental
Em 1482, Portugal construiu a fortaleza de São Jorge da Mina, na costa do atual Gana. Ela se tornou um dos principais símbolos da presença portuguesa na África Ocidental e um centro importante para o comércio de ouro.
A fortaleza demonstra capacidade portuguesa de manter presença permanente no litoral, armazenar mercadorias, proteger negociantes e controlar parte do comércio. Mas é igualmente importante perceber o que ela não demonstra: Portugal não controlava a produção de ouro no interior nem governava toda a região.
O funcionamento da Mina dependia de relações com comerciantes e autoridades africanas. Os portugueses podiam negociar condições e utilizar força em determinados contextos, mas não possuíam população ou recursos para conquistar vastos territórios interiores.
Essa distinção é essencial para não projetar o colonialismo europeu do século XIX sobre o século XV. O chamado “Scramble for Africa”, quando potências europeias dividiram formalmente grande parte do continente, aconteceria quase quatrocentos anos depois.
No século XV, o poder europeu na maior parte da África era costeiro, pontual e dependente de negociação. A fortaleza podia ser impressionante, mas fora de seus muros o equilíbrio político continuava fortemente africano.
Benim: diplomacia, arte e um Estado africano organizado
O Reino do Benim, situado na região da atual Nigéria, oferece outro exemplo importante. Quando portugueses estabeleceram contato no final do século XV, encontraram uma monarquia organizada, corte estruturada, tradição artística sofisticada e redes comerciais próprias.
Os famosos bronzes e marfins do Benim, hoje preservados em museus e também envolvidos em debates contemporâneos sobre restituição, testemunham uma tradição artística altamente desenvolvida. A relação inicial com os portugueses incluiu comércio e diplomacia, não conquista territorial.
Produtos europeus podiam interessar à corte; marfim, pimenta e outros bens africanos interessavam aos portugueses. Como em outros pontos da costa, a relação dependia de autoridades locais capazes de impor condições.
Benim demonstra por que a expressão “portugueses exploraram a África” precisa de explicação. Eles exploraram rotas, estabeleceram comércio e buscaram influência. Isso não significa que tivessem soberania sobre os Estados africanos com os quais negociavam.
A presença de embaixadas, trocas diplomáticas e objetos produzidos para clientes europeus mostra um mundo de negociação muito mais complexo que a imagem de simples dominação.
O Reino do Congo e a agência africana diante do cristianismo
Na África centro-ocidental, os portugueses chegaram à foz do rio Congo em 1483 e estabeleceram contato com o Reino do Congo, uma formação política centralizada que abrangia áreas dos atuais Angola e República Democrática do Congo.
O contato gerou uma das experiências mais importantes de cristianização africana do início da modernidade. Em 1491, o rei Nzinga a Nkuwu foi batizado com o nome de João I. Nas décadas seguintes, especialmente sob Afonso I, o cristianismo ganharia espaço na corte e seria adaptado a objetivos e estruturas congolesas. 6
Esse episódio precisa ser tratado com cuidado porque pode ser narrado de duas maneiras igualmente simplificadoras. Uma delas apresenta o Congo como povo passivo que simplesmente recebeu a religião europeia. A outra afirma que toda conversão foi apenas estratégia política sem qualquer conteúdo religioso real.
As fontes mostram agência africana. Governantes congoleses avaliaram a nova religião, utilizaram relações com Portugal, solicitaram sacerdotes, educação e objetos religiosos e reinterpretaram elementos cristãos dentro de sua própria realidade política. Conversão e estratégia não são mutuamente exclusivas.
Também é importante distinguir cristianização de europeização. Um africano podia tornar-se cristão sem tornar-se português. A própria história do Congo mostra adaptações locais do cristianismo que criaram tradições particulares.
Do ponto de vista reformado, podemos reconhecer a importância do anúncio cristão ao mesmo tempo que avaliamos criticamente doutrinas e práticas católicas do período. O fato histórico central é que o cristianismo africano não começou como simples imposição militar portuguesa.
Marfim, ouro e pimenta: a África não fornecia apenas escravizados
Como o tráfico atlântico de escravizados se tornaria gigantesco nos séculos seguintes, existe o risco de olhar retrospectivamente para toda relação luso-africana do século XV como se seu único objetivo fosse comprar pessoas. Isso é incorreto.
O comércio incluía ouro, marfim, pimenta, tecidos, metais e outros produtos. Mariza de Carvalho Soares mostrou, no caso do Congo e Loango, a importância do comércio de marfim antes de a escravidão atlântica dominar determinadas redes da região. 7
A produção e circulação desses bens dependiam de trabalhadores, comerciantes e autoridades africanas. Os portugueses não controlavam todas as etapas. Em muitos casos, estavam no fim costeiro de uma longa cadeia comercial interior.
Essa observação também restitui complexidade à economia africana. Estados africanos não existiam apenas porque europeus chegaram para comprar algo. Possuíam suas próprias necessidades fiscais, políticas e comerciais.
Ao longo do tempo, porém, a demanda por escravizados passaria a deslocar o peso relativo de vários produtos em determinadas regiões. É precisamente por isso que precisamos separar os primeiros contatos da fase madura do tráfico.
A escravidão antes do tráfico atlântico — e o que a nova demanda mudou
Formas de escravidão e cativeiro existiam na África antes dos portugueses. Guerras podiam produzir prisioneiros; pessoas podiam cair em dependência por dívidas ou punições; mercados internos e rotas islâmicas já movimentavam cativos.
Reconhecer isso é necessário para a coerência histórica, mas não deve ser usado como argumento para absolver o sistema atlântico. A entrada de compradores europeus criou novos mercados e novas oportunidades de lucro. Mesmo quando os portugueses não realizavam a captura diretamente, sua demanda podia incentivar redes que transformavam guerras e cativos em mercadoria atlântica.
Também não se deve imaginar “africanos vendendo africanos” como se todos pertencessem a uma única comunidade política ou identidade nacional. Um governante do Congo, Benim ou outra região não pensava necessariamente em termos de uma unidade racial africana moderna. Povos, reinos e comunidades possuíam identidades próprias e podiam considerar estrangeiros outros africanos.
Isso não elimina responsabilidade moral. Um ser humano não precisa pertencer ao mesmo povo que outro para possuir dignidade. A perspectiva cristã afirma unidade mais profunda do gênero humano.
“De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra.”
Assim, se uma autoridade africana captura e vende injustamente uma pessoa, sua ação deve ser julgada; se um comerciante português compra e transporta essa pessoa, também deve ser julgado. Responsabilidade compartilhada não é responsabilidade anulada.
Judeus, italianos e outros europeus: Portugal também dependia de redes externas
A expansão portuguesa é frequentemente apresentada como empreendimento nacional autossuficiente. Na realidade, o reino fazia parte de redes europeias mais amplas. Comerciantes italianos — genoveses, florentinos e outros — participaram de finanças, comércio e conhecimento náutico. Mercadores flamengos e de outras regiões compravam produtos portugueses e coloniais.
A contribuição judaica é especialmente importante. Astrônomos e matemáticos judeus atuavam na Península Ibérica e participaram da circulação de conhecimentos necessários à navegação. O caso de Abraham Zacuto é particularmente significativo.
Zacuto, astrônomo e matemático judeu, produziu tábuas astronômicas que seriam publicadas em 1496 no Almanach Perpetuum. A Biblioteca Pública de Évora destaca que a obra constituiu importante auxiliar para os portugueses e que Zacuto esteve em Lisboa em período associado aos preparativos da viagem de Vasco da Gama. 8
Essa colaboração é historicamente irônica porque em 1496 D. Manuel determinou a expulsão ou conversão forçada dos judeus do reino. Zacuto deixou Portugal. Um Estado podia utilizar conhecimento produzido por uma minoria e, ao mesmo tempo, persegui-la religiosamente.
Uma análise cristã não deve esconder essa contradição. O desejo de unidade religiosa não legitima coerção de consciência, e o valor científico de uma pessoa não depende de sua confissão.
Conhecimento circula: ninguém navegava sozinho
A ciência náutica portuguesa combinou conhecimentos mediterrânicos, astronômicos, matemáticos e práticos de diferentes origens. Isso não diminui a contribuição portuguesa. A inovação frequentemente consiste em reunir, adaptar e aplicar conhecimentos existentes de maneira nova.
Pilotos aprendiam com experiências próprias, mas também dependiam de instrumentos com história anterior. Cartógrafos utilizavam tradições mediterrânicas. Astronomia europeia dialogava com conhecimentos preservados e desenvolvidos no mundo islâmico. Judeus ibéricos contribuíam com cálculos e tabelas.
Na África, intérpretes e navegadores locais também eram fundamentais. Portugueses precisavam de informação sobre rios, mercados, línguas e autoridades. Um navio oceânico podia chegar à costa; isso não significava saber como funcionava a sociedade diante dele.
Conhecimento, portanto, é uma forma de poder, mas também uma evidência de dependência. Nenhuma potência constrói um império usando apenas aquilo que inventou sozinha.
Esse ponto se conecta à doutrina reformada da graça comum: capacidades intelectuais, artísticas e técnicas são distribuídas amplamente entre povos. O cristão não precisa imaginar que todo conhecimento válido tenha surgido dentro de uma única tradição confessional.
O Mediterrâneo muçulmano e o mito de que “os turcos fecharam o caminho”
Uma explicação escolar comum afirma que os portugueses buscaram uma rota marítima para a Índia porque, depois da conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453, “os turcos fecharam o comércio de especiarias”. A formulação é excessivamente simples.
Primeiro, a expansão portuguesa pela África havia começado décadas antes de 1453. Ceuta foi conquistada em 1415; o cabo Bojador foi ultrapassado em 1434. Portanto, a tomada de Constantinopla não pode ser a causa inicial das navegações.
Segundo, o comércio entre Europa e Oriente não desapareceu depois de 1453. Mercadores continuaram operando por diferentes rotas, ainda que custos, impostos, guerras e rivalidades afetassem as condições. Veneza, por exemplo, manteve relações comerciais com o mundo otomano.
O que Portugal procurava era uma rota capaz de reduzir dependência de intermediários e inserir o reino diretamente no comércio do Índico. A rivalidade com potências muçulmanas fazia parte do contexto, mas não se resume a um bloqueio absoluto.
Essa correção é importante porque mostra como causas históricas normalmente se acumulam. Uma explicação dramática e simples pode ser fácil de memorizar, mas frequentemente distorce a cronologia.
1492 e a mudança do equilíbrio atlântico
A viagem de Cristóvão Colombo em 1492 alterou profundamente a competição ibérica. Castela, que até então tinha presença atlântica mais concentrada nas Canárias, passou a reivindicar terras do outro lado do oceano. Portugal precisou reagir diplomaticamente.
É nesse contexto que Tordesilhas ganha significado. A linha deslocada em 1494 preservava para Portugal ampla área atlântica e, como se veria depois, incluía parte da costa sul-americana.
Não sabemos com segurança se os negociadores portugueses possuíam conhecimento específico e detalhado de terras que mais tarde seriam chamadas Brasil. Há hipóteses, mas a evidência não permite afirmar como fato um “segredo de Estado” plenamente documentado.
O que é seguro é que Portugal negociava o Atlântico com grande experiência náutica e interesse estratégico. Em 1500, Cabral não entraria num oceano desconhecido da Coroa, mas num espaço já medido, disputado e juridicamente imaginado.
A viagem de Colombo também demonstra que o Atlântico estava deixando de ser apenas fronteira portuguesa. A partir dali, a competição europeia cresceria continuamente.
Agência africana e limites do poder europeu
Talvez a correção mais importante para compreender o século XV seja reconhecer que os europeus ainda não possuíam capacidade de dominar grande parte da África. Sua vantagem marítima permitia projetar força ao longo da costa, mas isso não equivalia a superioridade total.
Reinos como Benim e Congo negociavam de acordo com seus interesses. Estados do Sahel controlavam rotas interiores. Autoridades costeiras decidiam acesso a mercados. Sem parceiros africanos, os portugueses não conseguiam obter ouro, marfim ou informações em escala relevante.
Isso explica por que a história do contato é uma história de negociação e assimetria em construção. Em alguns lugares, o português estava numa posição frágil; em outros, possuía fortaleza e poder naval; em outros ainda, dependia de alianças.
A assimetria cresceria à medida que redes atlânticas, armas, navios e mercados se tornassem mais integrados. Mas não devemos pegar o poder europeu do século XIX e projetá-lo para trás.
O mesmo cuidado será necessário no Brasil. Em 1500, Portugal podia reivindicar uma terra; isso não significava controlar imediatamente seus habitantes ou o interior.
Uma leitura cristã do encontro entre povos
A expansão atlântica oferece um teste importante para uma cosmovisão reformada. Ela coloca lado a lado povos cristãos, muçulmanos, judeus e seguidores de religiões tradicionais africanas; sociedades com tecnologias e instituições diferentes; comerciantes, guerreiros, missionários e escravizados.
A primeira verdade a preservar é a dignidade humana comum. Nenhum povo possui maior valor ontológico por dominar melhor a navegação oceânica, a metalurgia ou a escrita. A imagem de Deus precede essas diferenças.
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem.”
A segunda é a universalidade do pecado. Portugal podia possuir coragem e conhecimento e também praticar captura injusta. Reinos africanos podiam possuir arte, diplomacia e organização e também participar de guerras e escravização. Mercadores judeus, cristãos ou muçulmanos também permaneciam moralmente responsáveis por suas ações.
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.”
Isso impede narrativas em que civilização europeia é moralmente superior por definição e também narrativas inversas em que qualquer povo não europeu é automaticamente vítima inocente em todos os contextos.
A terceira verdade é que comércio legítimo deve ser distinguido de comércio de pessoas. Trocar ouro, marfim, tecidos ou alimentos pode ser moralmente legítimo quando há consentimento e honestidade. Transformar seres humanos em mercadoria exige outro juízo.
A quarta é que evangelização e coerção não são sinônimos. O caso do Congo mostra que governantes africanos podiam adotar elementos do cristianismo por decisão própria e utilizá-los em seus projetos políticos. A conversão genuína precisa ser distinguida de submissão política.
O Atlântico que Cabral atravessaria
Quando Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa em março de 1500, sua frota não se lançava num mundo sem conexões. Portugal já possuía Madeira, Açores, Cabo Verde e pontos africanos; mantinha relações com Congo, Benim e mercados da Guiné; havia alcançado a Índia; negociara Tordesilhas; utilizava conhecimentos astronômicos produzidos também por judeus; participava de redes comerciais com italianos e outros europeus.
Do outro lado do Atlântico, Castela iniciava a ocupação do Caribe. Na África, reinos e comerciantes avaliavam as oportunidades e perigos trazidos pelos estrangeiros. O açúcar das ilhas já combinava agricultura tropical e trabalho escravizado. O comércio de pessoas estava em expansão, embora ainda distante da escala futura.
Essa é a moldura histórica de 1500. O encontro entre portugueses e povos indígenas não será um episódio isolado entre dois mundos que jamais haviam conhecido conexões externas. Ele será a incorporação de uma nova costa e de novas populações a um sistema atlântico que já estava nascendo.
Também ajuda a entender por que o Brasil não se tornou imediatamente a prioridade portuguesa. A Coroa acabara de abrir o caminho da Índia, e a frota de Cabral tinha justamente a missão de consolidá-lo. A terra sul-americana seria inicialmente uma descoberta importante dentro de um projeto maior.
Conclusão
O Atlântico do século XV não pode ser compreendido como cenário vazio no qual Portugal aparece como único protagonista. A expansão portuguesa foi extraordinária, mas ocorreu dentro de um mundo já ocupado por Estados, redes comerciais, tradições religiosas e conhecimentos que pertenciam a muitos povos.
As ilhas atlânticas permitiram experiências de colonização, açúcar e formação de novas sociedades. Na África Ocidental, Mali, Songhai e outros Estados participavam de antigas redes de comércio; o islamismo conectava regiões e centros de conhecimento; Benim e Congo demonstravam organização política e capacidade diplomática; ouro e marfim circulavam antes da chegada portuguesa. São Jorge da Mina representava forte presença costeira, não domínio continental.
Portugal também não agia sozinho entre os europeus. Castela disputava o oceano; italianos participavam do comércio e do financiamento; judeus como Abraham Zacuto contribuíam para a ciência náutica; conhecimentos mediterrânicos e islâmicos circulavam. A expansão portuguesa foi nacional em seu comando político, mas internacional nas redes de saber e comércio que a tornaram possível.
O tráfico de escravizados já fazia parte desse mundo e constituía sua dimensão moral mais grave. A escravidão existia anteriormente em diferentes sociedades, mas a nova demanda atlântica começava a reorganizar mercados e incentivos. Reconhecer participação de agentes africanos não absolve compradores europeus; reconhecer demanda europeia não transforma africanos em espectadores sem agência. O mesmo padrão moral precisa ser aplicado a todos.
Uma cosmovisão cristã reformada permite compreender essa complexidade sem cair em relativismo. Todos os povos compartilham a imagem de Deus e a queda; todos podem produzir conhecimento, arte, comércio e instituições; todos também podem cometer injustiça. Nem superioridade tecnológica cria superioridade humana, nem condição de vítima em determinado processo transforma um povo em moralmente perfeito.
Em 1500, esse Atlântico em transformação receberia uma das maiores armadas já enviadas por Portugal à Índia. Com treze navios e centenas de homens, Pedro Álvares Cabral seguiria a rota aberta por Vasco da Gama. No caminho, a frota avistaria uma costa que os portugueses ainda não conheciam diretamente. O próximo capítulo acompanha essa viagem dia a dia: 1500 — a chegada da frota de Cabral.
Notas
1 A UNESCO dedica o volume IV da História Geral da África ao período do século XII ao XVI e destaca como temas centrais a expansão das relações comerciais, os intercâmbios culturais, os contatos humanos e o desenvolvimento de reinos e impérios. UNESCO — História Geral da África.
2 Estudos sobre as Canárias mostram a combinação de conquista, escravização, resistência indígena e expansão açucareira no século XV. Ver, entre outros, trabalhos em Varia Historia / SciELO sobre as ilhas atlânticas e a formação do sistema colonial ibérico.
3 A historiografia da expansão portuguesa identifica Madeira, Açores e outras ilhas como espaços de experimentação agrícola e circulação de espécies antes da expansão americana. Ver Tempo / SciELO — circulação vegetal e experiências portuguesas nas ilhas.
4 Sobre a formação de sociedades crioulas no Atlântico português, ver SEIBERT, Gerhard. “Crioulização em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe”. Afro-Ásia / SciELO.
5 UNESCO. História Geral da África, IV: África do século XII ao XVI. A edição integral em português integra o projeto coordenado por um comitê científico internacional. UNESCO Digital Library — Volume IV.
6 A historiografia sobre o Reino do Congo registra a chegada portuguesa à foz do Congo em 1483 e o batismo de Nzinga a Nkuwu em 1491. Estudos sobre cristianização congolesa ressaltam a agência das elites africanas na apropriação da nova religião. Ver Religião & Sociedade / SciELO.
7 SOARES, Mariza de Carvalho. “‘Por conto e peso’: o comércio de marfim no Congo e Loango, séculos XV–XVII”. Anais do Museu Paulista, 2017. O estudo demonstra a relevância do marfim e das cadeias comerciais africanas antes do crescimento do tráfico de escravizados na região. SciELO.
8 A Biblioteca Pública de Évora registra que o Almanach Perpetuum, de Abraham Zacuto, foi publicado em 1496 e constituiu importante auxílio científico aos navegadores portugueses; o astrônomo esteve em Lisboa em período associado aos preparativos da viagem à Índia. Biblioteca Pública de Évora — 530 anos do Almanach Perpetuum.
Fontes principais desta análise:
Fontes e referências
NIANE, Djibril Tamsir (org.). História Geral da África, IV: África do século XII ao XVI. UNESCO.
SOARES, Mariza de Carvalho. “‘Por conto e peso’: o comércio de marfim no Congo e Loango, séculos XV–XVII”. Anais do Museu Paulista, 2017.
SEIBERT, Gerhard. Estudos sobre crioulização em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
THORNTON, John K. Africa and Africans in the Making of the Atlantic World. Referência para agência africana e formação das relações atlânticas.
BOXER, C. R. O Império Marítimo Português, 1415–1825.
DISNEY, A. R. A History of Portugal and the Portuguese Empire.
ZACUTO, Abraham. Almanach Perpetuum. Leiria, 1496.
UNESCO. História Geral da África. Projeto internacional para reconstrução e difusão da história africana.
BÍBLIA SAGRADA. Referências utilizadas: Gênesis 1:27; Atos 17:26; Romanos 3:23.