domingo, 18 de agosto de 2013

Uma breve teologia do desejo (por Tim Challies)

Bookmark and Share Bookmark and Share


Há alguns dias, recebi um e-mail de um jovem que lê esse site e que me fez uma questão relativamente simples: Como eu devo reagir ao desejo sexual? Como um adolescente, solteiro e com o casamento em um futuro distante, ele queria saber como Deus gostaria que ele entendesse o desejo sexual. Isso me deu o que pensar, mas aqui está como penso que um jovem pode entender o desejo sexual.

O desejo sexual motiva o casamento. O estímulo te leva ao fato de que Deus quer que você se case. O fato de você sentir desejo sexual é algo bom e concedido por Deus – ele o utiliza para te levar ao casamento. O desejo sexual é parte de como Deus equipou os homens, a fim de que eles procurem uma noiva. Assim, nesse sentido, veja como algo que não é inerentemente mal. O desejo é mal somente se for tratado impropriamente ou se leva ao pecado.

O desejo sexual prega a imperfeição. O próprio fato de você sentir desejo sexual te diz que você é incompleto – incompleto sem uma esposa em quem você pode encontrar satisfação e consumação desse desejo. E penso que esse tipo de incompletude pode te direcionar à realidade maior de que vivemos em um mundo incompleto, poluído pelas realidades do pecado. Pode ser uma grande lição do desejo sexual insatisfeito.

Desejo sexual ensina o autocontrole. Jovens que continuamente cedem ao desejo sexual ao tratá-lo com a masturbação ensinam a si mesmos – suas mentes e corpos – que eles precisam e merecem satisfação sexual quando sentirem desejo. Mas não é assim que a vida funciona. Mesmo homens casados com esposas amorosas e ótima vida sexual lidam com grandes situações de desejo sexual insatisfeito. Portanto, essa é uma oportunidade para ensinar a si mesmo, enquanto ainda é jovem, que o desejo sexual pode e deve ser controlado se é algo que é propriamente administrado para a glória de Deus.

No fim, se você confia no Senhor, pode saber que não há tentação que certamente te leva a pecar. O Espírito Santo te dá a habilidade, o poder, de permanecer forte em face até mesmo do tormento mais difícil. Assim, nestes momentos em que o desejo surge e que isso parece uma tortura, você precisa apelar para cruz, precisa pregar o Evangelho para si mesmo. Nesses momentos, você precisa saber que Cristo morreu para perdoar o pecado e ressurgiu para sobrepujar o poder do pecado e da morte. Você pode continuar limpo do pecado sexual.


Extraído de: